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OFICINAS – Estás a fim de estudar?

Somos um Grupo de estudos de ensino/aprendizagem em representação gráfica e digital e, por meio de OFICINAS, buscamos constituir grupos focados em diferentes temas que envolvem tecnologias de representação, especialmente aplicadas à Arquitetura.

Foram ofertadas estas OFICINAS a partir do uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFPel, iniciadas no mês de setembro de 2020.

Oficina:
Computadores e Arquitetura: fundamentos sobre hardware e software

Ministrante
Letícia Pegoraro, acadêmica em Engenharia da Computação – UFPel.

Objetivos

  • Compreender conceitos de Software e Hardware;
  • Compartilhar conhecimentos da área técnica com os participantes de modo a auxiliá-los em suas jornadas acadêmicas;
  • Refletir sobre as características de diferentes componentes de modo a aumentar o entendimento sobre os mesmos;
  • Discutir e sanar algumas dúvidas recorrentes de estudantes de Arquitetura e Urbanismo em relação à componentes computacionais.

Inscrições encerradas –  preenchendo o formulário. As vagas são limitadas. Inscrições até o dia 24 de setembro de 2020.
Oficinas abertas para toda a comunidade.

Depois, aguarde o e-mail com as instruções de acesso e dinâmica da oficina.

Informações:
A oficina será disponibilizada em vídeo e também com o apoio de um material didático em PDF no ambiente AVA/UFPel;

O participante terá acesso a um fórum, onde se efetiva o grupo de estudos sobre o tema da oficina, sendo compartilhada a experiência da ministrante e do grupo para avançar nos conceitos e técnicas empregadas;

A entrega da atividade de conclusão da oficina terá uma data limite;

Com a conclusão da atividade, o acadêmico pode solicitar um atestado de participação, enquanto aguardamos a liberação dos certificados no Cobalto.

Obrigada pela participação!


Oficina:
Realidade virtual aplicada à arquitetura

O que é realidade virtual?
– A realidade virtual (ou VR, de “virtual reality”) é uma ferramenta que utiliza recursos gráficos 3D ou imagens 360º e tem como objetivo criar a sensação
de se estar inserido no ambiente virtual (com o auxílio do óculos VR). Acredita-se que a realidade virtual contribua consideravelmente na visualização de projetos arquitetônicos, melhorando a percepção do espaço projetado, tanto para o profissional quanto para o usuário final.

Ministrante:
– Andressa Souza, acadêmica em Arquitetura e Urbanismo – UFPel.

Carga horária: 8 horas
Inscrições encerradas! por e-mail para gegradi@gmail.com conforme as instruções abaixo:
– Assunto: OFICINA REALIDADE VIRTUAL APLICADA À ARQUITETURA
– Informe seu nome completo (sem abreviações), CPF, cidade e se é ou não aluno da UFPEL.
– Inscrições até o dia 24 de setembro de 2020.

Informações:
A oficina será disponibilizada através de material didático no ambiente AVA/UFPel;
– O participante terá acesso a um fórum, onde se efetiva o grupo de estudos sobre o tema da oficina, sendo compartilhada a experiência da ministrante
e do grupo para avançar nos conceitos e técnicas empregadas;

– A entrega da atividade de conclusão da oficina terá uma data limite;
– Com a conclusão da atividade, o acadêmico pode solicitar um atestado de participação, enquanto aguardamos a liberação dos certificados no Cobalto.

Obs. Todas as oficinas exibidas nessa página são com inscrições abertaa para a comunidade em geral.

Oficina:
Vetorização de Calungas no Inkscape

O que é um calunga?
– No âmbito de arquitetura e urbanismo, calunga é uma representação da figura humana que utilizamos para dar ideia das dimensões da obra representada.

O que é vetorização?
– É o processo de conversão dos pixels de uma imagem em curvas, linhas e pontos que pode ser realizado por um software de desenho gráfico, possibilitando modificar seus elementos separadamente.

