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Início do conteúdo
Computação Gráfica

Computação Gráfica

Curso 3800
Disciplina Computação Gráfica
Caráter OPTATIVA
Pré-requisito

Álgebra Linear I (100170)

Programação em Softwares de Matemática (100255)

Código 0750011
Depto. Informática
CHT 68 h
Créditos 04
Natureza 04 teóricas
Prof. Resp.
Objetivos Fornecer os fundamentos da área de Processamento Gráfico, apresentando os principais conceitos de Computação Gráfica. Capacitar o aluno a compreender a organização de sistemas gráficos em termos de software e hardware, assim como suas funcionalidades típicas. Capacitar o aluno a implementar técnicas básicas de modelagem, iluminação e texturização para objetos gráficos.
Ementa Introdução aos conceitos básicos de CG, estado da arte e principais aplicações. Hardware Gráfico e Sistemas Gráficos. Computação Gráfica 2D, Computação Gráfica 3D. Tópicos especiais em computação gráfica.
Programa

Introdução a computação gráfica

O que é Computação Gráfica

Imagem, modelo, primitiva geométrica

Técnicas e aplicações

Paradigmas de abstração

Níveis de abstração

Estruturas abstratas de entes gráficos

Componentes de sistemas gráficos

Dispositivos de entrada e saída gráfica

Introdução

Objetos Gráficos

Dispositivos Gráficos

Classificação dos dispositivos

Equipamentos de entrada gráfica

Equipamentos de saída gráfica

Equipamentos de processamento gráfico

Operação dos equipamentos gráficos

Estação gráfica

Estações gráficas interativas

Fundamentos da Computação Gráfica Bidimensional

Representação e modelagem de objetos

Transformações geométricas

Processo clássico de visualização

Fundamentos da Computação Gráfica Tridimensional

Representação e modelagem de objetos

Transformações geométricas

Processos de visualização

Câmera Virtual

Recorte

Rasterização

Visibilidade

Processos de Iluminação

Luz e Material

Modelos Locais de Iluminação

Iluminação Global

Mapeamentos

Modelagem de Objetos Tridimensionais na WEB

Descrição de cenas 3D

Linguagens para Realidade Virtual

Bibliografia

Básica

FOLEY, J. D. et al. Computer graphics: principles and practice. Addison-Wesley. 1996.

 

Complementar

ANGEL, E. Interactive Computer Graphics: a top-down approach with OpenGL. 2nd ed. Addison-Wesley. 2000.

GOMES, J.; VELHO, L. Computação Gráfica. vol. I. IMPA 1998.

INASI, M. Segredos de projeto de Interface gráfica com o usuário. Infobook. 1994.