Rio Grande perde 40 posições em Ranking de Competitividade
A queda foi impulsionada pela redução dos indicadores de Segurança Pública e acesso à Educação e Saúde
Por Daniel Costa
A cidade do Rio Grande perdeu 40 posições no Ranking de Competitividade do Centro de Liderança Pública (CLP), quando comparado com 2023. Conforme o estudo, a queda foi ampliada por conta da redução dos indicadores de Segurança Pública e acesso à Educação e Saúde.
Anualmente, o CLP, analisa 410 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes e baseia a avaliação em 65 indicadores considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública. De acordo com a Prefeitura Municipal, os dados analisados pelo estudo não condizem com os registros do Executivo.
Rio Grande ocupa a 18ª colocação, com nota 47,77, no ranking quando comparado apenas com os 24 municípios gaúchos avaliados. No RS, Porto Alegre, Lajeado e Ijuí ocupam as três primeiras posições, respectivamente. No âmbito nacional, a cidade portuária está em 262ª
“Os dados que acompanhamos, do RS SEGURO, do Observatório Municipal, e das reuniões do GGI-M, todos os dados demonstram terem reduzido de uma não para outro, desde 2021, ápice dos homicídios e 2022, e agora temos redução em todos indicadores. Particularmente não conseguimos entender a base de dados do estudo, para ter uma posição bem clara e poder ter dados para confrontar”, disse Castro.
Saúde e Educação
Na Saúde, a redução da cobertura vacinal e do índice de acesso à saúde complementar resultou em uma queda expressiva na nota rio-grandina. Em relação ao acesso à educação, apesar de apresentar melhora na qualidade de ensino, com boas avaliações no Enem e Ideb, Rio Grande registrou carências no atendimento à educação infantil e na taxa de matrículas.
Segurança
A Segurança Pública foi a principal problemática rio-grandina apontada no Estudo. De acordo com o Ranking, Rio Grande ocupa a 310ª posição entre as 410 cidades devido ao número de mortes violentas e mortalidade de jovens. Apesar disso, o secretário de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança, Anderson Castro, diz não reconhecer os dados do ranking e ressalta que os índices criminais rio-grandinos estão em redução.
Inovação e dinamismo econômico
Com o quarto maior Produto Interno Bruto (PIB) do RS, com R$ 13,28 bilhões, o Município se sobressaiu no indicador de inovação e dinamismo, ocupando a 45ª posição geral.