Divulgando Projetos

Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul – ArpinSul

Atuando desde 2006, a Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (ArpinSul) é uma organização que busca a integração e articulação política das etnias indígenas do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina sendo, principalmente, dos povos Kaingang, Xokleng, Xetá e descendentes de Charrua para combater as políticas anti-indígenas dos governantes e das instituições …

GRUPO CARREFOUR: Bolsa de Estudo e Permanência para cursos de graduação e pós-graduação para estudantes negros

  Devido ao assassinato de João Alberto Silveira Freitas, conhecido como Beto, realizado por um segurança da Rede Carrefour no dia 19 de novembro de 2020 por motivações racistas, militantes negros do sul do país pressionaram o Grupo Carrefour em busca de retratações. A partir disso, o Carrefour foi responsabilizado judicialmente a desenvolver e investir …

Museu Afro-Brasil-Sul (MABSul)

O Museu Afro-Brasil-Sul (MABSul), encabeçado pela Prof. Dr. Rosemar Lemos, foi iniciado em 2020 e é um projeto vinculado ao Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas e pertencente à Divisão de Pesquisa e Extensão da UFPel. Com o intuito de resgatar e preservar o patrimônio material e imaterial da cultura afro-brasileira com ênfase às …

Stay Black

Idealizado em 2016, em Pelotas, pela MC e produtora Bartira “B.ART” Val Marques, o coletivo Stay Black começou enquanto um organizador de rodas de conversa, festas e eventos de rua com o propósito de exaltar a cultura negra e, hoje, é uma produtora musical focada em divulgar e fortalecer artistas negros. Quando criado tinha como …

Vídeo nas Aldeias

Iniciado em 1986 pela ONG Centro de Trabalho Indigenista, o projeto Vídeo nas Aldeias foi organizado a fim de auxiliar no desenvolvimento de produções audiovisuais próprias aos povos indígenas. Tendo mais de 70 filmes produzidos – longas, curtas, ficções, documentários -, o projeto continua até hoje oferecendo ferramentas para que os povos de diversas etnias …