Vem aí Sóis!

     Dia 13 de outubro será a estréia do novo espetáculo da Abambaé Companhia de Danças Brasileiras, parceira do NUFOLK. O espetáculo é inspirado em danças folclóricas da região nordeste do Brasil e o processo de pesquisa foi realizado junto ao Núcleo de Folclore da UFPel.



     Sol que aquece. Sol que ilumina. Sol que acalenta. Sol que fascina. Sol que mostra. Sol que brilha. Sol que faz trilha. Sol que faz doer. Sol que seca. Sol que faz arder. Sol de fome. Sol de trabalho. Sol de suor. Sol do bom e do melhor. Sol da praia. Sol do sertão. Sol do mar. Sol do raiar. Sol da gente, quente, latente, potente. Sol que sao sóis. Dos vilões e dos heróis… sóis de todos nós.

     A Abambaé Companhia de Danças Brasileiras apresenta o Espetáculo “Sóis”, obra de danças brasileiras inspirada nas expressões folclóricas do nordeste, região brasileira que tem como um dos símbolos mais importantes o “sol”.

     “Sóis” se propõe a uma viagem por diferentes danças brasileiras de origem nordestina, que tematizam a diversidade de seu povo. Pensar na variedade das danças do nordeste é pensar na própria diversidade de representação do sol nesse ambiente… do sol do prazer ao sol do trabalho, muitos sóis por aí habitam.

     As múltiplas versões da cultura nordestina sao simbolizadas nesse espetáculo pelo colorido do próprio sol… amarelo, dourado, laranja ou avermelhado… sóis coloridos ! O nordeste dança em cores as múltiplas faces da sua gente… seja no rito do Maracatu, na umbigada do Côco, no molejo do Samba de Roda ou no cortejo do Afoxé… “Sóis” impregnados na sinuosidade inata aos corpos de um dos povos mais dançantes do Brasil.
Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.