O que é Inkscape?
– Existem vários programas de design gráfico para a criação de imagens vetorizadas, proprietários e de código aberto, como o Inskape, que será utilizado na oficina e que pode ser facilmente instalado e executado, sem exigir muito da memória RAM e do processador do computador.

Ministrante:
– Jennifer Moraes, acadêmica em Arquitetura e Urbanismo – UFPel.

Carga horária: 8 horas

Objetivos:
– Reconhecer o conceito de vetorização aplicado ao projeto de arquitetura;
– Reconhecer as principais ferramentas de desenvolvimento vetorial no Inkscape;
– Desenvolver um calunga vetorizado através do software Inkscape;
– Explorar as potencialidades da vetorização para a obtenção de diferentes representações a partir do mesmo modelo.

Instruções para inscrição:
– Inscrições encerradas – Acesse ao formulário de inscrição, até dia 24/09/2020, as vagas são limitadas.
_ Aguarde o e-mail com as instruções.

Informações:
– A oficina será disponibilizada através de material didático em PDF e também com o apoio de um vídeo no ambiente AVA/UFPel;
– O participante terá acesso a um fórum, onde se efetiva o grupo de estudos sobre o tema da oficina, sendo compartilhada a experiência da ministrante e do grupo para avançar nos conceitos e técnicas empregadas;
– A entrega da atividade de conclusão da oficina terá uma data limite;
– Com a conclusão da atividade, o acadêmico pode solicitar um atestado de participação, enquanto aguardamos a liberação dos certificados no Cobalto.
Obs. Oficina com inscrição aberta para a comunidade em geral.

Oficina:
Projeto paramétrico e processo construtivo entegrados via Grasshopper e Revit.

O que é modelagem paramétrica?
∗ É um tipo de representação gráfica digital em que podemos relacionar todos os elementos do projeto e modificá-los a partir da mudança de parâmetros, permitindo a coordenação e o gerenciamento de alterações de forma automática enquanto trabalhamos. Atualmente, pode ser executada em linguagem de programação visual.

O que é Grasshopper?
∗ É um plug-in desenvolvido em linguagem de programação visual e executado por intermédio do Rhinoceros 3D (software de desenho auxiliado por computador).

O que é Revit?
∗ É um software BIM utilizado nas áreas de arquitetura, urbanismo, engenharia e design que permite aos usuários representar aspectos construtivos do projeto, suas estruturas e seus elementos arquitetônicos, em 2D e 3D, simultaneamente. Por meio de um plug-in, ele pode ser integrado completamente a modelagem paramétrica desenvolvida em Grasshopper, configurando um amabiente dinâmico para o desenvolvimento do projeto.

Ministrante:
∗ Natália Bertoldi, acadêmica em Arquitetura e Urbanismo – UFPel.

Carga horária: 8 horas

Inscrições encerradas, por e-mail para gegradi@gmail.com conforme as instruções abaixo:
∗Assunto: OFICINA PROJETO PARAMÉTRICO E PROCESSO CONSTRUTIVO INTEGRADOS VIA GRASSHOPPER + REVIT
∗Informe seu nome completo (sem abreviações), CPF, cidade e se é ou não aluno da UFPEL.
– Inscrições até o dia 24 de setembro de 2020.

Informações:
∗A oficina será disponibilizada através de material didático no ambiente AVA/UFPel, como as demais citadas acima.

∗O participante terá acesso a um fórum, onde se efetiva o grupo de estudos sobre o tema da oficina, sendo compartilhada a experiência da ministrante
e do grupo para avançar nos conceitos e técnicas empregadas;

∗A entrega da atividade de conclusão da oficina terá uma data limite;

∗Com a conclusão da atividade, o acadêmico pode solicitar um atestado de participação, enquanto aguardamos a liberação dos certificados no Cobalto.

Também é uma oficina aberta a comunidade em geral, como as demais aqui divulgadas.