Instrumentação para o Ensino de Matemática I
Curso/semestre | Licenciatura em Matemática / Quinto |
Disciplina | Instrumentação para o Ensino de Matemática I |
Caráter | PCC – Obrigatório |
Pré-requisito | Aritmética (100251) |
Código | 0100252 |
Depto. | DMEC |
CHT | 68 horas |
Créditos | 04 |
Natureza | 68 prática |
Prof. Resp. | |
Objetivos |
Discutir os conteúdos e os aspectos metodológicos de Matemática do Ensino Fundamental e sua importância para o desenvolvimento do raciocínio dos estudantes. Incentivar o desenvolvimento de análises críticas de livros didáticos. Refletir sobre as interações entre a Matemática e os aspectos sociais, filosóficos e técnicos da vida comum. Conhecer e desenvolver os conteúdos do ensino fundamental. Adquirir habilidade no preparo de uma unidade didática e na pesquisa de recursos didáticos para o seu desenvolvimento
|
Ementa |
Análise de currículos do Ensino Fundamental. Avaliação de programas, projetos e livros-texto de matemática do Ensino Fundamental. Discussão de formas de apresentação dos conteúdos de Matemática do Ensino Fundamental. Elaboração e Execução de aulas experimentais. Estudos das relações de conceitos de matemática com outras áreas do conhecimento no nível do Ensino Fundamental e com conceitos de matemática do Ensino Médio. Leitura de artigos em revistas de educação matemática e redações de textos para o Ensino Fundamental.
|
Programa |
Estudo sobre os objetivos do ensino de Matemática. A Matemática na História e na Sociedade. Exame da situação atual do Ensino da Matemática na Escola Fundamental (5a à 8a séries). Planejamento didático na Escola Fundamental. Estudo breve de diversos métodos de ensino e critérios de avaliação. O ensino da Álgebra na Escola Fundamental (5a à 8a séries). O ensino da Aritmética na Escola Fundamental (5a à 8a séries). O ensino da Geometria na Escola Fundamental (5a à 8a séries). Análise e crítica de recursos didáticos. Desenvolvimento e execução de aulas experimentais para o Nível Fundamental de ensino. Uso de recursos tecnológicos, suas vantagens e limitações. |
Bibliografia |
Básica CARVALHO, Dione L. Metodologia do ensino da matemática. São Paulo: Cortez, 1990. CARRAHER, Terezinha N. , SCHLIEMANN, Ana Lúcia D. Álgebra na feira? In: CARRAHER, TEREZINHA, SCHLIEMANN, ANA LÚCIA, CARRAHER, DAVID. Na vida dez ,na escola zero. 10.ed. São Paulo: Cortez editora, 1995. Capítulo 7, p. 127-141. PEREZ, Geraldo. A realidade sobre o Ensino da Geometria no 1º e 2º graus, no Estado de São Paulo. A Educação Matemática em revista, Geometria, Blumenau, n. 4, p. 54-62, 1º semestre,1995.
Complementar Livros didáticos de matemática para o Nível Fundamental. Revista Educação Matemática. São Paulo: Editora Módulos. Revista Método. São Paulo: Atual Editora. Revista do professor de matemática. São Paulo: SBM |