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  • LEIAA e GAMA oferecem revisão em matemática elementar no recesso

     

    LEIAA e GAMA oferecem revisão em matemática elementar

     

    Os projetos LEIAA e GAMA – Grupo de Apoio em Matemática oferecerão, nas duas últimas semanas do próximo recesso acadêmico, uma atividade integrada de revisão em Matemática Elementar para estudantes do IFM – Instituto e Física e Matemática. A atividade, que será desenvolvida na abordagem Sala de Aula Invertida, integrará elementos que visam fomentar a aprendizagem autorregulada.

    Participe!

    Abordagem: Sala de Aula Invertida, com encontros virtuais síncronos.

    Datas: 09/10, 11/10, 16/10, 18/10 e 20/10.

    Horários: das 8:30 às 10:00 (encontros virtuais síncronos)

    Local: O link da sala de webconferência será enviado para o email cadastrado no ato da inscrição.

    Vagas: 40 (preenchimento por ordem de inscrição).

    Período de inscrições: de 25/09 a 02/10.

    Divulgação da turma: 03/10.

    Conteúdos de matemática contemplados: Teoria básica dos conjuntos. Conjuntos numéricos e intervalos. Operações com frações. Potenciação. Radiciação. Racionalização de denominadores. Fatoração e produtos notáveis. Operações e simplificação de frações algébricas. Operações com polinômios. Inequações do primeiro grau. Inequações do segundo grau. Inequações duplas. Inequações modulares. Inequações produto e quociente.

    Dinâmica da atividade: Os conteúdos de Matemática Elementar serão disponibilizados na forma de apostila e em vídeo. Os participantes deverão acessar o material disponibilizado de forma antecipada a cada encontro, elaborar um resumo do conteúdo e aplicar o conhecimento resolvendo a lista de exercícios sugerida. As dúvidas serão elucidadas com os bolsistas (em espaço que será disponibilizado para a turma) ou nos encontros virtuais síncronos.

    Parte de cada encontro será destinada para conversas sobre a aprendizagem invertida e aprendizagem autorregulada, no formato de infusão curricular.

    Carga-horária do curso: 20 horas(1).

    Faça a sua inscrição AQUI.

     

    (1) A frequência será contabilizada por meio da participação nos encontros virtuais síncronos e envio de atividades. Terá direito ao atestado de participação estudantes que obtiverem pelo menos 75% de frequência.

  • Projeto LEIAA oferece atividade sobre gestão do tempo no Ciclo de Palestras CCOS

    Na segunda-feira, dia 28 de agosto, o projeto LEIAA ofereceu uma atividade sobre gestão do tempo no Ciclo de Palestras CCOS – Centro de Ciências Sócio-Organizacionais.
    A atividade foi ministrada pela professora Célia Artemisa Miranda (FAE/UFPel) e pelo professor Cícero Nachtigall (FAE/UFPel) e abordou a gestão do tempo integrada a perspectiva da Aprendizagem Autorregulada.
    Participaram do evento estudantes dos cursos de Bacharelado em Administração, Bacharelado em Turismo, Tecnólogo em Comércio Exterior, Tecnólogo em Gestão Pública e Tecnólogo em Processos Gerenciais.

  • Projeto LEIAA visita a Escola Estadual Ensino Médio Nossa Senhora de Lourdes.

    No dia 25 de agosto, o projeto LEIAA visitou a Escola Estadual Ensino Médio Nossa Senhora de Lourdes, onde aplicou uma atividade em turmas do turno da noite. O objetivo principal dessa atividade era apresentar a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e suas diferentes formas de ingresso, além de abordar a importância da autorregulação da aprendizagem.

    O projeto realizou a atividade com as turmas, do 1º ano, 2º ano e 3º ano do ensino médio. O discente Matheus Nogueira Lopes, e o coordenador do projeto, Professor Cícero Nachtigall, estiveram presentes. Durante a atividade, os estudantes puderam interagir, elucidar dúvidas e participar de uma atividade prática que consistiu em realizar um planejamento para ultrapassar dificuldades de aprendizagem nas disciplinas escolares,

     

  • Projeto LEIAA promove oficina sobre autorregulação da aprendizagem no curso de Turismo

    No último dia 1º de agosto, o Projeto LEIAA realizou uma  oficina no curso de Turismo, abordando a importante temática da autorregulação da aprendizagem. O evento aconteceu na disciplina de Pesquisa em Turismo I, ministrada pela professora Gisele Silva Pereira, e foi conduzido pela docente da Faculdade de Educação (FAE), a professora Célia Ametimisa Gomes Rodrigues Miranda, o coordenador do projeto LEIAA, Professor Cícero Nachtigall também estava presente, acompanhando a atividade. A oficina, que contou com a presença de 21 participantes, proporcionou um espaço propício para a reflexão e discussão sobre a importância da autorregulação no processo de aprendizagem. Os participantes foram incentivados a refletir sobre suas próprias práticas de estudo e identificar estratégias que promovam a autonomia, através de estabelecimento de objetivos.

