O Primeiro Congresso Nacional do Contestado que será realizado em Caçador dos dias 12 a 15 de junho de 2019 como parte das ações referentes à “Semana do Contestado: um olhar científico para a história de um povo”, composto por um extenso projeto que propõe a criação de uma agenda de reconhecimento e empoderamento regional em busca de abrir oportunidades e perspectivas aos jovens, estudantes e comunidade regional e acadêmica através da ciência e tecnologia.
Inscrições e envio de resumos expandidos até o dia 07 de abril. Envio de trabalhos completos é facultativo até 24 de maio.*
*Sujeito a alteração
https://doity.com.br/icnc2019?fbclid=IwAR04fw74i7Pr-8roqIFRu_fUrlF7IYlkUDpqsvC2sYSj62tfLclC6rGLFxY
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) abriram seleção de bolsistas ao “Programa de Bolsas de Desenvolvimento Institucional”. Serão 75 vagas no total.
As Bolsas de Desenvolvimento Institucional buscam contribuir para os objetivos e ações estratégicas da Instituição, conforme estabelecidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), além de possibilitar a iniciação ao trabalho técnico profissional nas atividades da gestão administrativa aos estudantes de graduação na UFPel.
Para participar do Programa de Bolsas Acadêmicas, o acadêmico deverá estar regularmente matriculado e frequentando curso de graduação na UFPel, de acordo com as vagas disponíveis; não ter outras modalidades de bolsa, exceto aquelas vinculadas à PRAE; ter desempenho acadêmico compatível com a função que se propõe a exercer e com tarefas relacionadas às bolsas de graduação; e ter disponibilidade de 20h semanais para o exercício das tarefas pertinentes à concessão da bolsa.
As bolsas regulares terão vigência de oito meses, entre o período de 15 de abril a 15 de dezembro de 2019. A exceção se dá em 24 bolsas, detalhadas no edital, que terão vigência estendida para um período de três meses, visando o apoio ao processo de matrículas da UFPel e as atividades vinculadas à Agência da Lagoa Mirim que contam com fonte própria de financiamento.
Veja as vagas disponíveis, orientações para inscrição e seleção, além de outros detalhes, no Edital.
http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/wp-content/uploads/2019/03/SEI_UFPel-0459057-Edital.pdf
O valor de remuneração será de R$ 400,00 mensais, com carga horária total de 20h semanais, totalizando 80 horas mensais.
As inscrições estarão abertas no período de 21 a 27 de março, no horário de funcionamento dos colegiados dos cursos de Licenciatura.
PRE divulga Edital Nº 002/2019 – Seleção de Alunos das Licenciaturas da UFPEL para o PIBID
https://wp.ufpel.edu.br/pre/files/2019/03/Edital-002.pdf
https://wp.ufpel.edu.br/pre/files/2019/03/Ficha-de-inscric%CC%A7a%CC%83o-Edital-002.pdf
ATENÇÃO!!
Hoje e amanhã (18 e 19/03), é preciso que os alunos ingressantes através do PAVE/SISU se dirijam à Secretaria do Colegiado do Curso de História – Sala 121, ICH, para assinarem a lista de Confirmação de Matrícula para o Semestre.
Você que é docente, discente ou TAE do Instituto de Ciências Humanas – ICH UFPel, venha participar e ajudar a construir o ICH que queremos na ASSEMBLEIA CONSULTIVA:
DIA 21/03/2019 ÀS 17 HORAS
LOCAL: AUDITÓRIO DO CEHUS (no prédio da biblioteca, em frente ao ICH).
O PDU é o principal meio que uma Unidade Acadêmica ou Administrativa dispõe para planejar seu futuro. Apresenta o perfil institucional e a história da Unidade, o desenvolvimento de sua infraestrutura e, principalmente, as prioridades de sua comunidade acadêmica para os próximos dois anos. Elaborado a partir de ampla discussão, visa aumentar o retorno das ações da Unidade à sociedade e propor medidas que melhorem as atividades fim (ensino, pesquisa e extensão), em consonância com o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), e com outros planos e regramentos vigentes na UFPel.
A partir de amanhã, dia 14 de março, inicia o período de matrículas especiais, período este em que estudantes COM vínculo com a UFPel poderão solicitar inclusão de disciplinas de outros cursos diferentes do seu curso de origem.
O período se estende até o dia 15 de março, e o requerimento deverá ser feito no Colegiado do curso cuja matéria é de interesse do aluno. Para tanto, é preciso que o aluno pegue junto ao colegiado de História formulário de permissão para realização da matrícula especial.
Maiores informações diretamente no Colegiado, ou pelo telefone (53) 3284-5523.
Datas importantes:
22/02 a 27/02 – Período de Matrículas on-line
25/02 e 26/02 – Período de matrículas das atividades isoladas (CRA)
06/03 a 13/03 – Período de Correção de matrículas; Transferência; Reopção de Curso; Reingresso e Portador de Diploma
14/03 e 15/03 – Período de matrícula Especial
18/03 e 19/03 – Período de Confirmação de matrícula para os ingressantes do SISU e PAVE
11/03 – Início do período letivo 2019.1