
Resumo
A Fisioterapia é definida como a ciência dos cuidados físicos e da reabilitação, voltada para a funcionalidade de vários sistemas do corpo humano. Segundo a legislação que normatiza as áreas do fisioterapeuta, estes, executam métodos e técnicas terapêuticas e recreacionais com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente. O fisioterapeuta é capacitado a avaliar, reavaliar e prescrever tratamento físico, órteses e próteses, dar diagnóstico cinesiológico-postural, prognóstico, intervenção e alta, dentro da sua característica de assistência. As habilidades do fisioterapeuta são executadas pela sua prática em diversos locais, entre elas as clínicas de Fisioterapia. Nesta realidade, o profissional está sempre voltado ao aprofundamento de suas habilidades para o melhor atendimento de seus pacientes.
Objetivo Geral
Proporcionar aos aluno aprimoramento no atendimento clínico de fisioterapia, proporcionando e promovendo discussão continuada em grupo de estudo, capacitando a todos participantes a reflexão, pensamento crítico e suas aplicações em situações de atendimento clínico.
Objetivos Específicos
– Formar um grupo de estudantes para o debate com a finalidade de aprimorar e consolidar o conhecimento na área do atendimento clínico.
– Proporcionar atividades práticas e discussões de casos clínicos reais.
– Proporcionar o desenvolvimento para apresentação em eventos científicos da área.
– Estimular os alunos a participação de atividades extraclasse, visando o aprimoramento da aprendizagem, minimizando reprovações e evasão do curso.
– Estimular a apresentação de trabalhos e eventos científicos e potencializando a pesquisa na área da Fisioterapia.
Professor responsável
Fernando Carlos Vinholes Siqueira (Caco)
e-mail: clinicafisioterapia@ufpel.edu.br