  • Projeto LEIAA participa do evento UFPEL sem distância e promove oficina sobre a elaboração de resumos como estratégia potencializadora da aprendizagem

    No dia 30 de junho, o projeto LEIAA participou do evento Ufpel sem distância: Seminário de Integração entre os Cursos a Distância e Presenciais da UFPEL, por meio de uma oficina com o tema “A elaboração de resumos como estratégia potencializadora da aprendizagem”. O objetivo principal dessa oficina era destacar estratégias e métodos eficazes para a elaboração de resumos, tendo como base estudos prévios realizados pelo projeto, os quais foram embasados em artigos.

    A elaboração e apresentação da oficina foi atribuída aos discentes Matheus Nogueira Lopes, Bruna Vinholes Lopes,  Gleisson Couto de Oliveira e Letícia Barros Dias Soares. Além disso, o coordenador do projeto, Professor Cícero Nachtigall, esteve  juntamente com os discentes.

    Durante a oficina, houve uma ampla interação entre os participantes, o que permitiu uma discussão mais aprofundada sobre o assunto abordado. Esse momento foi fundamental para ampliar o conhecimento e esclarecer dúvidas relacionadas à elaboração de resumos como uma estratégia para potencializar a aprendizagem. A troca de ideias e experiências foi extremamente enriquecedora. 

    Através dessa oficina, o projeto LEIAA reafirmou seu compromisso de fomentar a autorregulação da aprendizagem por meio de espaços de partilha e trocas de experiências entre os/as acadêmicos/as.

  • Projeto LEIAA visita a Escola Dr. Francisco Simões

    No dia 27 de junho, o projeto LEIAA visitou a Escola Dr.Francisco Simões, onde aplicou uma atividade em duas turmas. O objetivo principal dessa atividade era apresentar a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e suas diferentes formas de ingresso, além de abordar a importância da autorregulação da aprendizagem.

    O projeto realizou a atividade com duas turmas, uma  do 8º ano e outra do 9º ano. O discente Matheus Nogueira Lopes, e o coordenador do projeto, Professor Cícero Nachtigall, estiveram presentes. Durante a atividade, houve uma discussão e interação entre os participantes em um determinado momento, eles tiveram a oportunidade de elaborar uma agenda semanal, um recurso importante para o processo de autorregulação.

  • Participantes da atividade Roda de conversa sobre autorregulação da aprendizagem: Integração à universidade.

    O projeto LEIAA dá as boas-vindas aos estudantes abaixo relacionados e informa que maiores informações sobre a atividade foram enviadas para o endereço de email cadastrado no ato da inscrição!

    Os encontros virtuais síncronos ocorrerão nos dias 15/07, 22/07 e 29/07, das 8:30 às 10:00.

    Nome completo
    ADRIANA DE FÁTIMA CRUZ RODRIGUES
    ALINE CASTRO ARNOLDI
    ANDRIELI EBLING FANKA DA CUNHA
    CHRYSTIAN FERREIRA DE FERREIRA
    CLARISSA FELIX TAVARES
    CRISTIANO PERES PALMEIRA NUNES
    DIONATAN GARCIA SIQUEIRA DA SILVA
    ESTEFANI RODEGHIERO ALDRIGHI
    FÁTIMA JAKELINE DAS CHAGAS SEVERO
    GABRIEL FERRARI
    GABRIELA HOFFMEISTER
    HYNAIARA VIEIRA BOTELHO
    JOÃO VITOR RADDATZ TIMM
    JORDANE RECH
    LARA DILELIO ALVES
    LEANDRO EWALD TREPTOW ADAM.
    LEONARDO CORRÊA SABBADO
    LETÍCIA RECH DA SILVEIRA
    MAIARA DUARTE TAVARES
    MARIA HELENA LOPES AFONSO
    MARIANA JUNQUER GAYER MENDES
    MIRTES BETANIA LOPES SIQUEIRA
    RAQUIEL FURTADO BORGES
    SERGIO LUIZ PIEROBOM
    SIMONE MACEDO POERNER
    SUELEN V. DA ROSA
    VALÉRIA NOBRE DE SOUZA

     

  • Roda de conversa sobre autorregulação da aprendizagem: Integração à universidade.

