Início do conteúdo
    Notícias
  • A CRIAÇÃO DO CENTRO DE INTEGRAÇÃO DO MERCOSUL

    “O Centro de Integração do Mercosul (CIM) nasceu de um sonho: tornar a Universidade Federal de Pelotas conhecida nacional e internacionalmente. A dimensão continental de nosso pais, a distância deste à capital da república até o extremo sul do Brasil eram dificuldades geográficas que impediam o centro do poder lembrar-se freqüentemente desta instituição de Ensino Superior. Por outro lado nossa proximidade com os países vizinhos de língua espanhola passava a ser um fator decisivo para o desenvolvimento da UFPEL”.

    [mais]

  • MOSTRA DE CURSOS DA UFPEL

    Acontece hoje (18) a Mostra de Cursos da UFPel, apresentando mais de 90 cursos para a comunidade de Pelotas, em especial os  estudantes do Ensino Médio que buscam decidir seu futuro. A mostra contará com  uma série de informações sobre a natureza e o funcionamento de cursos em diversas áreas do conhecimento, incluindo os cursos do Centro de Integração do Mercosul. Neste ano, a Mostra será realizada na Escola Superior de Educação Física (ESEF), das 9h às 17h desta quarta feira.

    Formas de atuação profissional, pesquisas e projetos, maneiras de ingressar no ensino superior e ainda ações de apoio e permanência também serão apresentadas no encontro. Quem passar pelo local poderá ainda ter a oportunidade de interação com os estudantes universitários e professores, proporcionando uma troca de experiências e uma ocasião para tirar dúvidas sobre as profissões.

    De acordo com a comissão organizadora, da Pró-Reitoria de Ensino (PRE) da UFPel, o evento constitui um importante espaço de interlocução e de comunicação da Universidade com a comunidade local, em especial com as escolas da rede municipal e estadual.

  • Comunicado RI

    Informamos que a Lista de Orientadores de TCC 2019/2 já estão disponíveis na secretaria do Centro de Integração do Mercosul.

     

  • CONVITE!

    O Centro de Integração do Mercosul, convida a todos os alunos da Unidade para uma roda de conversas com “Explanação”, sobre o Programa Futura-se, do MEC, no qual se fará presente a Profa. Celeste Pereira-Presidente da ADUFPEL.

    O Encontro será no dia 17 de Setembro ás 17:00 horas no auditório do Centro de Integração do Mercosul, situado À rua Andrade Neves, 1529.

     

  • Setembro Amarelo: Abertas as inscrições para a Roda de Conversa sobre Prevenção ao Suicídio.

    Estão abertas as inscrições para a Roda de Conversa sobre Prevenção ao Suicídio, promovida pela Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O encontro será no dia 17 de setembro, às 10h, no Campus II (Rua Almirante Barroso, 1.202 – Sala 307).

    A atividade é alusiva ao Setembro Amarelo, campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque internacionalmente o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A ideia da campanha é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão e prevenção.

    As palestrantes serão as psicólogas Juliana Antunes Souza e Daniele Concli Loureiro Teixeira. O público-alvo são os servidores docentes e técnico-administrativos da UFPel.

    As inscrições podem ser feitas aqui até o dia 12 de setembro.

     

  • Estão abertas as inscrições para o IV Encontro de estudantes Extensionistas

    A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura abre inscrições para o IV Encontro de Estudantes Extensionistas, nas modalidades “Mostra de Projetos de Extensão e Cultura” e “Exposição de Produtos”.

    A Mostra de Projetos de Extensão e Cultura ocorrerá nos dias 22, 23, 24 e 25 de outubro. A organização fornecerá uma bancada (mesa e cadeira) para os expositores.

    A Exposição de Produtos, nas modalidades gêneros alimentícios e artesanato, será realizada nos dias 22, 23, 24 e 25 de outubro.

    O período de inscrições será de 26 de agosto a 30 de setembro.

    A quarta edição do evento é vinculada ao VI Congresso de Extensão e Cultura e será realizada concomitantemente a 5ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão, de 21 a 25 de outubro, no Campus Capão do Leão.

