Renovação dos Canteiros na Tablada Continua

Ação do Projeto dá continuidade à renovação da Horta Tablada

Nesta quinta-feira (27/03) integrantes do Projeto Hortas Urbanas retornaram à horta da Associação dos Moradores da Cohab Tablada para, juntamente com membros da associação, dar continuidade aos trabalhos de renovação da horta, iniciados no grande mutirão que se realizou no dia 15/04.

Na ocasião, além do apoio do Aguinaldo, na operação do motocultivador, também contamos com a ajuda do Adão Luiz Silveira, técnico da FAEM que deu início à reconfiguração dos canteiros.

Na sequência, os moradores continuarão o trabalho enquanto iremos preparando mudas de hortaliças para o plantio.

A próxima ação na horta será coordenada pela professora Adriane Marin, na próxima quinta-feira (05/05) para continuar com a instalação de novos canteiros. Voluntários/as do projeto serão muito bem aceitos. Informe-se e venha participar.

 

sgv

Casa do Carinho recebe horta do Projeto Hortas Urbanas

Ação foi para preparo inicial do solo

Nesta segunda-feira (24/04) teve início a implantação de uma nova horta do projeto Hortas Urbanas. Desta vez a ação foi realizada na Casa do Carinho, instituição que abriga crianças e jovens, mantida pela Prefeitura Municipal de Pelotas. Os integrantes do projeto contaram com o apoio da Suinfra, por intermédio do gerenciamento do transporte e operação do motocultivador utilizado nesta etapa pelo Aguinaldo.

A ação decorreu de visitas anteriores e contatos realizados com a coordenação da casa, orientação educacional e cozinheira, quando foi feito o planejamento para implantação da horta. Na sequência será feita a análise do solo e preparação dos canteiros. Ao mesmo tempo já estão sendo preparadas mudas das espécies mais solicitadas pelos usuários da casa. A horta terá um objetivo pedagógico, haja vista que estão previstas ações de educação ambiental e alimentação orgânica para as crianças e jovens que vivem na casa, que também aprenderão a lidar com a própria horta. Além disso, servirá para o abastecimento da despensa, com a produção de hortaliças, temperos e ervas de chá que serão utilizados na alimentação dos moradores.

 

sgv

Horta da Tablada e projeto realizaram mutirão com grande participação de voluntários

Participantes do Projeto Hortas Urbanas e Comunidade

participaram do mutirão

 

No sábado (15/04), o Projeto Hortas Urbanas da UFPEL realizou um grande mutirão de limpeza e reorganização da Horta da Associação de Moradores da Cohab Tablada. Professores, estudantes e membros da comunidade local trabalharam lado a lado roçando, capinando e retirando galhos e resíduos da horta.

Sob a orientação dos professores, estudantes de vários cursos da UFPEL se envolveram em atividades distintas. Os da Engenharia Agrícola se encarregaram de recolocar a caixa d’água em local próprio, reconstruindo a base de sustentação e refazendo o sistema de coleta de água da chuva.  Já os da Geografia se envolveram na limpeza e reorganização dos canteiros, juntamente com os colegas da Biologia, da Nutrição e da Engenharia Sanitária e Ambiental. Ao mesmo tempo, os colegas da Gastronomia se encarregaram de preparar o almoço que foi servido no local para os participantes, com um cardápio que valorizou ingredientes hortícolas. Os membros da comunidade participaram ativamente realizando todas tarefas e orientando acerca das diversas espécies cultivadas no local, principalmente acerca dos usos das plantas medicinais. A horta, além das espécies hortícolas, conta também com um grande número de ervas medicinais que são amplamente utilizados pelos moradores.

A Superintendência de Infraestrutura da UFPEL emprestou várias ferramentas utilizadas na ação de sábado, como enxadas, pás, ancinho e ancinho de mão, haja vista que o projeto não conta com esse material. Agradecemos a colaboração do superintendente Tiago Vahl. Também foi muito importante o apoio administrativo sempre competente da PREC, com Nádia Najara Kruger Alves e Gustavo Dias Ferreira, com muito profissionalismo para ajudar.

