• CLMN 2023
  • CLMN 2023
  • CLMN 2022
  • CLMN 2022
  • CLMN 2019
  • CLMN 2019
Início do conteúdo
Leitura e Produção de Textos

Leitura e Produção de Textos

Curso Licenciatura em Matemática
Disciplina Leitura e Produção de Textos
Caráter Optativa
Pré-requisito
Código 1320185
Depto. Letras
CHT 68 horas
Créditos 04

Natureza

Ano/sem

68 teóricas

 

Prof. Resp.
Objetivos

Oportunizar ao aluno condições que lhe permitam:

Desenvolver uma prática reflexiva sobre a natureza, estrutura e funcionamento da língua, para que ele possa obter um bom desempenho lingüístico, nas diferentes situações de uso.

Ementa Texto e textualidade: coerência e coesão.
Programa

Discurso, texto e textualidade;

Textualidade e coerência;

Fatores de coerência;

Tipologia textual: narração, descrição e dissertação;

Textualidade e coesão;

Mecanismos de coesão textual: coesão referencial, coesão seqüencial;

Articulação sintática do texto.

Bibliografia

Básica

BLINKSTEIN, Izidoro. Técnicas de comunicação escrita. São Paulo: Ática, 1995.

CALKINS, L. M. A arte de ensinar a escrever. Porto Alegre: Artes Médicas,1989.

ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1985.

FAVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais São Paulo: Ática, 1995.

_______ & KOCH, Ingedore. Lingüística textual.- introdução. São Paulo: Cortez Editores, 1983.

FLORIN, L. J. & PLATAO, r. Savioli. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1990.

GARCEZ, Lucília H. do Carmo. Técnica de Redação: o que é preciso saber para bem escrever. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

 

Complementar

KATO, Mary. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolingüística. São Paulo: Ática, 1996.

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas, SP: Unicamp/Pontes, 1993.

KOCK, Ingedore V. A inter-ação pela linguagem. São Paulo. Contexto, 1995.

_______. A coesão textual. São Paulo: Contexto, l991.

_______. TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 1995.

MARLINS, Maria Helena. 0 que é leitura. São Paulo: Brasiliense,1988.

ORLANDI, E. P. Discurso e leitura, SP:Cortez Editores/Unicamp, 1988.

POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: Mercado Aberto/ALB, 1997.

VAL, Maria da Graça Costa. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1991.