    Olá!!

    Se você é estudante da dos cursos de Licenciatura em Matemática ou Licenciatura em Matemática – Noturno da UFPel, venha participar Roda de conversa sobre autorregulação da aprendizagem: Integração à universidade que será oferecida pelo projeto LEIAA (Laboratório de Estudos e Investigações sobre Aprendizagem Autorregulada).

    Serão abordados alguns temas centrais da Aprendizagem Autorregulada, tais como o estabelecimento de objetivos de aprendizagem, estratégias de aprendizagem e procrastinação.

    Estudantes de todos os semestres podem participar!

    Inscrições: de 16/06/23 a 08/07/23.

    Divulgação da turma: 11/07/23.

    Quantidade de vagas: 30.

    Datas e horários dos encontros virtuais: 15/07, 22/07 e 29/07, das 8:30 às 10:00.

    Público prioritário: Estudantes ingressantes de licenciatura em matemática, mas quaisquer estudantes da UFPel podem participar.

    Observações:

    1) Os estudantes que participarem dos encontros e desenvolverem as atividades terão direito a um comprovante de participação num total de 20 horas.

    2) Havendo mais inscritos do que vagas, as mesmas serão preenchidas por ondem de inscrição.

    Clique aqui para realizar sua inscrição (Inscrições encerradas!).

  • Projeto LEIAA visita o Colégio Municipal Pelotense

    Nos dias 6 e 7 de junho, o projeto LEIAA visitou o Colégio Municipal Pelotense, onde aplicou uma atividade em duas turmas. O objetivo principal dessa atividade era apresentar a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e suas diferentes formas de ingresso, além de abordar a importância da autorregulação da aprendizagem.

    No dia 6 de junho, o projeto realizou a atividade com uma turma do 8º ano. Os discentes Matheus Nogueira Lopes, Mariana Junquer Gayer Mendes e o coordenador do projeto, Professor Cícero Nachtigall, estiveram presentes. Durante a atividade, houve uma discussão e interação entre os participantes em um determinado momento, eles tiveram a oportunidade de elaborar uma agenda semanal, um recurso importante para o processo de autorregulação.

    No dia seguinte, 7 de junho, o projeto visitou uma turma do 7º ano, que contou com a participação dos alunos Gleisson Couto de Oliveira, Mariana Junquer Gayer Mendes e Nelitiane Soares dos Santos, além do coordenador do projeto, Professor Cícero Nachtigall. A atividade seguiu a mesma dinâmica, apresentando a UFPEL e suas formas de ingresso, e abordando a importância da autorregulação da aprendizagem. Durante o evento, os alunos tiveram a oportunidade de participar ativamente, discutindo o tema e esclarecendo dúvidas.

    No total, cada visita teve uma duração aproximada de 2 horas. A equipe do projeto LEIAA se colocou à disposição para realizar uma segunda visita caso haja interesse por parte da escola e dos alunos. Essa segunda visita teria como objetivo aprofundar a discussão e analisar os resultados da aplicação das estratégias de estudos apresentadas durante as atividades.

     

  • Projeto LEIAA realiza exposição na 29ª Fenadoce, no estande da UFPel

    No dia 2 de junho, sexta-feira, o projeto LEIAA teve a satisfação de realizar uma exposição no estande da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), durante a 29ª edição da Fenadoce. A mostra contou com a participação dos estudantes Gleisson Couto de Oliveira, Matheus Nogueira Lopes, Mariana Junquer Gayer Mendes e Nelitiane Soares dos Santos, acompanhados pelo professor coordenador do projeto, Cícero Nachtigall.

    O grupo disponibilizou dois informativos, sendo um deles com orientações sobre como criar uma agenda e uma breve explicação da Técnica Pomodoro. O outro informativo trazia instruções sobre como sublinhar e resumir textos. Com o objetivo de informar os visitantes da feira, uma televisão foi disponibilizada no estande. Durante a exposição, um vídeo foi exibido, apresentando os objetivos do projeto e detalhando as atividades realizadas ao longo do último ano.