TV UFPel terá programa exibido na TV Brasil

A série documental “Olhar Brasil” contará com 13 episódios sobre turismo regional.

Por Tobias Bernardo

Carlos Dominguez em evento na Feira do Livro de Lisboa, falando sobre seu livro, que explora o caminho de Peabiru – Foto: Fábio Pelinson

A proposta do professor do curso de jornalismo da UFPel, Carlos André Dominguez, para um episódio da série documental Olhar Brasil foi aprovada pelo edital da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e será exibida na TV Brasil.

Em entrevista, o professor explicou a proposta do episódio: “Vamos falar sobre a rota do caminho Peabiru e o aproveitamento turístico que pode ser dado a esse caminho antigo, indígena… Esse turismo mais cultural, como forma de ressaltar as culturas de outros povos”.

Trecho do caminho de Peabiru – Foto: Marcelo Elias / Gazeta do Povo

O episódio de 26 minutos, intitulado “Peabiru, o caminho ancestral de beleza e mistério”, é um dos 13 projetos escolhidos para a série documental e é, também, a primeira produção da TV UFPel, afiliada à Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). A produção da série começa em agosto.

Sobre a importância do edital para o projeto da UFPel, Carlos Dominguez acrescenta: “Será a primeira produção da TV UFPel, então vai dar visibilidade para a universidade, que recentemente entrou para a Rede Nacional de Comunicação Pública. É, com certeza, um bom começo”.

Além de “Peabiru” as demais propostas aprovadas são:

• “Etnoturismo – São Gabriel da Cachoeira” – TV Encontro das Águas
  • “Turismo Sustentável – Novo Airão” – TV Encontro das Águas
  • “Serras Gerais” – UFT TV / Universidade Federal do Tocantins – UFT
  • “Chapada dos Veadeiros: Um Paraíso no Coração do Brasil” – UEG TV / Universidade Estadual de Goiás – UEG
  • “Niquelândia” – GO TV UFG / Universidade Federal de Goiás – UFG
  • “Turismo Comunitário no Quilombo Kalunga: resistência e sustentabilidade” – UnBTV / Universidade de Brasília – UnB
  • “Serra da Barriga – o Quilombo dos Palmares” – TVe Alagoas / Instituto Zumbi dos Palmares
  • “Canindé de São Francisco: O Oásis no sertão nordestino” – TV UFS / Universidade Federal de Sergipe – UFS
  • “Parque Nacional Serra da Capivara: o nosso patrimônio da humanidade” – TV Caatinga / Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf
  • “A Magia em Floripa” – TV UFSC / Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
  • “Patrimônio Negro de Ouro Preto: Uma Viagem pela História não Contada” – TV UFOP / Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP
  • “Guarapari Surpreendente” – TV Guarapari

A exibição nacional da série, pela TV Brasil, ainda não tem data de estreia definida.