Sons de Costa Rica, na noite de Pelotas

Artista da Karol Barboza espetáculo em Pelotas, onde passa a residir para estudar composição na UFPEL

Karol Costa emocionou público presente no Conservatório de Música da UFPEL

Cantora, compositora e produtora musical fez apresentação única e gratuita em Pelotas. Fotos Carlos Dominguez / Em Pauta

Carlos Dominguez / Em Pauta

Karol Barboza subiu no palco calma e quieta. Sentou na cadeira e acomodou o violão que esperava seu toque tranquilo e de sonoridade limpa. Ajeitou o microfone a sua frente e os óculos que surgiam em meio aos cabelos encaracolados e negros. Uma voz suave encheu o local. A sensação era de sublimação e pertencimento ao profundo cantar a natureza e os sentimentos de uma pequena cidade da Costa Rica, país de origem de Karol. No palco do conservatório de música da UFPEL, a cantora e compositora apresentou 14 canções, a maioria de sua autoria e também músicas folclóricas da região da América central. Karol alternou o violão com o Ukelele, instrumento de 4 cordas. Manteve a levada intimista, com músicas para serem sentidas e com letras poéticas que falavam sobre a realidade da luta pela dignidade humana em todas as partes do mundo, em especial na Costa Rica. “Serpientes”, “Aurora”, “ningún rancor”, “ser feliz” foram as primeiras canções. “Niño mágico”, um microconto que desdobra paisagens da infância da artista. Depois “Bronce y lava”, em suas palavras uma canção “reflexiava sobre a vertigem de iniciar algo”.

Sobre estar se apresentando em Pelotas, Karol afirma que “és muy hermoso” estar nesta cidade.

Leandro Maia e Karol Barboza apresentaram composição conjunta

– Recebi o apoio de muitas pessoas, muitos portais de promoção cultural, o que trouxe um bom público. Eu não esperava tantas pessoas, pois sou bem desconhecida por aqui. Há uma boa rede na comunidade, aberta a escutar música e desfrutar da cultura. O público foi muito lindo, amoroso, contentes. Senti muito carinho e é uma grande oportunidade e uma sorte de poder contar com o apoio do Leandro (Maia), do Conservatório de Música da UFPEL – agradeceu Karol, logo após encerrar sua apresentação com muitos aplausos, quando dividiu o palco com o músico pelotense Leandro Maia, que em uma estada na Costa Rica conheceu Karol.

A partir dai, quando a cantora recebeu o prêmio Ibermúsicas 2021 de Criação de Canção Popular e conseguiu acertar um período de estudos em Pelotas (RS), junto ao Curso de Música da UFPEL, em parceria com a AGIMOS, Agência de Indústria Criativa e Mobilização Social. A artista já se apresentou em muitos países. Esteve na Nicarágua, Alemanha, Suíça, Áustria, México e França e foi vencedora do Prêmio ACAM 2020, concedido pela Associação dos Compositores e Autores da Costa Rica, na categoria Latin Fusion pela participação no álbum Ecos de Sangre, de Eduardo Montero. Karol lançou vários singles e coletâneas, além do álbum “Secreto” e do EP “Portentos”. Atualmente está se especializando em música popular no Rio Grande do Sul graças ao apoio da Ibermúsicas para qualificação técnica e artística. Saiba mais em link e https://campsite.bio/barbozakarola

Naquela sexta-feira, dia 18 de outubro, em Pelotas, no fim do fundo do Sul do Brasil, de noite cálida e envolvente luar, Karol trouxe músicas folclóricas centro-americnas como Aves (Guillermo Anderson), de Honduras e Tacuma e anacis (Walter Ferguson) e De todos os Modos (guadalupe Urbina), ambos da Costa Rica. Com Leandro Maia, foi apresentado de co-autoria “Ave de Outubre”.

A cantora e compositora da Costa Rica vai ficar ainda um período em Pelotas estudando composição e música popular. Quem sabe encontrar sua referência em música do Sul do Brasil:

– Do sul de Brasil conheci Virtor Ramil em 2014, me encanta. Leandro Maia também e recentemente conheci Paulo Gaiger e Larissa Ferreira – explica a artista.

O espetáculo “Puentes e Canciones”, de Karol Barboza, aconteceu no conservatório de música da UFPEL, com entrada gratuita, no velho casarão azul do Centro Histórico. Quem quer saber mais do trabalho da artista pode encontrar no Spotfy (https://open.spotify.com/intl-pt/artist/0n8yMyXxMi7JgJk65XkE9A?si=M611Z1gXTAefMXZO042K_Q) ou no Instagram (https://www.instagram.com/barbozakarola?utm_source=ig_web_button_share_sheet&igsh=ZDNlZDc0MzIxNw==).

Comentários

comments

Você pode gostar...