Núcleo realiza encontro de planejamento

Na última quarta-feira, o Núcleo de Folclore da UFPel – NUFOLK recebeu os bolsistas e professores na primeira reunião da equipe.  Os alunos foram selecionados pelo Programa de Bolsas de Extensão e Cultura – 2014. Na foto o bolsista Hemã Thiago (Licenciatura em História), Fernanda Thiel (Licenciatura em Dança), Carmen Hoffmann (Coordenadora Adjunta, Professora do Curso de Dança), Karen Rodrigues (Licenciatura em Dança) e Thiago Amorin (Coordenador Geral, Professor do Curso de Dança) – (foto acima).

O grupo tem caráter interdisciplinar e pretende desenvolver suas ações em constante interação com o cotidiano das comunidades, atuando no âmbito do folclore e das culturas populares e na interface desses com a educação.

Algumas atividades foram pensadas no encontro: – fomento de pesquisa auxiliada pela orientação, organização e catalogação do acervo (o núcleo recebe constantes doações de materiais e revistas nacionais e internacionais, disponíveis para consulta); – mapeamento dos coletivos culturais de Pelotas (por exemplo: sambistas, pescadores, doceiras, etc.); – desenvolvimento de oficinas nas escolas pelotenses, com o intuito de fomentar o reconhecimento e a difusão das temáticas folclóricas; – início da organização de eventos como a Semana do Folclore e o 2º Festival Internacional de Folclore e Artes Populares de Pelotas, ambos em agosto.
Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.