PARA ACESSAR OS ARQUIVOS DAS REFERÊNCIAS A SEGUIR, BASTA CLICAR DIRETAMENTE NAQUELA QUE SE DESEJA CONSULTAR E AUTOMATICAMENTE ABRIRÁ O SITE NO QUAL ESTÁ HOSPEDADA, EM NOVA ABA DO NAVEGADOR.
ALVES, Antonio Mauricio Medeiros. A Matemática Moderna no ensino primário gaúcho (1960-1978): uma análise das coleções de livros didáticos Estrada Iluminada e Nossa Terra Nossa Gente. 2013. 320 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2013.
ALVES, Antônio Maurício Medeiros. Livro didático de matemática: uma abordagem histórica (1943-1995). 2005. 178 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2005.
BENATI, Magda Raquel Glienke. Trajetórias escolares de alunos da zona rural: o caso da “turma de 1ª série de 1982” da “Escola Municipal Humberto Francisco Hettwer” (Três de Maio, RS). 2007. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2007.
CAPRA, Leonardo. Previsões do tempo em folhas soltas: práticas de cultura escrita de um agricultor gaúcho (1976 a 2022). 2023. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2023.
COSTA, Larissa Lima Nascimento. O período preparatório da alfabetização em cadernos escolares de alunos. 2017. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2017.
DIETRICH, Mara Denise. A cartilha “Ler a Jato” e o “método audiofonográfico” de alfabetização da professora Gilda de Freitas Tomatis (1967-1986). 2012. 230 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2012.
FACIN, Helenara Plaszewski. Histórias e memórias da professora e autora de livros didáticos Nelly Cunha (1920-1999). 2008. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2008.
FERREIRA, Darlise Nunes. A alfabetização e a implantação do ensino fundamental de nove anos no município de Jaguarão/RS. 2011. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2011.
GONÇALVES, Renata Braz. A inexistência de políticas públicas de formação de leitores versus a iniciativa das escolas da rede pública municipal de ensino de Pelotas: 1987-2003. 2005. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2005.
GONÇALVES, Renata Braz. Livros e leitura na cidade de Pelotas-RS no final do século XIX: um estudo através dos jornais pelotenses (1875-1900). 2010. 235 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2010.
KOSCHIER, Jaqueline Thies da Cruz. “Trouxeste a chave?”: a recepção das obras literárias nos diários de leitura de leitores e leitoras adolescentes do Ensino Médio Integrado do IFSul (Pelotas-RS). 2019. 278 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2019.
LAPUENTE, Janaína Soares Martins. “Método da Abelhinha” em Pelotas: contribuições à história da alfabetização (1965-2007). 2008. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2008.
LIHTNOV, Dione Dutra. A Geografia em livros didáticos no Estado do Rio Grande do Sul (1900-1980). 2022. 212 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2022.
LIMA, Gisele Ramos. Uma análise dos exercícios com sílabas em diários de classe de professoras alfabetizadoras (1973-2010). 2013. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2013.
MADEIRA, Maria Cristina. O letramento como rede: uma experiência na educação infantil. 2009. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2009.
MANKE, Lisiane Sias. Docência leiga: história de vida de professoras primárias (Pelotas, 1960-1980). 2006. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2006.
MANKE, Lisiane Sias. História e sociologia das práticas de leitura: a trajetória de seis leitores oriundos do meio rural. 2012. 234 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2012.
MENDES, Nicéia Silva. As jovens rurais dos cursos de Pedagogia da UFPel (2018/2 a 2023/1): aspectos da vida e da formação. 2024. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2024.
MONKS, Joseane Cruz. Do artesanal ao digital: uma genealogia dos meios de produção e reprodução de folhinhas de atividades em cadernos de alunos. 2019. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2019.
MORAIS, Roselusia Teresa Pereira de. Modos de ler o impresso: múltiplas escritas de leitores de Erico Verissimo capturadas na internet. 2014. 220 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2014.
MORAIS, Roselusia Teresa Pereira de. Representações de docência em romances de Erico Verissimo: a personagem Clarissa. 2010. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2010.
NOGUEIRA, Gabriela Medeiros. A passagem da educação infantil para o 1º ano no contexto do ensino fundamental de nove anos: um estudo sobre alfabetização, letramento e cultura lúdica. 2011. 294 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2011.
