Início do conteúdo

Oficina de Gêmeos Digitais

Oficina de Gêmeos digitais aplicados à arquitetura e urbanismo – coleta e transmissão de dados.
Realizada em 15/11/2023.
Com Prof. Dr. Carlos Vaz.

Workshop SBQP 2023 – UFPEL/FAUrb

Prof. Dr. Carlos Eduardo Verzola Vaz (UFSC/CTC – Depto de Arquitetura e Urbanismo)
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2003) e mestrado e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi professor adjunto II da Universidade Federal de Pernambuco, no departamento de Expressão Gráfica, e, atualmente, é docente no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em conceituação e metodologia de projeto, atuando principalmente nos seguintes temas: a lógica no processo de projeto e estratégias computacionais aplicadas para a geração, simulação e prototipagem (eletrônica) em arquitetura e urbanismo. Desenvolve pesquisas relacionadas à utilização de tecnologias computacionais aplicadas ao ensino e projeto de arquitetura paisagística e análise pós ocupação de espaços livres.

Cronograma:
Quarta-feira, 15/11:
09h00 – 12h00: Introdução à Oficina, conceituação de gêmeos digitais, camadas de coleta e transmissão de dados, apresentação dos materiais e plataforma de desenvolvimento.
Uso do Arduino e Módulo NRF24: Exploração das capacidades do Arduino como plataforma de desenvolvimento para gêmeos digitais. Introdução ao módulo NRF24 para comunicação sem fio de curto alcance, destacando sua relevância na arquitetura e urbanismo.
14h00 – 17h00: Experimentação com sensores, criação de uma rede de transmissão de dados de curta distância e implementação.
Aplicação prática do Arduino e Módulo NRF24: Guia prático sobre a implementação eficaz do Arduino e do módulo NRF24 na coleta e transmissão de dados para projetos arquitetônicos e urbanísticos.
Exercícios práticos para consolidar o aprendizado.

Vagas: Livre

Publicado em 16/11/2023, nas categorias Destaques, Gegradi, Oficinas, Projetos.
Marcado com as tags Arduíno, carlos, digitais, gemeos, nrf24, oficina, sensores, vaz.