Fundamentos Psicológicos da Educação
Curso/semestre | Licenciatura em Matemática / Terceiro |
Disciplina | Fundamentos Psicológicos da Educação |
Caráter | ACA/Obrigatória |
Pré-requisito | – |
Código | 0360245 |
Depto. | DFE |
CHT | 68 horas |
Créditos | 04 |
Natureza | 68 teóricas |
Prof. Resp. | |
Objetivos | Tem como objetivo estudar aspectos psicológicos – evolutivos, cognitivos e afetivos – disponibilizando subsídios para problematizar, entender e intervir nos processos educacionais de sua futura prática profissional. A abordagem desses aspectos psicológicos será realizada a partir de sua interface com as outras áreas de conhecimento, historicamente contextualizados. |
Ementa | Reconhecer a Psicologia como Ciência, que tem por objeto de estudo o comportamento, constituindo-se como um dos saberes da educação, que subsidia o processo educativo, com as teorias que norteiam a Psicologia do Desenvolvimento Humano e a Psicologia da Aprendizagem, constituindo um saber interdisciplinar. Buscar aprofundar a importância da relação educador/educando. |
Programa | Introdução à Ciência Psicologia. Algumas das principais teorias que norteiam a Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem Humana (inatistas, ambientalistas interacionistas). Níveis e processos de desenvolvimento e aprendizagem (infância, adolescência e adultez). |
Bibliografia |
Básica AGUINO, j.g. ,(org), Indisciplina: alternativas teóricas e práticas. S.P. Summus, 1996 ________. (org) Erro e Fracasso na Escola. S.P. Summus, 1997. BASSOLS, A.M., (org) Saúde Mental na escola: Uma abordagem multidisciplinar, V.1, Porto Alegre, Mediação, 2003. D’AMBRÓSIO, U. novos paradigmas de atuação e formação docente, In: PORTO, Tania M.E., Redes em construção: meios de comunicação e práticas educativas. Araraquara, J.M. Editora, 2003
Complementar Davis, C.,e OLIVEIRA, Z. Psicologia na educação, 4ª ed. São Paulo, Cortez Editora, 1994. faria, A. R. O desenvolvimento da criança e do adolescente segundo Piaget. São Paulo , Ática, 2001. Franco, Sérgio K. O Construtivismo e a Educação. Porto Alegre, Mediação, 2000. KAHHALE, Edna M.P. (org) A diversidade da Psicologia: uma construção teórica. São Paulo, Cortez Editora, 2002. MANTOVANINI, M .A.C. Professores, e alunos problemas: um vicioso. São Paulo, Casa do Psicólogo, 2001. |