Profissão Docente
Curso | Licenciatura em Matemática |
Disciplina | Profissão docente |
Caráter | Optativa |
Pré-requisito | – |
Código | 0350215 |
Depto. | Departamento de Ensino/FaE |
CHT | 68 horas semestrais |
Créditos | 4 |
Natureza | 68 horas teóricas |
Prof. Resp. | |
Objetivos | Discutir questões relativas a historia da profissão docente; analisar aspectos da identidade docente: refletir sobre a questão: como nos tornamos professores/as?; caracterizar os processos de formação docente, os saberes e as competências necessárias ao exercício da docência e que são norteadores da pratica pedagógica: discutir as representações sociais e as imagens e auto-imagens da/na profissão docente; compreender os ciclos de vida profissional; analisar alguns problemas próprios do trabalho e da ação docentes. |
Ementa | Discutir questões relativas à história da profissão docente; analisar aspectos da identidade docente; refletir sobre a questão: como nos tornamos professores/as?; caracterizar os processos de formação docente, os saberes e as competências necessárias ao exercício da docência e que são norteadores da prática pedagógica; discutir as representações sociais e as imagens e auto-imagens da/na profissão docente; compreender os ciclos de vida profissional; analisar alguns problemas próprios do trabalho e da ação docentes. |
Programa |
Historia da Profissão Docente Identidade Docente Ciclos da carreira docente Saberes necessários a pratica educativa |
Bibliografia |
Básica FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários a pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997. NOVOA, Antonio. Diz-me como ensinas, dir-te-ei quem és e vice-versa. In: FAZENDA, Ivani. A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. 2′ ed. Campinas, SP: Papirus, 1997. LUDKE, Menga. Formação Inicial e construção da identidade profissional de professores de 1° grau. In: CANDAU, Vera (org.) Magistério: construção cotidiana. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
Complementar HUBERMAN, Michael. 0 ciclo de vida profissional dos professores. In Vidas dede professores. 2′ ed. Porto: Porto Editora, 1995. SCHON, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: Nóvoa, Antonio (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa. D. Quixote, 1995. TARDIFF, Maurice; LESSARD, Claude; LAHAYE, Louise. Os professores face ao saber: esboço de urna problemática do saber docente. Teoria c/a Educação. Porto Alegre, n° 04, 1991. ARROYO, Miguel G. Oficio de Mestre. Imagens e Auto-imagens. 3o ed. Petrópolis: Vozes, 2001. TEIXEIRA, Inês Castro. Os professores como sujeitos sócio-culturais. In: DAYRELL, Juarez. Múltiplos olhares sabre educação e cultura. Ed. da UFMG, 1996. |