Super Bowl LVIII: Kansas City vence na prorrogação e conquista o título da NFL

Kansas City Chiefs sagrou-se campeão da NFL, após vencer o Super Bowl diante do San Francisco 49ers na prorrogação por 25 a 22, os Chiefs conquistaram seu quarto título da liga, terceiro em cinco anos e buscam uma dinastia no futebol americano

Patrick Mahomes com o título da NFL. Foto: Getty Images

 

Por Everson da Martha / Em Pauta

Foi com emoção! Um jogo no qual as defesas prevaleceram por quase toda a partida, a vitória dos Chiefs só chegou na prorrogação. De um lado o Kansas City, uma equipe em busca de construir uma dinastia, com um quarterback sonhando em ser um dos maiores da história. Além de tudo, a equipe tinha um holofote a mais em suas cabeças desde que Travis Kelce, um dos principais jogadores do time, começou a namorar a cantora Taylor Swift.

Do outro lado, o time da Califórnia estava em busca de dias melhores, de um título que não vem desde 1995. Mesmo com um time inferior, o San Francisco foi um excelente adversário, impôs dificuldades aos Chiefs, porém sucumbiram no final do jogo, amargando mais um vice – o terceiro em dez anos.

As defesas prevaleceram no começo 

O jogo começou com o predomínio total das duas defesas, tanto que nos primeiro quinze minutos de partida, ninguém marcou ponto. O San Francisco utilizou uma estratégia de jogo aéreo, não eficiente, mas com jogo corrido funcionando. Já o Kansas City Chiefs com seus recebedores estavam muito bem marcados. No segundo período do primeiro tempo, o San Francisco abriu o placar com um field goal (3 pontos). A partir dos primeiros pontos os Chiefs reagiram e tentaram empatar, mas os 49ers ampliaram o marcador em uma grande jogada.

Os californianos fizeram o primeiro touchdown (6 pontos) do jogo, jogada a qual o passe não foi do quarterback (responsável pelo passe para frente) e sim o wide receiver (recebedor), Jauan Jennings, que fez a jogada para o outro lado, onde estava Christian McCaffrey. A bola não saiu perfeita, mas o running back pegou e, com ajuda de bloqueios, correu 21 jardas para marcar o primeiro touchdown do jogo e abrir 10 a 0 para os 49ers. Os Chiefs diminuíram ainda antes do intervalo, o kicker Harrison Butker acertou um field goal de 28 jardas e diminuiu a diferença em 7 pontos.

Show do Intervalo

O já tradicional Halftime Show é sempre uma atração muito esperada. Esse ano foi a vez do cantor americano Usher, que começou o espetáculo com um aviso de que o show poderia causar aos espectadores “vontade de cantar, dançar, e possíveis problemas no relacionamento”. 

Usher entrou no campo do Allegiant Stadium em Las Vegas para cantar alguns dos seus maiores hits como “U Don’t Have To Call” e “Love In This Club”. Logo surgiu Alicia Keys, toda de vermelho cantando “If I Ain’t Got You”, a partir dali os dois cantaram juntos um outro grande sucesso, “My Boo”.

Ainda participaram do show will.i.am, H.E.R., Jermaine Dupri, Lil Jon e Ludacris que subiram ao palco para encerrar o espetáculo com o grande hit “Yeah!”.

Usher e Alicia Keys durante a apresentação do hit “My Boo”. Foto: Timothy A. Clary / AFP

De volta ao jogo

Parecia que os Chiefs estavam sem sorte, primeiro Isaiah Pacheco perde a bola, depois o quarterback Patrick Mahomes é interceptado. Contudo, os 49ers não aproveitaram a instabilidade dos atuais campeões e Travis Kelce, que estava sumido no jogo, apareceu para alegria do público e de sua namorada, que atravessou o mundo para vê-lo. Na noite anterior, Taylor Swift realizou um show no Japão e partiu rumo a Las Vegas para a final do campeonato. Sendo assim, os Chiefs não podiam desapontá-la.

Travis Kelce e Taylor Swift no beijo do título. Foto: Ezra Shaw/Getty Images

O Kansas City saiu da desvantagem e virou o jogo para 13 a 10 ainda no terceiro período, mas o San Francisco não se entregou. No último período se reencontraram no ataque, chegando ao final do tempo normal empatados em 19 a 19.

A prorrogação 

San Francisco começou com a posse de bola, o quarterback dos 49ers, Brock Purdy, alternou entre corridas e lançamentos, buscando o touchdown para ficar em posição favorável no jogo. No entanto, a defesa do Kansas City conseguiu evitar o pior e com apenas um field goal, bastava aos Chiefs um touchdown para serem os campeões.

Em uma campanha que durou mais de 7 minutos, os Chiefs tiveram paciência para encontrar o momento certo e matar o jogo. No estouro do relógio do primeiro tempo da prorrogação, Patrick Mahomes lança Mecole Hardmann, que entrou na endzone e decretou a vitória do Kansas City Chiefs. Com essa conquista, o time chega a quatro títulos, sedentos por uma hegemonia na NFL.

Comentários

comments

Você pode gostar...