Início do conteúdo
    Notícias
  • Intervenção breve para uso problemático de substâncias

    Veja no menu “Abordagens” – “Abordagens individuais” o acesso para a Intervenção Breve, que apresenta boas evidências para o cuidado de pessoas com risco ou uso problemático de substâncias psicoativas, especialmente o álcool,

  • Abordagens em situações de catástrofe

    Veja um novo item no menu “Abordagens” sobre os cuidados psicoemocionais e o uso de psicofármacos em situações de emergência climática e outras.

  • Nova publicação da OMS sobre intervenções psicossociais

    A Organização Mundial da Saúde reconhece a necessidade de oferecer tratamentos psicológicos na atenção primária e publica um manual sobre intervenções psicossociais integradas aos serviços de saúde existentes. Veja no menu “Publicações” – “Estudos e recursos internacionais”.

  • Alimentação e atividade física

    Cuidar da alimentação e manter uma boa atividade física tam´bém é cuidar da saúde mental!

    Veja os guias brasileiros recomendados pelo Ministério da Saúde no menu “Abordagens”.

  • Novas publicações

    No menu “Publicações” há duas novas seções: brasileira e internacional, que foram atualizadas com recentes estudos, especialmente os do Laboratório Interdisciplinar em Atenção Primária à Saúde – LIPAPS, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, coordenado pela Profa. Sandra Fortes.

  • Novidade no site

    Agora no menu “Abordagens” estas estão divididas em grupais, individuais e combinadas. Ainda estamos em construção, procurando encontrar as abordagens que podem funcionar melhor na nossa realidade.

  • Novos materiais da OMS

    Veja no menu “Abordagens” as “intervenções de baixa intensidade”, como denomina a OMS, adaptadas para vários países.

  • Veja mais sobre TCI e TFC

    No menu “Abordagens” encontram-se duas novas páginas: Terapia Comunitária Integrativa e Terapia Focada na Compaixão, conheça mais e compartilhe conosco suas experiências!

  • Abordando o sofrimento mental

    Veja no menu “Abordagens” a excelente cartilha desenvolvida por colegas da Universidade Federal de Viçosa para compreender e lidar com aquele sofrimento mental que não se enquadra nos diagnósticos dos transtornos mentais mas merece atenção.