Por que o multilinguismo é um plus?

As línguas não ficam isoladas dentro da mente de uma pessoa multilíngue. Pelo contrário: elas interagem entre si, formando um sistema, o que oferece as seguintes vantagens.

A aprendizagem de uma nova língua é diferente entre uma pessoa que não tem experiência de aprendizagem de línguas estrangeiras e um multilíngue. O segundo, já familiarizado com o processo de aprender um idioma, possui uma série de estratégias de aprendizagem que o monolíngue não possui. Ademais, o multilíngue possui uma carga de conhecimentos linguísticos e uma consciência metalinguística fortalecida. Ele pode fazer consultas ao seu sistema linguístico, procurando semelhanças e relações entre as línguas que já conhece e a língua nova. Todos esses fatores facilitam a aprendizagem de uma língua em relação com a outra. 

O multilinguismo também pode levar a uma “reorganização” dos neurônios, criando novas conexões e otimizando o funcionamento do cérebro, mesmo nas áreas do cérebro que não estão diretamente ligadas à língua e a seu uso. Os processos de estudar e usufruir de múltiplas línguas também estão ligados a um aumento nas substâncias cinzenta e branca do cérebro, além de ajudar a desacelerar sua deterioração devido à idade.

Além disso, o multilinguismo pode estar relacionado a vantagens cognitivas. Estudos demonstram que indivíduos multilíngues podem apresentar desempenhos mais aprimorados em tarefas de flexibilidade mental, criatividade, atenção seletiva e capacidade de resolução de problemas. Isso ocorre porque o cérebro precisa constantemente alternar entre os diferentes sistemas linguísticos por meio das funções executivas. Dessa forma, o uso de duas ou mais línguas fortalece um sistema cognitivo. 

Do ponto de vista social, a conscientização sobre o multilinguismo cria uma consciência étnica e identitária de falantes de línguas minoritárias sobre as suas línguas e as outras. Os estudos nessa área podem contribuir para a preservação e valorização de línguas minoritárias.

Por fim, saber falar várias línguas pode abrir uma série de portas: melhores cargos e salários na profissão, viajar sem medo e conhecer novas pessoas e culturas. O multilinguismo, portanto, só tem a acrescentar aspectos positivos na vida do indivíduo. Por isso, o esforço de aprender línguas vale a pena.

 

Referências

GABRYŚ-BARKER, D. Applied Linguistics and Multilingualism. In: SINGLETON, D. M.; ARONIN, L. (Eds.). Twelve lectures on multilingualism. Bristol: Channel View Publications, 2018. p. 35–64.

HUFEISEN, B.; JESSNER, U. The Psycholinguistics of Multiple Language Learning and Teaching. In: SINGLETON, D. M.; ARONIN, L. (Eds.). Twelve lectures on multilingualism. Bristol: Channel View Publications, 2018. p. 65–100.

MARIAN, V. The Power of Language: How the Codes We Use to Think, Speak, and Live Transform Our Minds. 4. ed. Nova Iorque: Dutton, 2023.

RIEHL, C. M. Aspekte der Mehrsprachigkeit: Formen, Vorteile, Bedeutung. In: HEINTS, D.; MÜLLER, J. E.; REIDBERG, L. (Eds.). Mehrsprachigkeit macht Schule. Kölner Beiträge zur Sprachdidaktik: Reihe A. Duisburg: Gilles und Francke Verlag, 2006. v. 4, p. 15–24.

WITYNSKI, Max. Why multilingualism is a ‘superpower’ – Northwestern Now.

Autora: Gabriela Cassiano. Graduanda em Letras – Português e Alemão e bolsista de iniciação científica do CNPq, vinculada ao Laplimm.

Comments

comments