    Saiba como participar acessando https://wp.ufpel.edu.br/congressoextensao/ .

     

  • Nota de Falecimento

    Nota de Falecimento
    É com grande pesar que as coordenações dos cursos de Gestão Ambiental/UFPel informam o falecimento do pai do professor Giovanni Nachtigall Maurício, Sr José Luiz Braga Maurício, ocorrido na manhã do dia de hoje (27/08/2019).
    O velório ocorrerá hoje (a partir das 17:00) na Casa Lima de Pompas Fúnebres (R. Gen. Osório, 1081); e o sepultamento será dia 28/08/2019 (na parte da manhã), no Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula (Av. Duque de Caxias, 413).
    Os colegas e alunos lamentam profundamente a perda e prestam suas solidariedades!

  • Trancamento de Disciplinas Online

    Prezados alunos, a partir do dia 09/09 até o dia 13/09, o trancamento de disciplinas poderá ser solicitado pelos alunos através do Sistema Cobalto.

    O aluno deve acessar o menu “Aluno->Cadastros->Trancamento de disciplina” com exceção do curso de odontologia, que possui calendário diferenciado.

    Fique Atento! 🖊😉

     

  • 👉 Conheça a linha UFPEL! 👈

    A Linha UFPel – produtos com a marca da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – foi apresentada para a comunidade acadêmica no dia 20 de Agosto, durante uma das atividades comemorativas ao aniversário de 50 anos da UFPel, no RU do Campus Anglo, o Núcleo de Editora e Livraria da UFPel apresentou moletons e camisas polo institucionais, além de camisetas comemorativas dos 50 Anos.

     

    A editora-chefe Ana Bandeira explica que a Linha UFPel foi elaborada de forma unificada com a participação dos cursos de Design, Administração e Ciência da Computação. Em breve, estarão disponíveis canecas e canetas. Até o ano que vem, a intenção é ter uma linha de até dez produtos, incluindo ecobag, cadernos e cadernetas, pins, entre outros itens.

    Onde comprar
    Os produtos podem ser adquiridos nesta quarta (21) na atividade no RU do Campus Capão do Leão e, a partir de quinta (22), na Editora e Livraria, que fica na Rua Benjamin Constant, 1.071, das 8h às 20h.

    O pagamento pode ser feito à vista ou nos cartões de débito e crédito (em até três vezes). Há 10% de desconto à vista ou 1x no prazo. Para bolsistas da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) o preço é diferenciado. Saiba mais no Facebook ou no Instagram @linhaufpel. Segue a baixo alguns modelos:

     

    Compartilhe a novidade! 🖊😉

  • Estão Abertas as inscrições para a 5ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Pelotas (SIIEPE- UFPEL)

    corre que ainda da tempo de garantir sua inscrição neste evento que  ocorrerá de 21 a 25 de outubro, no Campus Capão do Leão.

    O encontro congrega o 3º Congresso de Inovação Tecnológica (CIT), o 5º Congresso de Ensino de Graduação (CEG), o 6º Congresso de Extensão e Cultura (CEC), o 21º Encontro de Pós-Graduação (ENPOS) e o 28º Congresso de Iniciação Científica (CIC).

    Neste ano, o tema é alusivo ao cinquentenário da Instituição, comemorado em 8 de agosto: “UFPel 50 anos: construindo cidadania”.

    A SIIEPE terá palestra de abertura, show de encerramento, apresentações artísticas e culturais e ainda a segunda edição do evento “Sua Tese em Três Minutos”, no qual doutorandos têm a missão de apresentar sua pesquisa e a relevância para a sociedade numa linguagem dinâmica e acessível para o público leigo em, como o nome já diz, apenas três minutos

    Serão 14 trabalhos por turno, com 20 minutos de debate em cada subturno, com a presença de debatedores e não mais avaliadores. “A iniciativa é de primar pelo debate e pela troca de experiências”, pontua.

    Inscrições
    As inscrições podem ser feitas no site da SIIEPE até 15 de setembro. Não haverá prorrogação. No site do evento também podem ser acessados os regulamentos de cada evento e outras informações.

    A página do evento pode ser acessada aqui.