Sonora Sesc Brasil – Samba de Cacete da Vacaria

     E chegou em Pelotas a última etapa do Sonora Sesc Tambores e Batuques. No último dia 11, o grupo Samba de Cacete da Vacaria nos encantou com seu trabalho de música e dança.
    A equipe do NUFOLK mais uma vez teve a oportunidade de estar em contato com uma manifestação do norte do país, o grupo que veio da cidade de Cametá/PA trouxe sua cultura e arte para mais perto de nós. 
     Tocado por dois “tambouros” e cacetes (pedaços de madeira maciça que dão nome a manifestação) e acompanhados por cantores e cantadeiras/sambadeiras que enriquecem a apresentação com seu rodar de saias e bater de pé no miudinho, nos mostrando o seu sambar.
     Em mais uma noite onde nos juntamos com a Abambaé Companhia de Danças Brasileiras para prestigiar a diversidade da nossa cultura brasileira, pudemos nos emocionar, divertir, dançar e conversar com o grupo que nos encantou com sua simplicidade e sabedoria.


 




Sobre o Grupo

O grupo paraense é formado por pessoas que mantém relações familiares e de vizinhança, e que participam regularmente de atividades sociais onde se pratica o samba de cacete. Seus integrantes, em sua maioria, são moradores da zona rural da cidade de Cametá e vivem da produção agrícola.
Uma das situações sociais mais recorrentes relacionadas ao samba é “o convidado”. Trata-se de um movimento de solidariedade e união de forças, quando uma pessoa da comunidade vai preparar o terreno para o plantio e todos se juntam para ajudar. Da limpeza do terreno ao plantio o samba de cacete é tocado no intuito de animar o grupo pra que o trabalho seja feito com eficiência e rapidez. O grupo é formado por tamboureiros e cantadeiras/sambadeiras e seus cânticos são acompanhados por dois “tambouros” e mais um percussionista que toca os cacetes. Tem a liderança do Mestre Benedito Moia e conta também com a participação de Ângela Meireles, Maria de Jesus, Manoel Maria, Maria das Graças, Marineu Cruz, Raimundo Moia e Nair dos Prazeres.


Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.