A avaliação dos integrantes do projeto e dos membros da comunidade é que se tratou de um grande evento de colaboração entre a universidade e os moradores. A troca de experiências e conhecimentos foi celebrada por todos e reconhecida como um grande mérito da pesquisa-ação, metodologia que tem sido incentivada pelos participantes no projeto.

No final, diversas ações foram planejadas para dar sequência ao trabalho na horta. Será utilizado o motocultivador do projeto para preparo da terra e a construção de novos canteiros que receberão variedades selecionadas pela comunidade.

Participaram da atividade: Adriane Marinho de Assis, Ana Clara Marins Mendes, Andréia Cardoso da Martha, Antônio Fernando Zanferdini, Felipe Martins Bandeira, Hebert Luíz Rossetto, Humberto Dias Vianna, Joice de Freitas Medeiros, Júlia Velasco Martins, Kauana Silveira Cardoso, Laura Sheikha dos Santos, Luisa da Rosa Oliveira, Luiz Henrique Dias, Luíza Helena Correa,  Marcos Paulo Machado, Maria Carolina Gomes Silva e Silva, Maria Fernanda Ghisi, Mikael Alves  Schneider, Rafael Meiatto de Ávila, Sérgio Dias Torres, Sidney Gonçalves Vieira, Stephane Ramos, Suzana dos Santos Soares e os membros da comunidade da Associação dos Moradores da Cohab Tablada: Eva, Laura, Serlei, Dodô, Carmem, Cloé, Verinha, Vicente e Vitor.

 

A seguir, fotografias de vários momentos da atividade de sábado.

 

Oficina de vermicompostagem atrai participantes

Compostagem em pequenos espaços e Minhocários

Nesta sexta-feira (14/04), o Projeto Hortas Urbanas se fez presente no Lar da Criança São Luiz Gonzaga, entidade vinculada à Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) e conveniada com a Prefeitura Municipal de Pelotas. Na ocasião, foi realizada uma oficina formativa sobre “Compostagem em pequenos espaços e Minhocários”, ministrada pelo professor Humberto Vianna, para as agentes que atuam no espaço. A finalidade foi promover o reaproveitamento da matéria sólida gerada no centro educacional para que seja aproveitada na produção de composto orgânico. O resultado dessa produção poderá ser aproveitado no próximo passo: a implantação de uma horta orgânica.


Inicialmente, o professor Humberto apresentou os conceitos, técnicas e motivações por trás da compostagem e vermicompostagem, dando exemplos e elucidando dúvidas das participantes, que, em sua maioria, já possuem hortas em casa e afirmaram o interesse de levar o aprendizado também para suas práticas caseiras. Em seguida, partiu-se para a aplicação dos conhecimentos teóricos apresentados, montando-se um sistema de vermicompostagem modelo EMBRAPA, com baldes reciclados e canos pvc.

Nesse momento, as participantes puseram a mão na massa e se engajaram na produção da vermicomposteira, separando atentamente as matérias que poderiam ou não ser compostadas e integrando, também, minhocas californianas no sistema.

A vermicomposteira foi alocada com carinho em seu novo Lar, onde, além de promover a maior sustentabilidade produtiva, servirá de exemplo para as crianças que a frequentam, reafirmando a importância de reciclar corretamente os resíduos produzidos em casa.

Sábado será dia de Mutirão na Tablada

Hortas Urbanas e Associação de Moradores realizarão reorganização da horta

Será neste sábado (15/04), a partir das 9h com previsão de término às 15h, a realização de um mutirão para reorganização da Horta da Associação dos Moradores da Cohab Tablada. Todos os integrantes do projeto estão convidados a participar, confirme sua participação. O objetivo é organizar os canteiros, definir as hortaliças que deverão ser plantadas, consertar a caixa d’água para coleta de agua da chuva, capinar e limpar o terreno da horta. Os integrantes do GT – 5 – Gastronomia, sob a orientação do prof. Alcides Gomes Neto farão uma oficina que resultará no preparo do almoço para os participantes da atividade.

