Artes Populares na Escola: Trabalhando o Samba de Roda

No último dia 09, como parte integrante da programação do III Encontro Regional Sul Projeto Arte na Escola, aconteceu a oficina “Artes Populares na Escola: Trabalhando o Samba de Roda”.
     A oficina é uma parceria com o LAPS – Laboratório de Artes Populares e PEPEU – Projeto de Extensão em Percussão da UFPel e foi ministrada pelos alunos Débora Cardoso e Veridiana (LAPS), Cleyce Colins e Karen Rodrigues (NUFOLK) e Mari Ferraz e Luan Borba (PEPEU).
    O encontro ocorreu no auditório do CEART (prédio novo) e teve como público-alvo alunos de licenciatura e professores da Educação Básica.

Confira no link um pouco do que foi trabalhado:

SAMBA DE RODA

O Samba de Roda é parte das manifestações populares da Bahia, em especial da região do Recôncavo Baiano e foi tombado Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil em 2004 e Proclamado Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2005.
     Reconhecido como uma das matrizes do notório símbolo nacional, o Samba de Roda possui origens africanas de extrato Bantu formador de boa parte da cultura afrobrasileira.
     O samba de roda não necessita período ou lugar exclusivo para acontecer. Está nas ruas, becos e em inúmeras ocasiões que se fizer presente. Porém, em algumas festividades ele é indispensável como as festas tradicionais religiosas, que na Bahia, incluem tanto o catolicismo quanto as afro-brasileiras, além de ternos de reis, bumba-meu-boi e, também no carnaval. Manifestação musical, coreográfica, poética e festiva, a disposição de seus participantes é em círculo ou formato aproximado, por isso o nome samba de roda. Os instrumentos musicais característicos são os tambores, pandeiro, a voz e em determinadas ambientes também a viola. Além disso, seus participantes acompanham com o coro e a cadência de palmas. Seu caráter é inclusivo e mesmo que alguém esteja ali pela primeira vez pode participar com canto, com palmas e até mesmo se houver oportunidade entrando na roda e dançando.

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.