Educação Brasileira: Organização e Políticas Públicas
Curso/semestre | Licenciatura em Matemática / Segundo |
Disciplina | Educação Brasileira: Organização e Políticas Públicas |
Caráter | Obrigatória |
Pré-requisito | – |
Código | 0350233 |
Depto. | Departamento de Ensino |
CHT | 68 horas |
Créditos | 04 |
Natureza | 68 Teóricas |
Prof. Resp. | |
Objetivos |
Compreensão da legislação, das políticas educacionais e da realidade educacional na sua relação com a estrutura política, econômica e social; Desenvolver um olhar crítico sobre os sistemas educacionais para construir instrumentos que permitam exercer a critica com objetividade, possibilitando a tomada de posições e o exercício da analise constante das transformações da realidade educacional e social; Obter conhecimentos e amparo para o educador e o educando – visando a garantia de direitos individuais e coletivos; Desenvolver o exercício do olhar crítico sobre os fatos educacionais necessários ao professor comprometido. |
Ementa | Estado e suas relações com as políticas públicas e políticas educacionais no percurso da história da educação brasileira. Organização e funcionamento da educação básica no Brasil. A legislação, os sistemas educacionais e a organização da escola. A profissionalização docente. O financiamento da educação. |
Programa |
ESTADO, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE Estado, Políticas Sociais e Políticas educacionais; Teorias do estado e Políticas Públicas de Educação no Brasil
EDUCAÇÃO BRASILEIRA Gênese da escola pública brasileira Educação nas Constituições brasileiras: perspectiva histórica Legislação de Ensino no Brasil
ORGANIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO Organização, gestão e funcionamento da educação brasileira Princípios e fins da educação nacional Regime de colaboração entre as esferas de poder público Educação básica: estrutura e organização
DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO Universalização do Ensino Democratização do acesso e Permanência na escola FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO
PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE Aspectos históricos da Profissão Docentes Políticas de Formação Docente Valorização do Magistério: carreira e políticas salariais
PolÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NA ATUALIDADE Políticas Públicas em Educação Implantação da LDBEN Políticas educacionais na modalidade da educação a distância Educação e Movimentos Sociais Educação de Adultos e Erradicação do Analfabetismo Educação e financiamento internacional: Banco Mundial, UNESCO Limites e perspectivas da Educação Brasileira |
Bibliografia |
Básica APPLE, M. W.; BEANE, James A. (org.) Escolas Democráticas. São Paulo: Cortez, 1997. AZEVEDO, Janete M. Lins de. A Educação como Política Pública. Campinas, SP: Autores Associados, 1997. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo, vol. 56). BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais: educação básica/Brasil. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2004. _______. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da Republica Federativa do Brasil, Brasília, Ano CXXXIV, n° 248, p. 27.8333-27.841, 23 dez. 1996.
Complementar BURBULES, Nicolas C., TORRES, Carlos Alberto (org.) Globalização e Educação, perspectivas criticas. Porto Alegre: Artmed. CURY, C. R. J. A educação básica no Brasil. In: Educação & Sociedade, Campinas, SP: vol. 23, n. 80, p. 168-200, set. 2002. Disponível em: <http://www.cedes. unicamp.br> acesso em: fev. 2005. _______. Legislação educacional brasileira. Rio de Janeiro DP&A, 2000. DALL’IGNA, Maria Antonieta. Democratização do estado e conselhos com representação da sociedade civil: por que e para que são criados os conselhos municipais de educação? Cadernos de Educação/Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Educação. N° 9, p 145-153, (jul./dez./ 1997). DAVIES, N. Legislação educacional federal básica. São Paulo: Cortez, 2004. DAVIS Claudia.[et al.]; VIEIRA, Sofia Lerche (org.). Gestão da escola – desafios a enfrentar. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. FERREIRA, Naura S. C. e AGUIAR, Márcia Ângela (orgs.) Gestão da Educação:impasses e perspectivas. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2001. FERREIRA, Nilda Teves. Cidadania, uma questão para a educação. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra. 2 ed.,1997. GOHN, Maria da Gloria. Movimentos Sociais e Educação. 2 ed. São Paulo: Cortez, (Coleção Questões da nossa época; v.5) 1994. HADDAD, Sergio. A educação de pessoas jovens e adultas e a nova LDB. In: BRZEZINSKI, Iria (org.). LDB interpretada: diversos olhares se entrecruzam. São Paulo: Cortez, 1997. p. 106-122. IMBERNON, Francisco (org.). A educação no século XXI: os desafios do futuro imediato. 2 ed. Porto Alegre. Artes Médicas Sul, 2000. LIBÂNEO, J. C., OLIVEIRA, J. F. de; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo. Cortez, 2003. LIMA, Licínio C. Organização Escolar e Democracia Radical: Paulo Freire e a Governação Democrática da Escola Publica. São Paulo Cortes/ Instituto Paulo Freire, 2000 (Guia Da Escola Cidadã). OLIVEIRA, Dalila Andrade, ROSAR, Maria de Fátima Felix. Política e Gestão da Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. OLIVEIRA. Inês Barbosa de (org.) A democracia no cotidiano da escola. Rio de Janeiro: DP&A, SEPE, 1999. PARO, Vitor Henrique. Por dentro da escola publica. São Paulo: Xamã, 1995. ________. Reprovação Escolar, renuncia a educação. São Paulo: Xamã, 2001. ________. Escritos sobre educação. São Paulo: Xamã, 2001. TIRAMONTI, Guillermina. 0 cenário político e educacional dos anos 90: a nova Fragmentação. Cadernos de Pesquisa, n. 100, São Paulo, 1997. p. 79-91. VILLASANTE, Tomas R. Estado, sociedade e programações alternativas. Revista Brasileira de Educação. Jan/fev/mar/abr, 1999 n.10. ANPED. p. 97-106. |