Início do conteúdo
    Notícias
  • A CRIAÇÃO DO CENTRO DE INTEGRAÇÃO DO MERCOSUL

    “O Centro de Integração do Mercosul (CIM) nasceu de um sonho: tornar a Universidade Federal de Pelotas conhecida nacional e internacionalmente. A dimensão continental de nosso pais, a distância deste à capital da república até o extremo sul do Brasil eram dificuldades geográficas que impediam o centro do poder lembrar-se freqüentemente desta instituição de Ensino Superior. Por outro lado nossa proximidade com os países vizinhos de língua espanhola passava a ser um fator decisivo para o desenvolvimento da UFPEL”.

    [mais]

  • Minicurso: Noções Básicas de Importação

    A Arcádia Consultoria Internacional, Empresa Junior de Relações Internacionais da UFPel, convida os alunos do curso de Relações Internacionais, Gestão Ambiental, Hotelaria e Turismo para o segundo minicurso:

    Noções Básicas de Importação com a Professora Silvana Schimanski.

    Os objetivos do curso são:
    – Capacitar profissionais de negócios no planejamento e rotinas envolvidos na importação;
    – Conhecer as principais etapas do processo de importação;
    – Identificar rotinas e documentos envolvidos em cada etapa.

    A Professora Silvana Schimanski é professora do curso de Relações Internacionais da Universidade de Pelotas. Doutora em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília – UNB, na modalidade Doutorado Sanduíche com o Institut de Hautes Études Internationales et du Développement. Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e Graduada em Administração com Habilitação em Comércio Exterior, pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI.

    Local: CEHUS – R. Cel. Alberto Rosa,117 – Centro, Pelotas. Sala: Mini Auditório 1
    Data: 19/10/2019
    Horário: 8:30-11:30
    Certificado: 4 horas
    Inscrições e pagamento através do link: bit.ly/minicursoimportacao

     

  • Palestra aborda o território emocional fronteiriço

    A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (FAUrb/UFPel) promove, nesta sexta-feira (18), a palestra “Sobre Nosotros – o território emocional fronteiriço”. Será às 18h, no Auditório da FAUrb.

     

    A palestra será proferida por Eduardo Palermo (Rivera/UY) e Andréa Hamilton Ilha (Santana do Livramento/BR).

    Eduardo Palermo é historiador uruguaio, formado pelo Instituto de Professores de Artigas (1988), Mestrado (2008) e Doutorado (2018) em História pela Universidade de Passo Fundo e diretor do Museu do Patrimônio Regional, da Prefeitura de Rivera/UY.

    Andréa Hamilton Ilha é arquiteta e urbanista, formada pela UFRGS (1994) e especialista em Direito Urbanístico e Ambiental pela PUC-Minas (2018), arquiteta na Prefeitura de Santana do Livramento.

  • Desafios e Perspectivas da nova economia

    A temática dos desafios e perspectivas da nova economia será abordada em palestra na UFPEL, através do Projeto Ciclo Permanente de Palestras da Madeireira (CPPM) que promoverá a palestra Indústria 4.0 – Desafios e perspectivas da nova economia ministrada por Aline Pereira.

    A atividade ocorrerá no dia 15 de outubro, às 17h15min, no prédio da Cotada, Sala 403.

  • ALM é assunto de palestras no Seminário sobre desenvolvimento da região fronteiriça do Mercosul.

    A Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim da Universidade Federal de Pelotas (ALM/UFPel) é tema de uma das palestras que ocorrem nesta terça-feira (1º) no Seminário sobre Desenvolvimento da Região Fronteiriça do Mercosul, que ocorre em Brasília. O evento é organizado pelo Ministério das Relações Exteriores em parceria com a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG).

    Na ocasião, o coordenador da ALM e professor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da UFPel, professor Gilberto Collares, vai abordar o assunto “A água como elemento de integração regional: o caso do Tratado da Bacia da Lagoa Mirim e a ALM”.