NUNES, Gabriel Barcellos. A Educação do Campo e a leitura literária em um território camponês de lutas e desafios: uma experiência escolar em Piratini (RS). 2023. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2023.
NUNES, Rozele Borges. O bilinguismo polonês/português na constituição disposicional e na prática: perfis sociológicos de cinco descendentes de poloneses no município de Dom Feliciano/RS. 2018. 254 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2018.
PERES, Eliane. Aprendendo formas de ensinar, de pensar e de agir – A escola como oficina da vida. Discursos pedagógicos e práticas escolares na escola pública primária gaúcha (1909-1959). 2000. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG, Belo Horizonte, 2000.
PERES, Eliane. “Templo de luz”: os cursos noturnos masculinos de instrução primária da Biblioteca Pública Pelotense, 1875-1915. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, Porto Alegre, 1995.
PORTO, Gilceane Caetano. A recontextualização do discurso pedagógico da alfabetização construtivista por alfabetizadoras formadas na FaE/UFPel. 2011. 267 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2011.
PORTO, Gilceane Caetano. Divulgação e utilização do Método global de contos no Instituto de Educação Assis Brasil (Pelotas, 1940-1970). 2005. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2005.
RAMIL, Chris de Azevedo. A coleção didática Tapete Verde: do projeto à sua produção gráfica (década de 1970 – Rio Grande do Sul. 2013. 223 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2013.
RAMIL, Chris de Azevedo. A iconografia e a iconologia nos livros didáticos das Edições Tabajara: um estudo das imagens na Coleção Guri (Rio Grande do Sul, década de 1960). 2018. 398 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2018.
ROSA JUNIOR, Paulo Ailton Ferreira da. Dos bosques encantados para o mundo contemporâneo: a permanência dos contos de fadas entre os jovens leitores. 2018. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2018.
SARAIVA, Manuella Rasch. A mediação da leitura literária e o uso do livro como recursos terapêuticos na hospitalização infantil. 2020. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2020.
SAVEDRA, Vera Luci Alves. Difusão da perspectiva construtivista na FaE/UFPel (décadas de 80-90). 2006. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2006.
SELL, Léia Beatriz. A Botânica nos impressos de educação e ensino primário gaúcho nos anos de 1951 a 1971. 2022. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2022.
SILVA, Darlene Rosa. Aspectos socioeconômicos e de (não)escolaridade dos moradores do Paredão e da Costa Bica (Piratini, RS). 2010. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2010.
SILVEIRA, Alessandra Amaral da. Uma tipologia das letras usadas na fase inicial de escolarização no Rio Grande do Sul: a cultura gráfica escolar a partir de cadernos de alunos (1937-2015). 2019. 250 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2019.
SOARES, Lucas Gonçalves. Práticas de leitura literária em uma escola no campo no município de Canguçu/RS. 2016. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2016.
SOARES, Lucas Gonçalves. Práticas de ler, ouvir ler e ouvir contar textos literários na escola: uma história registrada em cadernos de planejamento de professoras de séries/anos iniciais (1962-2017). 2021. 409 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2021.
SUCHARD, Tracy Kemine Koschier. Os registros de linguagem escrita presentes nos cadernos escolares da educação infantil no período de 1975 a 2017. 2021. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2021.
THIES, Vania Grim. Arando a terra, registrando a vida: os sentidos da escrita de diários na vida de dois agricultores. 2008. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2008.
THIES, Vania Grim. O autor-criador e o(s) outro(s): a estética da vida na escrita de diários de irmãos agricultores. 2013. 179 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2013.
VAHL, Monica Maciel. A produção de livros didáticos da professora e técnica em educação Sydia Sant’Anna Bopp. 2012. 92 f. Monografia (Graduação em Bacharelado em História) – Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2012.
VAHL, Monica Maciel. O Programa do Livro Didático para o Ensino Fundamental do Instituto Nacional do Livro – PLIDEF/INL (1971-1976): um estudo sobre as condições históricas e sociais e as paradas em jogo no campo. 2014. 293 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2014.
VIEIRA, Cícera Marcelina. O uso de cartilhas no processo de alfabetização: um estudo a partir de cadernos de planejamento de uma professora (1983-2000). 2014. 212 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2014.