Times de futebol da cidade de Pelotas podem conquistar dois títulos neste final de semana

Meninos do Brasil tentarão vencer a Copa Sub 19

Por Luís Artur Janes Silva 

Os times profissionais da cidade de Pelotas já encerraram a temporada de 2018, mas a movimentação futebolística na Princesa do Sul ainda não terminou. No sábado, dia 08 de novembro, duas equipes pelotenses decidirão campeonatos estaduais e poderão conquistar títulos que representarão o fecho de ouro para o ciclo de competições nas quais o futebol da cidade esteve envolvido neste ano.

ESTADUAL SUB 17

O Campeonato Estadual Sub 17 começou em 06 de abril e, desde então, tem levado emoção aos quatro cantos do estado do Rio Grande do Sul. Na fase inicial, teve a participação de 18 equipes, que foram divididas em duas chaves, compostas por nove times. Neste primeiro momento, seis agremiações de cada chave passaram à fase seguinte da competição, somando 12 classificados. Outros seis times fizeram campanhas fracas e sequer conseguiram passar da primeira fase.

Assim, o Futebol Clube Santa Cruz, o Panambi, o Guarani de Venâncio Aires, o Esportivo, o Pinheiros de Taquari e o SESC de Porto Alegre se despediram de forma prematura do campeonato. Os destaques negativos do certame foram o Guarani, o Panambi e o SESC, que não conseguiram passar dos 10 pontos nos dezoito jogos que atuaram. O Panambi sofreu 54 gols, originando uma média de 3 gols contrários por jogo. O verde e branco foi goleado em cinco oportunidades, sendo humilhado pelo Novo Hamburgo (9×0 e 0x7) e pelo Três Passos (7×0). O Guarani de Venâncio Aires foi impiedosamente batido pelo Juventude (9×0) na estreia do campeonato, mas o pior de todos foi o SESC, que “protagonizou” a maior goleada do certame (0x13) diante do Inter.

Outro fato curioso do Estadual Sub 17 foram os placares excêntricos verificados em duas partidas, pouco comuns no futebol adulto. Na primeira fase, o Caxias foi surpreendido pelo Pinheiros de Taquari. Mesmo atuando na Serra, a equipe grená levou 5×7. Já na segunda fase, São José de Porto Alegre e Três Passos protagonizaram um duelo de muitos gols (7×4), vencido pelo Zequinha.

Na fase inicial da competição, as duas equipes pelotenses ficaram no Grupo B. O Progresso conquistou o terceiro posto na tabela de classificação, obtendo nove vitórias, um empate e seis derrotas nesta etapa do campeonato. Enquanto isso, o Brasil ficou um posto abaixo do Progresso, mas fez nove pontos a menos. O Xavante venceu cinco vezes e empatou outros quatro jogos. O ponto negativo da campanha do Brasil foi o excessivo número de derrotas (7). Os times pelotenses fizeram uma campanha honesta, mas ficaram distantes do Inter, líder invicto do Grupo B, que venceu 15 das 16 partidas de que participou.

Na segunda fase, os doze classificados foram divididos em duas chaves formadas por seis equipes. Os quatro melhores de cada grupo passavam às quartas de final da competição. Neste momento do torneio, tivemos a despedida de quatro equipes. Caxias, Lajeadense, Cruzeiro e o Xavante da cidade de Pelotas acabaram desclassificados. O Cruzeiro deu vexame, pois empatou um e perdeu os outros nove jogos que disputou na segunda fase.

Já o Brasil falhou na penúltima rodada desta etapa, quando deixou escapar uma vitória certa contra o São José. O rubro-negro saiu perdendo, virou o placar da partida, mas cedeu o empate no último minuto de jogo. Na derradeira rodada da fase, o Xavante não passou de um empate contra o Três Passos, resultado que findou a participação do Brasil no campeonato, que teve o artilheiro Leonardo Ferraz como principal destaque (7 gols).

