• CLMN 2023
  • CLMN 2023
  • CLMN 2022
  • CLMN 2022
  • CLMN 2019
  • CLMN 2019
Início do conteúdo
Instrumentação para o Ensino Matemática I

Instrumentação para o Ensino de Matemática I

Curso/semestre Licenciatura em Matemática / Quinto
Disciplina Instrumentação para o Ensino de Matemática I
Caráter PCC – Obrigatório
Pré-requisito Aritmética (100251)
Código 0100252
Depto. DMEC
CHT 68 horas
Créditos 04
Natureza 68 prática
Prof. Resp.
Objetivos

Discutir os conteúdos e os aspectos metodológicos de Matemática do Ensino Fundamental e sua importância para o desenvolvimento do raciocínio dos estudantes.

Incentivar o desenvolvimento de análises críticas de livros didáticos.

Refletir sobre as interações entre a Matemática e os aspectos sociais, filosóficos e técnicos da vida comum.

Conhecer e desenvolver os conteúdos do ensino fundamental.

Adquirir habilidade no preparo de uma unidade didática e na pesquisa de recursos didáticos para o seu desenvolvimento

 

Ementa

Análise de currículos do Ensino Fundamental.   Avaliação de programas, projetos e livros-texto de matemática do Ensino Fundamental. Discussão de formas de apresentação dos conteúdos de Matemática do Ensino Fundamental. Elaboração e Execução de aulas experimentais. Estudos das relações de conceitos de matemática com outras áreas do conhecimento no nível do Ensino Fundamental e com conceitos de matemática do Ensino Médio. Leitura de artigos em revistas de educação matemática e redações de textos para o Ensino Fundamental.

 

Programa

Estudo sobre os objetivos do ensino de Matemática.

A Matemática na História e na Sociedade.

Exame da situação atual do Ensino da Matemática na Escola Fundamental (5a à 8a séries).

Planejamento didático na Escola Fundamental.

Estudo breve de diversos métodos de ensino e critérios de avaliação.

O ensino da Álgebra na Escola Fundamental (5a à 8a séries).

O ensino da Aritmética na Escola Fundamental (5a à 8a séries).

O ensino da Geometria na Escola Fundamental (5a à 8a séries).

Análise e crítica de recursos didáticos.

Desenvolvimento e execução de aulas experimentais para o Nível Fundamental de ensino.

Uso de recursos tecnológicos, suas vantagens e limitações.

Bibliografia

Básica

CARVALHO, Dione L. Metodologia do ensino da matemática. São Paulo: Cortez, 1990.

CARRAHER, Terezinha N. , SCHLIEMANN, Ana Lúcia D. Álgebra na feira? In: CARRAHER, TEREZINHA, SCHLIEMANN, ANA LÚCIA, CARRAHER, DAVID. Na vida dez ,na escola zero. 10.ed. São Paulo: Cortez editora, 1995. Capítulo 7, p. 127-141.

PEREZ, Geraldo. A realidade sobre o Ensino da Geometria no 1º e 2º graus, no Estado de São Paulo. A Educação Matemática em revista, Geometria, Blumenau, n. 4, p. 54-62, 1º semestre,1995.

 

Complementar

Livros didáticos de matemática para o Nível Fundamental.

Revista Educação Matemática. São Paulo: Editora Módulos.

Revista Método. São Paulo: Atual Editora.

Revista do professor de matemática. São Paulo: SBM