Conhecimento e prática no preparo de xarope e pomada
Na sexta-feira (31/03) foi realizada mais uma atividade do Projeto Hortas Urbanas, desta vez foi a oficina “Plantas Medicinais com potencial para tratamento de sintomas respiratórios e Plantas medicinais com potencial para o tratamento de feridas. A oficina foi ministrada pela professora Teila Ceolin, da Faculdade de Enfermagem e integrante do projeto que também é coordenadora do projeto Práticas Integrativas e Complementares (PICs) na Rede de Atenção em Saúde.
Na ocasião, a médica Kelen de Morais Cerqueira, da UBS Areal/Leste, que coordena o projeto Práticas Integrativas e Complementares (PICs) em Saúde e Sustentabilidade na UBS Areal/Leste, salientou a importância da presença multidisciplinar na ação, pois além de membros comunitários estavam presentes alunos/as da Geografia, Nutrição, Enfermagem, Medicina, Gastronomia, Arquitetura, Artes e outros profissionais. Destacou também a importância das PICs para o tratamento da saúde e para a sustentabilidade.
Durante a tarde chuvosa de sexta-feira a oficina transcorreu normalmente, abrigada no recém inaugurado espaço junto à horta, onde se realizam atividades das Práticas Integrativas. Usando a cozinha do local a professora Teila explicou a elaboração de xarope, com a utilização de plantas que, em sua maioria, puderam ser obtidas na própria horta da UBS. Os participantes também elaboraram pomada para o tratamento de feridas. Toda a parte prática foi precedida de uma apresentação teórica onde foram apresentadas as principais características e usos das plantas utilizadas nos preparos.
A professora Teila disponibilizou material informativo sobre as oficinas, que pode ser obtido AQUI material didático-sistema respiratório-set.22 e também AQUI: material didático-plantas medicinais-feridas-PIC-RAS