Enquanto isso, o Progresso não teve dificuldades para garantir sua vaga nas quartas de final da disputa. Quase perfeita, a equipe pelotense sofreu apenas um revés nesta fase e terminou um ponto atrás do Inter, campeão do grupo e ainda invicto no certame.

Nas quartas de final, o Progresso derrotou o São José duas vezes e enfrentou o Igrejinha nas semifinais. O time do Vale do Paranhana foi desclassificado após ser derrotado por 2×1 no jogo da volta, que aconteceu no estádio Edmar Fetter, localizado na cidade de Pelotas.

Classificado à final, o Progresso, campeão estadual Sub 17 no ano de 2016, reencontraria o invicto Internacional, atual detentor do título estadual. Nos quatro confrontos anteriores, o Colorado vencera três, o outro jogo terminou empatado, mas no primeiro embate da final, realizado na última quarta-feira, dia 05 de dezembro, o gigante de Porto Alegre foi batido. A partida acabou 2×1 para o Progresso, gols marcados por Fabrício e Fernando, que anotou o décimo primeiro tento na competição.

A partida final está marcada para o próximo sábado, dia 08 de dezembro, quando as equipes se encontrarão na Morada dos Quero-Queros, na cidade de Alvorada. O início do jogo está previsto para 16 horas e o Progresso conquista o título e repete 2016 se não perder para o Inter.

COPA SUB 19

A Copa Sub 19 iniciou no dia 19 de agosto e reuniu na sua primeira fase quatorze equipes, que foram divididas em duas chaves, compostas por sete times. Os quatro melhores de cada grupo passavam à fase seguinte. Apenas um time terminou a fase inicial de forma invicta. Este time foi o Juventude, campeão do Grupo A, que conquistou quatro vitórias nesta etapa, mas a melhor campanha ficou com o Novo Hamburgo, que marcou 15 pontos, deixando o Brasil com o segundo lugar da chave e dois pontos a menos.

Na parte de baixo da tabela, as grandes decepções foram o Novo Horizonte de Esteio, que perdeu todas as partidas que disputou e o canoense União e Harmonia, que fez apenas um ponto em cinco jogos. No quesito atuação insuficiente, o Novo Horizonte foi insuperável, pois além de perder todos os jogos disputados, não marcou gols e foi goleado em quatro oportunidades.

Na segunda fase, as equipes classificadas foram organizadas em dois grupos, compostos por quatro times. Os dois melhores passaram às semifinais da competição. Nesta fase, o Xavante cresceu de produção e classificou-se como campeão invicto do seu grupo, conquistando quatro vitórias em seis partidas. Liderado pelos artilheiros Cristian (11 gols) e Fabrício (8 gols), o Brasil foi o rei das goleadas fora de casa. Na primeira fase massacrou o União e Harmonia (9×1). Na etapa seguinte foi a vez de bater o PRS de Caxias do Sul (1×6).

Nas semifinais, além do Brasil, tivemos a presença do Oriente de Canoas, Novo Hamburgo e Lajeadense. De um lado da chave, o time de Canoas não teve dificuldades para superar o Lajeadense, que perdeu as duas partidas desta fase, sendo goleado nos seus domínios (0x5). Enquanto isso, o Brasil eliminou o Novo Hamburgo, vencendo fora e empatando na cidade de Pelotas (2×2).

Na última quarta-feira, dia 05 de dezembro, Brasil e Oriente se enfrentaram no primeiro jogo da decisão da Copa Sub 19. Mesmo jogando fora de casa, o Xavante comprovou a sua superioridade estatística nos confrontos diretos e não teve dificuldades para bater o Oriente (0x3). Com a enorme vantagem conquistada, o Brasil volta a campo no próximo sábado, dia 08 de dezembro, quando enfrentará o Oriente no estádio Nicolau Fico. O início do jogo está marcado para 16 horas e o rubro-negro levanta o caneco se vencer, empatar ou até mesmo se perder por um ou dois gols de diferença. Ou seja, o Sub 19 do Xavante está muito perto de conquistar o título.

Comentários

comments

Você pode gostar...