Os professores Sidney e Humberto estarão coordenando as atividades com os integrantes do GT 6 – Geografia, Ciências Humanas e Artes. O GT 3 – Engenharia Agrícola e Ambiental, com a participação do prof. Hebert Luis Rossetto, coordenará o conserto do sistema de captação de água da chuva, para que a horta possa ser regada sempre que necessário, de forma sustentável. Os integrantes do GT 1 – Nutrição, do GT 2 Agronomia e Meteorologia e do GT – 4 – Ciências Biológicas e Ambientais estarão monitorando as ações na horta.

Os demais professores participantes orientarão as ações dos estudantes e da comunidade de forma que a horta seja reorganizada e possa receber o plantio de novas cultivares que servirão de alimento e exemplo de produção orgânica para os moradores.

OBSERVAÇÕES: Não haverá transporte da UFPel para o local. No grupo do Whatsapp “Amigos do Hortas” poderão ser organizadas caronas e também nos grupos dos GTs. O almoço não terá custo, mas precisa de confirmação por meio do formulário, pois há limite de vagas.

Composteiras e Minhocários são os temas da oficina desta sexta-feira

Projeto Hortas Urbanas ministra oficina no Centro da Criança São Luiz Gonzaga

O professor Humberto Dias Vianna ministra nesta sexta-feira (14/03) uma oficina que versa acerca de uma atividade teórico-prática sobre como construir e manter uma composteira ou vermicomposteira. A atividade conta com a participação do Grupo de Trabalho Engenharia Agrícola e Ambiental (GT-3) do projeto.

A oficina será ministrada no Centro da Criança São Luiz Gonzaga, entidade vinculada à Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) e conveniada com a Prefeitura Municipal de Pelotas, localizada na Avenida Brasil, 314, Simões Lopes. De acordo com as informações obtidas “atualmente, o Centro da Criança conta com essa parceria firmada com o Município para atendimento à demanda de Educação Infantil (04 meses a 03 anos e 11 meses aproximadamente), além de buscar a captação de recursos por meio de editais de projetos sociais, bem como parcerias locais para qualificação dos serviços e de sua infraestrutura. Além do atendimento às crianças, a instituição desenvolve ainda ações socioeducativas com as famílias e comunidade através de Encontros Formativos e Oficinas de Geração de Renda.”(Fonte)

A oficina inicia com um momento teórico, no qual é explicado aos participantes o que é compostagem e vermicompostagem, e as diversas formas de se realizar o processo, dando ênfase à compostagem ou vermicompostagem, em pequenos espaços. A parte teórica é ministrada com o uso de slides projetados por um projetor. O segundo momento da oficina é prático, no qual os participantes são convidados a construir uma composteira, ou vermicomposteira, com baldes. Na parte prática são demonstrados os produtos gerados e usados no processo como biochorume, humus e minhocas.

No futuro, de acordo com o interesse do centro, será oferecida a oportunidade de instalação de uma horta, com o intuito de propiciar às crianças um ambiente lúdico e educativo acerca de uma nova racionalidade ambiental. Tendo em vista a natureza das atividades na escola e o espaço disponível para a oficina o número de participantes foi limitado e as inscrições estão encerradas.

 

Professor Dr. HUMBERTO DIAS VIANNA é professor Adjunto A do Centro de Engenharias da UFPel. Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas, especialização em Diversidade Vegetal, mestrado em Engenharia Oceânica e doutorado em Oceanografia Física, Química e Geológica pela Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência em aplicações de geotecnologias em estudos costeiros.

Mutirão de limpeza na Horta da Tablada

Projeto Hortas Urbanas promove mutirão em parceria com

Associação dos Moradores da Cohab Tablada

No próximo sábado (15/04/23), o grupo de integrantes do Projeto Hortas Urbanas realizará, juntamente com a comunidade da Cohab Tablada integrante da Associação de Moradores, um mutirão de limpeza na horta. A Horta, implantada pela Associação em parceria como projeto da UFPel, passou por um período de poucas intervenções durante a pandemia, o que provocou a proliferação de ervas daninhas e o descontrole das plantas nos canteiros.

O mutirão planejado visa fazer uma limpeza dos passeios, dos canteiros e organização geral da horta para que ela volte a ter produtividade e contribua com alimentos orgânicos para a comunidade.

