• CLMN 2023
  • CLMN 2023
  • CLMN 2022
  • CLMN 2022
  • CLMN 2019
  • CLMN 2019
Início do conteúdo
Profissão Docente

Profissão Docente

Curso Licenciatura em Matemática
Disciplina Profissão docente
Caráter Optativa
Pré-requisito
Código 0350215
Depto. Departamento de Ensino/FaE
CHT 68 horas semestrais
Créditos 4
Natureza 68 horas teóricas
Prof. Resp.
Objetivos Discutir questões relativas a historia da profissão docente; analisar aspectos da identidade docente: refletir sobre a questão: como nos tornamos professores/as?; caracterizar os processos de formação docente, os saberes e as competências necessárias ao exercício da docência e que são norteadores da pratica pedagógica: discutir as representações sociais e as imagens e auto-imagens da/na profissão docente; compreender os ciclos de vida profissional; analisar alguns problemas próprios do trabalho e da ação docentes.
Ementa Discutir questões relativas à história da profissão docente; analisar aspectos da identidade docente; refletir sobre a questão: como nos tornamos professores/as?; caracterizar os processos de formação docente, os saberes e as competências necessárias ao exercício da docência e que são norteadores da prática pedagógica; discutir as representações sociais e as imagens e auto-imagens da/na profissão docente; compreender os ciclos de vida profissional; analisar alguns problemas próprios do trabalho e da ação docentes.
Programa

Historia da Profissão Docente

Identidade Docente

Ciclos da carreira docente

Saberes necessários a pratica educativa

Bibliografia

Básica

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários a pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

NOVOA, Antonio. Diz-me como ensinas, dir-te-ei quem és e vice-versa. In: FAZENDA, Ivani. A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. 2′ ed. Campinas, SP: Papirus, 1997.

LUDKE, Menga. Formação Inicial e construção da identidade profissional de professores de 1° grau. In: CANDAU, Vera (org.) Magistério: construção cotidiana. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

 

Complementar

HUBERMAN, Michael. 0 ciclo de vida profissional dos professores. In Vidas dede professores. 2′ ed. Porto: Porto Editora, 1995.

SCHON, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: Nóvoa, Antonio (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa. D. Quixote, 1995.

TARDIFF, Maurice; LESSARD, Claude; LAHAYE, Louise. Os professores face ao saber: esboço de urna problemática do saber docente. Teoria c/a Educação. Porto Alegre, n° 04, 1991.

ARROYO, Miguel G. Oficio de Mestre. Imagens e Auto-imagens. 3o ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

TEIXEIRA, Inês Castro. Os professores como sujeitos sócio-culturais. In: DAYRELL, Juarez. Múltiplos olhares sabre educação e cultura. Ed. da UFMG, 1996.