De acordo as pesquisadoras Karen Pupp Spinassé e Maria Lidiani Käfer (2017, p. 397), a didática do multilinguismo é “[…] uma abordagem de ensino em que se trabalhe, com o aprendiz, mais de uma língua, simultaneamente, levando-se em conta os diferentes sistemas com os quais o aluno possa estar (ou possa vir a estar) em contato” .
Através da didática do multilinguismo, busca-se desenvolver a competência plurilíngue dos alunos, incentivando-os a utilizar os conhecimentos que já possuem sobre um idioma para facilitar a aprendizagem de outro.
Como utilizar a didática do multilinguismo?
- Reconhecer e integrar na aula os conhecimentos linguísticos prévios dos estudantes;
- Incentivar e auxiliar os alunos a estabelecer conexões entre as línguas;
- Propor atividades que sensibilizem e conscientizem os alunos para as línguas e o papel que elas exercem na sociedade;
- Transferir estratégias de aprendizagem de uma língua estrangeira para a outra;
- Aprimorar a consciência (meta)linguística.
Confira, na imagem abaixo, um exemplo de atividade no âmbito da didática do multilinguismo, elaborada e aplicada por Karen Pupp Spinassé e Maria Lidiani Käfer (2017, p. 406) com estudantes de contextos multilíngues (de contato português e Hunsrückisch).
Nesse exercício, os estudantes deveriam identificar as línguas apresentadas e completar as lacunas com as línguas que sabem. Dessa forma, eles podem se abrir para outras línguas e estabelecer conexões entre as línguas, verificando que possuem conhecimentos que podem ajudar a aprender línguas tipologicamente semelhantes.
Referências
KUMARAVADIVELU, Bala. Beyond Methods: Macrostrategies for Language Teaching. Illustrated ed. New Haven: Yale University Press, 2002.
SPINASSÉ, Karen Pupp; KÄFER, Maria Lidiani. A conscientização linguística e a didática do multilinguismo em contextos de contato Português-Hunsrückisch. Gragoatá, v. 22, n. 42, p. 393–415, 2017.