Computação Gráfica
Curso | 3800 |
Disciplina | Computação Gráfica |
Caráter | OPTATIVA |
Pré-requisito |
Álgebra Linear I (100170) Programação em Softwares de Matemática (100255) |
Código | 0750011 |
Depto. | Informática |
CHT | 68 h |
Créditos | 04 |
Natureza | 04 teóricas |
Prof. Resp. | |
Objetivos | Fornecer os fundamentos da área de Processamento Gráfico, apresentando os principais conceitos de Computação Gráfica. Capacitar o aluno a compreender a organização de sistemas gráficos em termos de software e hardware, assim como suas funcionalidades típicas. Capacitar o aluno a implementar técnicas básicas de modelagem, iluminação e texturização para objetos gráficos. |
Ementa | Introdução aos conceitos básicos de CG, estado da arte e principais aplicações. Hardware Gráfico e Sistemas Gráficos. Computação Gráfica 2D, Computação Gráfica 3D. Tópicos especiais em computação gráfica. |
Programa |
Introdução a computação gráfica O que é Computação Gráfica Imagem, modelo, primitiva geométrica Técnicas e aplicações Paradigmas de abstração Níveis de abstração Estruturas abstratas de entes gráficos Componentes de sistemas gráficos Dispositivos de entrada e saída gráfica Introdução Objetos Gráficos Dispositivos Gráficos Classificação dos dispositivos Equipamentos de entrada gráfica Equipamentos de saída gráfica Equipamentos de processamento gráfico Operação dos equipamentos gráficos Estação gráfica Estações gráficas interativas Fundamentos da Computação Gráfica Bidimensional Representação e modelagem de objetos Transformações geométricas Processo clássico de visualização Fundamentos da Computação Gráfica Tridimensional Representação e modelagem de objetos Transformações geométricas Processos de visualização Câmera Virtual Recorte Rasterização Visibilidade Processos de Iluminação Luz e Material Modelos Locais de Iluminação Iluminação Global Mapeamentos Modelagem de Objetos Tridimensionais na WEB Descrição de cenas 3D Linguagens para Realidade Virtual |
Bibliografia |
Básica FOLEY, J. D. et al. Computer graphics: principles and practice. Addison-Wesley. 1996.
Complementar ANGEL, E. Interactive Computer Graphics: a top-down approach with OpenGL. 2nd ed. Addison-Wesley. 2000. GOMES, J.; VELHO, L. Computação Gráfica. vol. I. IMPA 1998. INASI, M. Segredos de projeto de Interface gráfica com o usuário. Infobook. 1994. |