Os voluntários, integrantes do projeto, deverão preencher o formulário de participação na atividade para assegurar sua presença, para melhor organização da atividade haverá número limitado de participantes. A atividade está prevista para ter início no sábado às 9h e deverá durar até às 15h. Haverá almoço  no local preparado pelo GT de Gastronomia para os inscritos. Não será proporcionado transporte para o local, motivo pelo qual se sugere a adoção de caronas solidárias nos GTs.  A Secretaria de Serviços Urbanos da PMPel já foi comunicada da atividade e providenciará o recolhimento dos restos resultantes da limpeza na segunda-feira, dia 17/0

Participe do mutirão, sua presença será importante para o sucesso da atividade.

Horta do Carinho

Campanha do Programa Hortas para doação de alimentos

à Casa do Carinho

 

Os integrantes do Programa Hortas Urbanas da UFPel sensibilizados com o trabalho desenvolvido na Casa do Carinho, instituição que abriga crianças e jovens mantida pela Prefeitura Municipal de Pelotas, resolveram fazer uma campanha para arrecadação de alimentos que não compõem o rol de produtos recebidos regularmente pela casa. As crianças mantidas pela casa sentem necessidade de consumo de produtos variados como bolachas, frutas e outros produtos que podem ser usados no preparo dos alimentos, como leite condensado, creme de leite, feijão, que quase dificilmente são encontrados na casa.

O Projeto Hortas Urbanas da UFPel iniciou o trabalho para organização de uma horta no local, que deverá servir tanto para a educação ambiental dos usuários como para a produção de alimentos para a cozinha. Enquanto isso não acontece vale participar da campanha.

Faça uma doação para a campanha. Deposite qualquer valor, por intermédio de PIX para a conta da professora Elizandra, participante do projeto, até o dia 14 de abril de 2023. Após a aquisição será feita a prestação de contas por este canal.

A chave para depósito é 4883e9bd-67e9-466b-8bc3-7968a4ce3e60

Qualquer quantia será bem-vinda.

Veja, a seguir, alguns momentos da visita de trabalho na Casa do Carinho, quando foi feita a medição do espaço destinado para a horta a fim de que seja feito o adequado planejamento.

Plantas Medicinais: mais uma oficina de sucesso na UBS Areal/Leste

Conhecimento e prática no preparo de xarope e pomada

Na sexta-feira (31/03) foi realizada mais uma atividade do Projeto Hortas Urbanas, desta vez foi a oficina “Plantas Medicinais com potencial para tratamento de sintomas respiratórios e Plantas medicinais com potencial para o tratamento de feridas. A oficina foi ministrada pela professora Teila Ceolin, da Faculdade de Enfermagem e integrante do projeto que também é coordenadora do projeto Práticas Integrativas e Complementares (PICs) na Rede de Atenção em Saúde.

Na ocasião, a médica Kelen de Morais Cerqueira, da UBS Areal/Leste, que coordena o projeto Práticas Integrativas e Complementares (PICs) em Saúde e Sustentabilidade na UBS Areal/Leste, salientou a importância da presença multidisciplinar na ação, pois além de membros comunitários estavam presentes alunos/as da Geografia, Nutrição, Enfermagem, Medicina, Gastronomia, Arquitetura, Artes e outros profissionais. Destacou também a importância das PICs para o tratamento da saúde e para a sustentabilidade.

Durante a tarde chuvosa de sexta-feira a oficina transcorreu normalmente, abrigada no recém inaugurado espaço junto à horta, onde se realizam atividades das Práticas Integrativas. Usando a cozinha do local a professora Teila explicou a elaboração de xarope, com a utilização de plantas que, em sua maioria, puderam ser obtidas na própria horta da UBS.  Os participantes também elaboraram pomada para o tratamento de feridas. Toda a parte prática foi precedida de uma apresentação teórica onde foram apresentadas as principais características e usos das plantas utilizadas nos preparos.

A professora Teila disponibilizou material informativo sobre as oficinas, que pode ser obtido AQUI material didático-sistema respiratório-set.22 e também AQUI: material didático-plantas medicinais-feridas-PIC-RAS