    A explanação faz parte do painel “Comércio, Turismo e Infraestrutura na Fronteira do Mercosul”.

    O Seminário tem a proposta de promover o diálogo entre os representantes dos governos e da sociedade civil do Brasil, da Argentina, do Paraguai e do Uruguai sobre o desenvolvimento de sua região fronteiriça.

  • Jornada Freiriana: Um espaço para valorização dos ensinamentos de Paulo Freire.

    A Jornada Freiriana que ocorrerá no dia 11 de outubro, às 9h, no Campus II da UFPel, é um evento promovido pelo Desafio Pré-Universitário Popular, um cursinho gratuito, preparatório para o Enem que busca seguir as teorias de Freire. O intuito da Jornada Freiriana é mobilizar as pessoas sobre o valor da educação pública, gratuita e de qualidade e honrar os ensinamentos que Paulo Freire trouxe para o campo de pedagogia e para diversas áreas do conhecimento.

     

    O evento terá pesquisadores que trabalham com a abordagem da Teoria Freiriana. No período da manhã receberá professores da UFPel com convidados externos, e a tarde, das 14h às 18h, receberá um grupo de professores e pesquisadores da FURG. O evento é totalmente gratuito e aberto a toda comunidade. O evento no Facebook pode ser acessado na página do Desafio Pré-Universitário Popular.

    A organização da Jornada Freiriana contou com a colaboração de: Lúcia Maria Vaz Peres (Assessora do Gabinete Reitor/UFPel), Noris Mara Leal Pacheco Martins (Coordenadora do Desafio Pré-Universitário Popular/UFPel), Dirlei de Azambuja Pereira (Professor da Faculdade de Educação/UFPel), Fabiane Tejada da Silveira (Líder do grupo de Estudos e Pesquisa em Teatro, Educação e Práxis Social – Centro de Artes/UFPel).

  • Avaliação do MEC para o curso de Hotelaria

    Ocorreu nos dias 23 e 24 de Setembro, a avaliação In loco para fins de renovação de reconhecimento do curso de Hotelaria.

    A visita foi elaborada através de uma serie de etapas, que foram avaliadas por dois professores: A profº Virgínia do S. Motta Aguiar e o profº Francisco Jose Pires.

    A nota resultante da avaliação sairá em 5 dias após o final da visita.

  • Divulgação do Grande Hotel

    Foi divulgado nesta quarta-feira, dia 18 de Setembro de 2019, pelo Diário Popular uma linha do tempo da história do Grande Hotel, atual prédio do curso de Hotelaria.

    Segue em anexo a publicação:

    GRANDE HOTEL

    GRANDE HOTEL2

     

  • MOSTRA DE CURSOS DA UFPEL

    Acontece hoje (18) a Mostra de Cursos da UFPel, apresentando mais de 90 cursos para a comunidade de Pelotas, em especial os  estudantes do Ensino Médio que buscam decidir seu futuro. A mostra contará com  uma série de informações sobre a natureza e o funcionamento de cursos em diversas áreas do conhecimento, incluindo os cursos do Centro de Integração do Mercosul. Neste ano, a Mostra será realizada na Escola Superior de Educação Física (ESEF), das 9h às 17h desta quarta feira.

    Formas de atuação profissional, pesquisas e projetos, maneiras de ingressar no ensino superior e ainda ações de apoio e permanência também serão apresentadas no encontro. Quem passar pelo local poderá ainda ter a oportunidade de interação com os estudantes universitários e professores, proporcionando uma troca de experiências e uma ocasião para tirar dúvidas sobre as profissões.

    De acordo com a comissão organizadora, da Pró-Reitoria de Ensino (PRE) da UFPel, o evento constitui um importante espaço de interlocução e de comunicação da Universidade com a comunidade local, em especial com as escolas da rede municipal e estadual.

  • Comunicado RI

    Informamos que a Lista de Orientadores de TCC 2019/2 já estão disponíveis na secretaria do Centro de Integração do Mercosul.