Início do conteúdo
    Notícias
  • Projeto LEIAA conversa com os ingressantes do curso de Licenciatura em Matemática à Distância

    O projeto LEIAA ofertou, no dia 23 de abril de 2024, a oficina “Estratégias autorregulatórias para potencializar a aprendizagem na universidade” para os estudantes ingressantes do curso de Licenciatura em Matemática à distância – CLMD da UFPel.

    A atividade ocorreu na modalidade de webconferência e foi ministrada pela professora doutora Amanda Pranke.

    Participaram 35 estudantes dos dos polos de Arroio dos Ratos, Canguçu, Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Santana do Livramento, Santo Antônio da Patrulha e Sobradinho.

  • Projeto LEIAA promove o último encontro de estudos do ano de 2023

    No último dia 16 de dezembro, o Projeto LEIAA realizou seu último encontro de estudos do ano de 2023. Durante a reunião, foi abordado um texto sobre autoeficácia, e houve também uma análise retrospectiva do ano, proporcionando aos colaboradores a oportunidade de compartilhar seus comentários e percepções acerca do período dedicado ao estudo e aprendizado sobre autorregulação da aprendizagem.
    Dentre os participantes estavam Adriana de Fátima Cruz Rodrigues, Bruna Vinholes Lopes, Clarissa Félix Tavares, Gleisson Couto de Oliveira, Letícia Barros Dias Soares, Matheus Nogueira Lopes, Nathaly Alves Picanço, Sérgio Luiz Pierobom e Vânia Escanlat Pereira, e o coordenador do projeto o Professor Cícero Nachtigall. Como atividade final, foi elaborada uma nuvem de palavras para para sintetizar todos os aspectos relevantes que o Projeto LEIAA desempenhou ao longo do ano.

  • Projeto LEIAA promove ação para fomentar a autorregulação da aprendizagem no curso de turismo.

    No dia 13 de dezembro de 2023, o Projeto LEIAA realizou uma ação no curso de Turismo. Foram abordadas algumas dimensões relacionadas a autorregulação da aprendizagem por meio de atividades interativas, reflexivas e partilhas de experiências. A oficina contou com a presença de 8 estudantes do curso de Turismo e da professora Gisele Silva Pereira, responsável pela disciplina de Pesquisa em Turismo II. O encontro foi conduzido pelo coordenador do projeto, Professor Cícero Nachtigall, teve duração de duas horas e e foi realizado na sala 342 do Campus Anglo. O projeto LEIAA convida e se coloca a disposição de professores e cursos interessados em desenvolverem atividades relacionadas a autorregulação da aprendizagem.

  • Participantes da atividade de revisão em Matemática Básica

    Os projetos LEIAA e GAMA agradecem o interesse dos estudantes abaixo relacionados e informa que maiores informações sobre a atividade foram enviadas para o endereço de email cadastrado no ato da inscrição!

    Os encontros virtuais síncronos ocorrerão nos dias 09/10, 11/10, 16/10, 18/10 e 20/10, das 8:30 às 10:00.

    ADRIANA DE FÁTIMA CRUZ RODRIGUES
    ANA VITÓRIA ALVES NEITZKE MARTINS
    ANIELE MORAES FURTADO
    CAUAN BRITO SILVA
    CYNTIA BORGES SPERLING
    GABRIEL FONSECA LEITZKE
    JOÃO VITOR RADDATZ TIMM
    LUANA DE VARGAS CAVALHEIRO
    MARCELO CARVALHO DA SILVA
    MARIA HELENA LOPES AFONSO
    NELITIANE SOARES DOS SANTOS
    RODRIGO DOS SANTOS MARTINEZ
    SERGIO LUIZ PIEROBOM

     

  • LEIAA e GAMA oferecem revisão em matemática elementar no recesso

     

    LEIAA e GAMA oferecem revisão em matemática elementar

     

    Os projetos LEIAA e GAMA – Grupo de Apoio em Matemática oferecerão, nas duas últimas semanas do próximo recesso acadêmico, uma atividade integrada de revisão em Matemática Elementar para estudantes do IFM – Instituto e Física e Matemática. A atividade, que será desenvolvida na abordagem Sala de Aula Invertida, integrará elementos que visam fomentar a aprendizagem autorregulada.

    Participe!

    Abordagem: Sala de Aula Invertida, com encontros virtuais síncronos.

    Datas: 09/10, 11/10, 16/10, 18/10 e 20/10.

    Horários: das 8:30 às 10:00 (encontros virtuais síncronos)

    Local: O link da sala de webconferência será enviado para o email cadastrado no ato da inscrição.

    Vagas: 40 (preenchimento por ordem de inscrição).

    Período de inscrições: de 25/09 a 02/10.

    Divulgação da turma: 03/10.

    Conteúdos de matemática contemplados: Teoria básica dos conjuntos. Conjuntos numéricos e intervalos. Operações com frações. Potenciação. Radiciação. Racionalização de denominadores. Fatoração e produtos notáveis. Operações e simplificação de frações algébricas. Operações com polinômios. Inequações do primeiro grau. Inequações do segundo grau. Inequações duplas. Inequações modulares. Inequações produto e quociente.

    Dinâmica da atividade: Os conteúdos de Matemática Elementar serão disponibilizados na forma de apostila e em vídeo. Os participantes deverão acessar o material disponibilizado de forma antecipada a cada encontro, elaborar um resumo do conteúdo e aplicar o conhecimento resolvendo a lista de exercícios sugerida. As dúvidas serão elucidadas com os bolsistas (em espaço que será disponibilizado para a turma) ou nos encontros virtuais síncronos.

