Leitura e Produção de Textos
Curso | Licenciatura em Matemática |
Disciplina | Leitura e Produção de Textos |
Caráter | Optativa |
Pré-requisito | – |
Código | 1320185 |
Depto. | Letras |
CHT | 68 horas |
Créditos | 04 |
Natureza Ano/sem |
68 teóricas
|
Prof. Resp. | |
Objetivos |
Oportunizar ao aluno condições que lhe permitam: Desenvolver uma prática reflexiva sobre a natureza, estrutura e funcionamento da língua, para que ele possa obter um bom desempenho lingüístico, nas diferentes situações de uso. |
Ementa | Texto e textualidade: coerência e coesão. |
Programa |
Discurso, texto e textualidade; Textualidade e coerência; Fatores de coerência; Tipologia textual: narração, descrição e dissertação; Textualidade e coesão; Mecanismos de coesão textual: coesão referencial, coesão seqüencial; Articulação sintática do texto. |
Bibliografia |
Básica BLINKSTEIN, Izidoro. Técnicas de comunicação escrita. São Paulo: Ática, 1995. CALKINS, L. M. A arte de ensinar a escrever. Porto Alegre: Artes Médicas,1989. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1985. FAVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais São Paulo: Ática, 1995. _______ & KOCH, Ingedore. Lingüística textual.- introdução. São Paulo: Cortez Editores, 1983. FLORIN, L. J. & PLATAO, r. Savioli. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1990. GARCEZ, Lucília H. do Carmo. Técnica de Redação: o que é preciso saber para bem escrever. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Complementar KATO, Mary. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolingüística. São Paulo: Ática, 1996. KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas, SP: Unicamp/Pontes, 1993. KOCK, Ingedore V. A inter-ação pela linguagem. São Paulo. Contexto, 1995. _______. A coesão textual. São Paulo: Contexto, l991. _______. TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 1995. MARLINS, Maria Helena. 0 que é leitura. São Paulo: Brasiliense,1988. ORLANDI, E. P. Discurso e leitura, SP:Cortez Editores/Unicamp, 1988. POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: Mercado Aberto/ALB, 1997. VAL, Maria da Graça Costa. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1991. |