Monitor das Eleições Municipais – 2020

Por vários anos o MIDIARS acompanhou campanhas digitais mostrando para o público os candidatos e os processos de discussão. Este ano, em uma parceria com o CrowdTangle, colocamos no ar live displays com os candidatos de Pelotas e Porto Alegre. Nesses diplays,  os eleitores e demais interessados podem acompanhar como estão acontecendo as campanhas no Facebook e no Instagram e algumas métricas que são oferecidas pelo próprio CrowdTangle. Além disso, oferecem insights relevantes para os estudantes que pretendem analisar mais de marketing digital e marketing político, bem como debater elementos relacionados à democracia digital, temáticas e participação política.

Na sequência a explicação de cada uma das métricas (você pode conferir essa explicação aqui, em inglês):

1. Posts mais recentes – Basicamente um feed do que os candidatos estão postando, na ordem de postagem. Essa métrica mostra o que todos os candidatos estão publicando.
  2. Overperforming posts–  São aqueles posts de cada candidato (e em relação uns com os outros) que estão ganhando mais atenção no momento (em relação à média dos posts do candidato e do grupo). Essa atenção pode ser positiva (engajamento e participação no post) ou negativa (polêmicas e discussões). Esse tipo de post aparece no Display com um pequeno gráfico do número de interações no tempo e o aumento do número de interações média. Essa métrica é interessante para ver quais temáticas estão gerando mais discussão.
  3. Gráfico dos últimos 7 dias – Mostra a evolução da conversação na página do candidato no período (você pode selecionar para ver por mais tempo). No gráfico temos o total de interações em relação à semana anterior (indicando participação e engajamento).  Métricas do gráfico:
      • Share of voice –  é um percentual do total de interações que cada candidato recebeu sobre o total da lista (todos os candidatos que o Display acompanha). Essa métrica aponta quais candidatos conseguem gerar mais interações com seus posts e podem indicar engajamento com o candidato, com a campanha ou com as temáticas apresentadas.
      • Interactions – é o total de interações que a página recebeu.
      • Posts – é o número de postagens da página no período.
      • Rate  – é uma métrica focada no total de interações recebidas por post dividida pelo total de likes ou seguidores que a página tem. É uma métrica de engajamento, que mostra quanto da audiência potencial de uma página realmente interage com as postagens realizadas. Em caso de páginas com muita audiência ou antigas, pode indicar também quais pessoas (da audiência potencial) realmente acompanham as postagens.

É importante salientar três coisas: Primeiro, páginas já existentes, com uma audiência já estabelecida, tendem a ter uma performance melhor no início das campanhas, pois se referem a candidatos já conhecidos e que mantém essas páginas (portanto, não é preciso conquistar audiência).  Segundo, as métricas dependem diretamente do uso das páginas pelos candidatos, caso contrário, aparecerão como muito baixas. Terceiro, o CrowdTangle apresenta apenas métricas comparativas de engajamento das páginas com a audiência, não podendo ser compreendido como pesquisa eleitoral ou como intenção de voto. Observa-se aqui apenas como a campanha, nesses canais digitais, está conseguindo engajar os eleitores e em quais tipos de temas.

Monitor de Pelotas

Monitor de Porto Alegre