    Parte de cada encontro será destinada para conversas sobre a aprendizagem invertida e aprendizagem autorregulada, no formato de infusão curricular.

    Carga-horária do curso: 20 horas(1).

    Faça a sua inscrição AQUI.

     

    (1) A frequência será contabilizada por meio da participação nos encontros virtuais síncronos e envio de atividades. Terá direito ao atestado de participação estudantes que obtiverem pelo menos 75% de frequência.

  • Projeto LEIAA oferece atividade sobre gestão do tempo no Ciclo de Palestras CCOS

    Na segunda-feira, dia 28 de agosto, o projeto LEIAA ofereceu uma atividade sobre gestão do tempo no Ciclo de Palestras CCOS – Centro de Ciências Sócio-Organizacionais.
    A atividade foi ministrada pela professora Célia Artemisa Miranda (FAE/UFPel) e pelo professor Cícero Nachtigall (FAE/UFPel) e abordou a gestão do tempo integrada a perspectiva da Aprendizagem Autorregulada.
    Participaram do evento estudantes dos cursos de Bacharelado em Administração, Bacharelado em Turismo, Tecnólogo em Comércio Exterior, Tecnólogo em Gestão Pública e Tecnólogo em Processos Gerenciais.

  • Projeto LEIAA visita a Escola Estadual Ensino Médio Nossa Senhora de Lourdes.

    No dia 25 de agosto, o projeto LEIAA visitou a Escola Estadual Ensino Médio Nossa Senhora de Lourdes, onde aplicou uma atividade em turmas do turno da noite. O objetivo principal dessa atividade era apresentar a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e suas diferentes formas de ingresso, além de abordar a importância da autorregulação da aprendizagem.

    O projeto realizou a atividade com as turmas, do 1º ano, 2º ano e 3º ano do ensino médio. O discente Matheus Nogueira Lopes, e o coordenador do projeto, Professor Cícero Nachtigall, estiveram presentes. Durante a atividade, os estudantes puderam interagir, elucidar dúvidas e participar de uma atividade prática que consistiu em realizar um planejamento para ultrapassar dificuldades de aprendizagem nas disciplinas escolares,

     

  • Projeto LEIAA promove oficina sobre autorregulação da aprendizagem no curso de Turismo

    No último dia 1º de agosto, o Projeto LEIAA realizou uma  oficina no curso de Turismo, abordando a importante temática da autorregulação da aprendizagem. O evento aconteceu na disciplina de Pesquisa em Turismo I, ministrada pela professora Gisele Silva Pereira, e foi conduzido pela docente da Faculdade de Educação (FAE), a professora Célia Ametimisa Gomes Rodrigues Miranda, o coordenador do projeto LEIAA, Professor Cícero Nachtigall também estava presente, acompanhando a atividade. A oficina, que contou com a presença de 21 participantes, proporcionou um espaço propício para a reflexão e discussão sobre a importância da autorregulação no processo de aprendizagem. Os participantes foram incentivados a refletir sobre suas próprias práticas de estudo e identificar estratégias que promovam a autonomia, através de estabelecimento de objetivos.

  • Projeto LEIAA participa do evento UFPEL sem distância e promove oficina sobre a elaboração de resumos como estratégia potencializadora da aprendizagem

    No dia 30 de junho, o projeto LEIAA participou do evento Ufpel sem distância: Seminário de Integração entre os Cursos a Distância e Presenciais da UFPEL, por meio de uma oficina com o tema “A elaboração de resumos como estratégia potencializadora da aprendizagem”. O objetivo principal dessa oficina era destacar estratégias e métodos eficazes para a elaboração de resumos, tendo como base estudos prévios realizados pelo projeto, os quais foram embasados em artigos.

    A elaboração e apresentação da oficina foi atribuída aos discentes Matheus Nogueira Lopes, Bruna Vinholes Lopes,  Gleisson Couto de Oliveira e Letícia Barros Dias Soares. Além disso, o coordenador do projeto, Professor Cícero Nachtigall, esteve  juntamente com os discentes.

    Durante a oficina, houve uma ampla interação entre os participantes, o que permitiu uma discussão mais aprofundada sobre o assunto abordado. Esse momento foi fundamental para ampliar o conhecimento e esclarecer dúvidas relacionadas à elaboração de resumos como uma estratégia para potencializar a aprendizagem. A troca de ideias e experiências foi extremamente enriquecedora. 

    Através dessa oficina, o projeto LEIAA reafirmou seu compromisso de fomentar a autorregulação da aprendizagem por meio de espaços de partilha e trocas de experiências entre os/as acadêmicos/as.

  • Projeto LEIAA visita a Escola Dr. Francisco Simões

    No dia 27 de junho, o projeto LEIAA visitou a Escola Dr.Francisco Simões, onde aplicou uma atividade em duas turmas. O objetivo principal dessa atividade era apresentar a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e suas diferentes formas de ingresso, além de abordar a importância da autorregulação da aprendizagem.

    O projeto realizou a atividade com duas turmas, uma  do 8º ano e outra do 9º ano. O discente Matheus Nogueira Lopes, e o coordenador do projeto, Professor Cícero Nachtigall, estiveram presentes. Durante a atividade, houve uma discussão e interação entre os participantes em um determinado momento, eles tiveram a oportunidade de elaborar uma agenda semanal, um recurso importante para o processo de autorregulação.