A primeira missão da equipe do Reino Unido para o Brasil – 2017

A equipe do Reino Unido visitou Pelotas durante a semana de 04 a 08 de dezembro de 2017. As equipes participaram de uma série de reuniões, visitaram os bairros do estudo de caso de Pelotas (Navegantes, Fragata e Centro) e participaram do workshop de mapeamento participativo com a comunidade que morava em o centro da cidade de Pelotas, uma das áreas do projeto PlaceAge. A equipe do Reino Unido compunha o Dr. Ryan Woolrych, a professora Judith Sixsmith, a professora Rebecca Lawthom, a Dra. Jenny Fisher, a Dra. Meiko Makita e a Dra. Nadia Goodman. A equipe do Brasil é professora Adriana Portella, Dr. Eduardo Rocha, Dra. Celina Britto, Dra. Ligia Chiareli, Professor Isolde Gunther, Professor Hartmut Gunther e Rodrigo Marcandier Goncalves. Durante a visita em Pelotas, a equipe do Reino Unido teve a oportunidade de conhecer o Professor Flavio Delmarco, Diretor de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade de Pelotas, Professor Rafael Vetromille Castro Coordenador de Pos Graduação e Professor Mauricio Polidori Diretor da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Pelotas no Museu Doce para discutir sobre o desenvolvimento atual do projeto PlaceAge e a colaboração entre as Universidades. As equipes visitaram dois bairros de estudo de caso de Pelotas: Navegantes (um bairro de baixa renda) localizada a leste da cidade, onde conheci trabalhadores sociais, crianças e outros membros da comunidade no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social, Navegantes) e COHAB Duque em Fragata (um bairro de renda média), onde tiveram a oportunidade de conversar com o administrador local do condomínio. Em ambas as visitas, as equipes participaram de uma discussão interessante sobre como os adultos mais velhos são apoiados em suas comunidades, particularmente em torno da saúde, bem-estar e participação social. Isso ajudou a equipe do Reino Unido a entender melhor os desafios e oportunidades para o envelhecimento dos idosos em diferentes bairros de Pelotas. Outro destaque da missão foi a participação da equipe do Reino Unido na oficina de mapeamento participativo no Museu do Doce com idosos residentes do Centro de Pelotas. A equipe do Reino Unido conversou com idosos residentes no Centro de Pelotas sobre seus desafios e sugestões sobre como melhorar esse bairro. A missão terminou com uma discussão entre os membros das duas equipes sobre os próximos passos para a pesquisa em 2018.

Publicado em Notícias.