• CLMN 2023
  • CLMN 2023
  • CLMN 2022
  • CLMN 2022
  • CLMN 2019
  • CLMN 2019
Início do conteúdo
Aprendizagens Contemporâneas

Aprendizagens Contemporâneas

Curso Licenciatura em Matemática
Disciplina Aprendizagens contemporâneas
Caráter Teórico/ Prático
Pré-requisito Fundamentos Psicológicos da Educação
Código 0360236
Depto. Departamento de Fundamentos da Educação/FaE
CHT 68
Créditos 04
Natureza 68 teóricas
Prof. Resp.
Objetivos

Capacitar o aluno a aplicar os conhecimentos da Psicologia.

Relacionar as teorias psicológicas com a educação.

Refletir sobre a relação professor/aluno.

Aprofundar conhecimentos sobre a etapa da pré- adolescência e adolescência.

 

Ementa Estudar aspectos cognitivos, afetivos e sociais que interferem e potencializam o processo de aprendizagem nas fases da pré-adolescência e adolescência, que constituem outras subjetividades, na atualidade. Objetiva-se visibilizar a interferência e os efeitos, de alguns dispositivos midiáticos utilizados por pré-adolescentes e adolescentes que introduzem novos “hábitos” cotidianos, instituindo outros modos de cognição e inter-relação, no contemporâneo; bem como disponibilizar, ao professor em formação subsídios de intervenção na sala de aula, através de jogos psicodramáticos.
Programa

Aprendizagem:

– Aprendizagens intermediadas pela mídia:variáveis individuais e sociais que interferem na aprendizagem

– Teoria Psicodramática

– Psicodrama Psicopedagógico

– Jogos Dramáticos

Adolescência:

-. Desenvolvimento emocional

-. Desenvolvimento cognitivo

– Socialização (os grupos de amigos, a família, a mídia, etc)

Adolescência x Escola:

– Aspectos gerais

– Produção de Subjetividade Capitalística e Escola e suas interferências na aprendizagem.

– Interações professor x aluno:

– Influência educativa da mídia na aprendizagem: linguagem escrita dos e-mails, torpedos celulares, msn, as programações da TV, as músicas, os jogos virtuais, ORKUT, Gazzag, etc

Alguns “distúrbios de comportamentos” que afetam no processo de aprendizagem

– Violência e Agressividade

– Transtornos Alimentares e físico (anorexia, bulimia, obesidade, vigorexia…)

– Sexualidade (gravidez, AIDS…)

– Drogas e Depressão

 

Bibliografia

Básica

AGUIAR, Moisés. Teatro Espontâneo e Psicodrama. São Paulo: Agora, 1998. 150p.

BECKER, F. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. Paixão de Aprender. Porto Alegre, v. 5, p.18-23, 1993.

BIAGGIO, Angela M. B. Psicologia do Desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1975.

BOCK, Ana M. B., FURTADO, Odair, TEIXEIRA, Maria L. T. Psicologias uma Introdução ao Estudo de Psicologia. 13 ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

 

Complementar

COLL, César, PALACIOS, Jesus, MARCHESI, Álvaro (orgs.). Desenvolvimento Psicológico e Educação – Psicologia Evolutiva. Trad. Marcos A. G. Domingues. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. Rio de Janeiro: Ed.34, 1997.

______. (1972-1990) Conversações. Tradução de Peter Pál Pelbart. Rio de Janeiro: Ed.34, 1996a.

DELEUZE, G., GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. 2. São Paulo: Ed. 34, 1995.

DÍAZ, Ester. Michel Foucault: los modos de subjetivación. Buenos Aires: Almagesto, 1993. 85p.

FALCÃO, Gérson Marinho. Psicologia da Aprendizagem. 10 ed. São Paulo: Editora Ática, 2001.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1977.

______. Microfísica do poder 6.ed. Rio de Janeiro: Graal, 1986. 295p.

FRANCISCO FILHO, Geraldo. A Psicologia no Contexto Educacional. Campinas: Editora Átomo, 2002.

MARTINS, João Batista. Psicologia e Educação – Tecendo Caminhos. São Carlos: Rima, 2002.

MONTEIRO, F. Regina. Jogos dramáticos. 3ªed. São Paulo: Agora, 1994.110p.

­­­­­__________(Org).Técnicas Fundamentais do Psicodrama. São Paulo: Agora, 1993.170p.

MORENO, J. L. Psicodrama. 12ªed. São Paulo: Cultrix, 1997. 492p.

__________. Fundamentos do Psicodrama. São Paulo: Summus, 1983.   254p

PATTO, Maria Helena Souza Patto (org.). Introdução à Psicologia Escolar. 2 ed., São Paulo: T.A. Queiroz, Editor, Ltda., 1991.

PIAGET, Jean. Seis Estudos de Psicologia. Trad. Maria Alice Magalhães D’ Amorim. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária Ltda., 1986.

PINTO, Gerusa R., RIBEIRO, Lourdes E. O Real do Construtivismo – Práticas Pedagógicas e Experiências Inovadoras. 10 ed. Belo Horizonte: Editora Fapi Ltda., v. 1, sd.

WITTER, Geraldina Porto, LOMÔNACO, José Fernando Bitencourt. Psicologia da Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1984.

RAPPAPORT, Clara R. (et al). Psicologia do Desenvolvimento. São Paulo: EPU, v. 1, 2, 3, 4, 1981-1982.

ROSA, Merval. Psicologia Evolutiva. Petrópolis: Vozes, v.1, 2, 3, 4, 1986.

SALVADOR, Coll César e outros. Psicologia do Ensino. Trad. Cristina Maria de Oliveira. Porto Alegre: ARTMED Editora, 2000.

_________. Psicologia da Educação. Trad. Cristina Maria de Oliveira. Porto Alegre: ARTMED Editora, 1999.

SHEEHAN, Elaine. Ansiedade, fobias e síndrome do pânico – esclarecendo dúvidas. São Paulo: Ágora, 1996.

TANAMACHI, Elenita, PROENÇA, Marilene, ROCHA, Marisa (org.) Psicologia e Educação – desafios teóricos-práticos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.

TIBA, Içami. Disciplina: limite na medida certa. 6 ed. São Paulo: Editora Gente, 1996.

__________. Puberdade e adolescência –Desenvolvimento Biopsicossocial. 3 Ed: São Paulo, Agora, 1985.

VIGOTSKII, L. S., LURIA, A. R., LEONTIEV, A. N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. Trad. Maria da Penha Villalobos. 3 ed. São Paulo: Ícone: Editora da Universidade de São Paulo, 1988.

http://www.bullying.com.br

www.educacional.com.br/reportagens/bullying/default.asp

www.abcdocorposalutar.com.br/artigo.php?codArt=506

http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u18582.shtml

http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u12552.shtml