Projeto Vizinhança e Fórum Social realizam o dia das crianças

No dia 11 de outubro em celebração ao dia das crianças, a Pró Reitoria de extensão e cultura (PREC), em parceria com o Projeto Vizinhança e o Fórum Social da UFPel esteve no CRAS São Gonçalo (Centro de Referência de Assistência Social) para que juntamente com alunos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) dedicassem uma tarde de oficinas e brincadeiras às crianças ali presentes.

O centro que já oferece diariamente serviços e ações à crianças, mulheres, idosos e famílias em caso de vulnerabilidade reforçou através do evento a importância do vínculo com os projetos da UFPel. Eles fortalecem o trabalho que cotidianamente é fornecido pelos coordenadores e educadores do CRAS, contribuindo ao trazer novas perspectivas de cultura e educação, além de criar um ambiente de pertencimento da comunidade junto à universidade, ao realizar atividades como tais.

A união da universidade com o projeto de assistência é de grande importância, pois auxilia na integração com a comunidade por meio de atividades exercidas pelos docentes e estudantes. A respeito da relevância desta união, a coordenadora Heloise Rodrigues afirma: “É muito importante a parceria com a UFPel, porque muita vezes não se tem recurso, nem condições para oferecer à comunidade, e quando a universidade vem ela abarca essa falta que a gente está tendo de atividades. Nos ajuda a ter os usuários dentro do CRAS”.

O Projeto Vizinhança, exercido pela PREC, está sendo reativado em parceria com CRAS São Gonçalo e com a ajuda da universidade conseguiu levar até os participantes oficinas de teatro, dança, terapia ocupacional e o cultivo de uma horta voltada para consumo próprio e geração de renda dividida entre os envolvidos. “Os serviços específicos que acontecem dentro do CRAS, serviço de convivência, os grupos, são oficinas que promovem a possibilidade deles aprenderem algo e quando saírem usarem como meio de lucro”, explica Heloise.

Ao final da tarde, após o lanche, as crianças e os idosos do local foram presenteados como forma de homenagem referente à data comemorativa.

O trabalho realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura dentro da comunidade é de suma importância para o desenvolvimento social da mesma, gerando esperança e sensação de pertencimento para os moradores, uma parceira que não pode parar, uma parceira que tem dado certo.

Publicado em 27/10/2018, na categoria Notícias.