Atividade cultural marca o último dia do Congresso do Fórum Social da UFPel

Para finalizar o Congresso do Fórum Social da UFPel, aconteceu uma atividade cultural no dia 14/11, na ABIG – Associação Beneficente Inova Guabiroba. A ação tinha o intuito de levar a universidade para a comunidade, a fim de interagir tais públicos. A atividade contou com a participação do estudante do curso de música da UFPel, Elias Dultra, que conversou com a comunidade sobre instrumentos musicais e a influência da música para a sociedade.

Congresso do Fórum Social encerra hoje

Congresso começou na segunda. Foto: Micael Carvalho

O segundo Congresso do Fórum Social da UFPel encerra as atividades nessa quarta-feira (14).

Depois de dois dias de palestras e mesas temáticas com os seguintes temas: “A cidade que queremos: pensando democraticamente a complexidade viva”, “Discussão da atuação da UFPel nas áreas de Comunicação, Direitos Humanos, Cultura e Educação” e “Discussão da atuação da UFPel nas áreas de Saúde, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção, Trabalho” o congresso do Fórun Social finaliza suas dinâmicas com uma integração da Universidade Federal de Pelotas com a comunidade, localizada na Associação Inova Guabiroba, bairro Guabiroba, à partir das 16:00.

As atividades são proporcionadas pelo Fórum Social, um espaço de natureza participativa que tem por finalidade representar a comunidade civil organizada junto à UFPel. O objetivo da Universidade é, por meio do Fórum, acompanhar, assessorar e propor, junto às entidades, ações que contribuam para a melhoria da realidade social e para o pleno exercício da cidadania em nossa região.

Lembrando que a participação é aberta ao público e os inscritos receberão certificados.

Por Jéssica Lopes

Realização do segundo dia do II Congresso do Fórum Social

Docentes convidados para a primeira mesa do Congresso. Foto: Jessica Alves

Nesta terça-feira (13) ocorreu o segundo dia do II Congresso do Fórum Social da UFPel, e assim como a cerimônia de abertura, o evento foi realizado no auditório térreo do Campus II da Universidade Federal de Pelotas. Como tema, foram promovidas mesas de conversa acerca da discussão e atuação da UFPel nas áreas de Comunicação, Direitos Humanos, Cultura, Educação, Saúde, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho.

O Fórum Social é um espaço de natureza participativa que tem por finalidade representar a comunidade civil organizada junto à UFPel. O seu objetivo com a realização desta etapa do congresso foi de apresentar os projetos de extensão desenvolvidos pela universidade para a comunidade, podendo assim estreitar seus laços com esta, mostrando o que vem sendo trabalhado, abrindo possibilidade para desenvolvimento de novas propostas e incentivando os alunos a se inserirem nas atividades. Ao todo, a universidade possui 1306 projetos de extensão e muitos mais estão sendo desenvolvidos por diversos professores e técnicos.

As cadeiras do local foram estrategicamente dispostas em formato de U para assim, representar o real funcionamento de um fórum, facilitando o diálogo, a comunicação e a construção de ações, agendando os projetos para 2019. As mesas temáticas foram divididas em dois grupos, onde cada tema teve a fala estimada em aproximadamente 15 minutos e ao final de cada grandes grupos foi aberto espaço para discussão acerca dos temas tratados.

O evento reuniu membros da comunidade acadêmica e civil, contando também com a presença de participantes de diversas associações, centros de apoio, sindicatos e a casa dos conselhos.

A próxima atividade do congresso será realizada na quarta-feira (14) na Associação Inova Guabiroba, no bairro Guabiroba, uma ação cultural artística de integração da universidade à comunidade, constituindo assim sua programação em conjunto.

Por Jessica Alves

Congresso do Fórum Social da UFPel define agenda para 2019

POR COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL · PUBLICADO EM 13/11/2018

   

Até esta quarta-feira (14), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), através de sua Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, está realizando o 2º Congresso do seu Fórum Social, cujo objetivo é organizar uma agenda de atividades, para 2019, com a comunidade. Participam representantes de cerca de 30 entidades, como associações comunitárias e sindicatos. Até o começo do ano, as ações a serem desenvolvidas em 2019 estarão definidas, com o início dos trabalhos previsto para março.

“Queremos envolver a Universidade com as comunidades, aproximar, trocar experiências, apresentar o que fazemos”, disse o coordenador do Fórum, Felipe Herrmann.

No ato de abertura do evento, no fim da tarde da segunda-feira (12), no auditório do Campus 2, o vice-reitor da UFPel, Luís Amaral, considerou que, apesar da trajetória de muita relação com a comunidade, a Universidade ainda busca dialogar mais profundamente com a sociedade. “As comunidades têm de nos dizer como devemos nos inserir melhor na sociedade”, ressaltou. A pró-reitora de Extensão e Cultura, Francisca Michelon, esteve presente na mesa de abertura do Congresso.

O evento teve como palestra de abertura A Cidade que Queremos: pensando democraticamente a complexidade viva, com José Renato Barcelos.

O Fórum Social é um espaço de natureza participativa que tem por finalidade representar a comunidade civil organizada na UFPel. O objetivo do Fórum é acompanhar, assessorar e propor às entidades ações que contribuam para a melhoria da realidade social e para o pleno exercício da cidadania na região.

Em 2018, o Fórum Social da UFPel realizou uma série de atividades que discutiram temas de interesse das comunidades. Inicialmente, as reuniões ocorreram no auditório do Museu do Doce, local tradicional dos encontros do Fórum. Atualmente, as reuniões são realizadas mensalmente de forma itinerante nas comunidades, a fim de intensificar a relação entre Universidade e comunidade. Nessa perspectiva, e com objetivo de elaborar um plano de trabalho para 2019, é que ocorre o 2º Congresso do Fórum Social da UFPel.

Confira a programação do evento:

12/11/18
Local: Auditório Térreo do Campus 2 UFPel
18h – Palestra de Abertura: “A Cidade que Queremos: pensando democraticamente a complexidade viva” – Palestrante: Me. José Renato Barcelos.

13/11/18
Local: Auditório Térreo do Campus 2 UFPel
18h – Mesa Temática: “Discussão da atuação da UFPel nas áreas de Comunicação, Direitos Humanos, Cultura e Educação”.
19h30min – Mesa Temática: “Discussão da atuação da UFPel nas áreas de Saúde, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção, Trabalho”.

14/11/18
Local: Associação Inova Guabiroba, bairro Guabiroba.
14h – Integração UFPel e Comunidade: Ação artístico-cultural.

Para mais informações, acesse o site do Fórum ou faça contato pelo e-mail  forumdeextensaoecultura@gmail.com

Congresso do Fórum Social da UFPel continua hoje

O segundo Congresso do Fórum Social da UFPel, que teve início ontem (12), continua suas atividades nesta terça-feira.

As atividades são proporcionadas pelo Fórum Social, um espaço de natureza participativa que tem por finalidade representar a comunidade civil organizada junto à UFPel. O objetivo da Universidade é, por meio do Fórum, acompanhar, assessorar e propor, junto às entidades, ações que contribuam para a melhoria da realidade social e para o pleno exercício da cidadania em nossa região.

As atividades de hoje, no auditório térreo do Campus II:

– 18h – Mesa Temática: “Discussão da atuação da UFPel nas áreas de Comunicação, Direitos Humanos, Cultura e Educação”.

– 19h30min – Mesa Temática: “Discussão da atuação da UFPel nas áreas de Saúde, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção, Trabalho”

O evento é aberto ao público e os inscritos receberão certificados.

Por Jéssica Lopes