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Início do conteúdo
Laboratório de Ensino de Matemática III

Laboratório de Ensino de Matemática III

 

Curso/semestre Licenciatura em Matemática / Sexto
Disciplina Laboratório de Ensino de Matemática III
Caráter PCC – Obrigatório
Pré-requisito Laboratório de Ensino de Matemática I (100231)
Código 0100258
Depto. DME
CHT 68 horas/aulas
Créditos 04

Natureza

Ano/sem

68 Práticas

 

 

Prof. Resp.
Objetivos O aluno deverá manusear, criar, confeccionar, analisar e avaliar materiais concretos utilizados no ensino da Matemática. Além disso, deverá realizar pesquisa bibliográfica referente a materiais pedagógicos que envolvem a construção do conhecimento matemático e desenvolver atividades de laboratório.
Ementa Estudo de modelos experimentais de ensino de Matemática do Ensino Médio. Experimentação de diferentes estratégias para o ensino de Matemática em grupos de alunos de Nível Médio.
Programa

Estratégias para levar estudantes do Nível Médio de Ensino à construção de conceitos matemáticos, à representações simbólicas desses e à construção de algoritmos para desenvolvimento de cálculos, representações gráficas e soluções de problemas. Os tópicos a serem explorados serão conteúdos referentes aos currículos do Ensino Médio definidos em conjunto com os alunos das disciplinas de acordo com os interesses destes.

 

Questionamentos sobre o ensino de Matemática

os problemas no ensino de matemática

as dificuldades e a importância de ensinar matemática

os conteúdos e as estratégias de ensino-aprendizagem

a interdisciplinaridade

ser professor de matemática

Aspectos do processo de ensino

planejamento de atividades

experimentação de estratégias

regulação do processo de ensino

avaliação da aprendizagem

 

Bibliografia

Básica

BOYER, C. História da matemática. São Paulo: Edgar Blucher, 1974.

BROUGERE, G. Jogo e Educação. Ed. ARTMED.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Da realidade a ação. Campinas: Editora UNICAMP, 1986.

DIENES, Z. P. e GOLDING, E. W. Conjuntos, Números e Potências. Ed EPU.

DIENES, Z. P. & GOLDING, E. W.. Exploração do espaço e prática de medição. Col. Os primeiros passos em matemática – Vol 3. (Trad. de Oclide José Dotto) São Paulo: Ed. Herder, 1969.

DIENES, Z. P. & GOLDING, E. W.. Lógica e jogos lógicos. Col. Os primeiros passos em matemática – Vol. 1. (Trad. de Oclide José Dotto, rev. E adapt. De Ormil Alves Pilatti). São Paulo: Ed. Herder, 1969

CANDAU, Vera Maria. A didática em questão. São Paulo: Ed. Vozes, 1982.

CARVALHO, Dione L. Metodologia do ensino da matemática. São Paulo: Cortez, 1990.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S.. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.

KNIJNIK, Gelsa (org.). Etnomatemática, currículo e formação de professores. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004.

LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1988.

LIMA, Elon Lages. Medida em geometria. Coleção do professor de matemática. Sociedade Brasileira de Matemática.

Parâmetros Curriculares Nocionais – Vol. 3 – Matemática (5a a 8a).MEC.

SINGER, Naomi E. & Miller, Matthew J.. Atividades educacionais I. Trad. de Marta Malvezzi Leal. São Paulo: Madras Ed. Ltda, 2002

 

Complementar

BRETTAS, Luiz Alberto. Pesquisa e produção de novos materiais e métodos para o ensino de matemática. Tese de Doutorado em Mídia e Conhecimento. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Florianópolis : UFSC, 2005.

CARRAHER, Terezinha Nunes (org.). Aprender pensando. Recife: SEC/UFPe, 1985.

CARRAHER, Terezinha N. , SCHLIEMANN, Ana Lúcia D. Álgebra na feira? In: CARRAHER, TEREZINHA, SCHLIEMANN, ANA LÚCIA, CARRAHER, DAVID. Na vida dez ,na escola zero. 10.ed. São Paulo: Cortez editora, 1995. Capítulo 7, p. 127-141.

FERREIRA, André Luis Andrejew. Processos cognitivos na diferenciação e aplicabilidade dos conceitos de equação e função na físico-química. Tese de Doutorado em Informática na Educação. Programa de Pós-graduação em Informática na Educação. Porto Alegre: UFRGS, 2010.

FONSECA, Márcia Souza da. Sobre a matematização do mundo e a desmundanização matemática. Tese de Doutorado Em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Porto Alegre: PUCRS, 2005

GERDES, Paulus. Sobre o despertar do pensamento geométrico. Curitiba: Editora UFPR, 1992. 105p.

KOTHE, Siegfried. Pensar é divertido. São Paulo: E.P.U., 1970.

LOVELL, K. O desenvolvimento dos conceitos matemáticos e científicos na criança. Porto Alegre: Artes médicas, 1988.

LUCKESI, Cipriano et al. Fazer universidade; uma proposta metodológica. São Paulo: Cortez, 1987.

PEREZ, Geraldo. A realidade sobre o Ensino da Geometria no 1º e 2º graus, no Estado de São Paulo. A Educação Matemática em revista, Geometria, Blumenau, n. 4, p. 54-62, 1º semestre,1995.

PIMENTA, Selma Garrido & GONÇALVES, Carlos Luiz. Revendo o ensino de 2º grau; propondo a formação de professores. São Paulo: Cortez, 1990.

PONTE J. P, BROCADO, J e OLIVEIRA, H. Investigações matemática em Sala de Aula. Ed. Autêntica.

ZERMIANI, Vilma J. Álgebra; brincando, redescobrindo, compreendendo. Blumenau: Editora da FURB, 1987.