#Publicações: Artigo “Casamento, mulheres e antifeminismo no Instagram: uma Análise de Discurso do perfil de Mariana Brito Garschagen” analisa o discurso conservador feminino no Instagram

De que maneira a mulher casada está sendo representada em discursos antifeministas no Instagram? Essa é uma das principais questões do artigo de Daniela Agendes: “Casamento, mulheres e antifeminismo no Instagram: uma Análise de Discurso do perfil de Mariana Brito Garschagen”, publicado na revista Tabuleiro de Letras (V. 17, N1, 2023).
A análise indica o quanto uma plataforma de rede social com grande alcance e impacto no cotidiano atual está sendo espaço de propagação de valores conservadores sobre as mulheres e o casamento. A discussão se torna relevante no contexto do Brasil, país com o terceiro maior número de usuários do Instagram no mundo, onde a internet tem sido um importante veículo de reações antifeministas.
O antifeminismo atua como pano de fundo ideológico para uma construção social de mãe e esposa afiliada a discursos defensores da “tradição”, com a atribuição de sentidos, papéis e funções que remontam até mesmo ao período colonial brasileiro. Por meio da Análise de Discurso francesa, recortes discursivos da descrição e de publicações do perfil da influenciadora Mariana Brito reproduzem, ainda hoje, um ser social feminino submisso, disponível ao homem, produzido para seu olhar.

Veja o artigo completo:
Casamento, mulheres e antifeminismo no Instagram: uma Análise de Discurso do perfil de Mariana Brito Garschagen
https://www.revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/15390