Povo gaúcho celebra o dia 20 de setembro

Em diversas cidades do RS, atividades em comemoração à data foram realizadas na última terça-feira(20).

O dia 20 de setembro é uma data de grande apreço pelo povo gaúcho. Em diversas cidades do estado do Rio Grande do Sul são realizadas apresentações, desfiles tradicionais, acampamentos e as mais diversas atividades que envolvam a cultura e o tradicionalismo gaúcho.

Por Marianna S. Bertoldi Mattos

Desfiles na Rua General Osório, em São José do Norte/ Fotos: ASCOM/prefeitura de São José do Norte

Em São José do Norte, no extremo sul do RS, as celebrações da Semana Farroupilha tiveram início no dia 14 de setembro. Já, no dia 20, a programação, organizada pela prefeitura municipal, contou com apresentação da Invernada Artística São José, caminhada tradicionalista, a Banda Municipal Democrata e o desfile de cavalarianos durante a tarde do dia 20. A narração dos desfiles foi feita por Fernando Costamilan, que é representante do Instituto Histórico e Geográfico de São José do Norte (IHG-SJN). O tema dos festejas deste ano na cidade foi “Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras”.

Um diferencial neste evento, foi a presença de Raul Justino Moreira, tetraneto do General Bento Gonçalves da Silva, como forma de homenagem ao personagem de tamanha importância na história de nosso estado. Bento Gonçalves da Silva foi um dos líderes da Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha, que durou 10 anos e tinha como objetivo a independência da província do Rio Grande do Sul. O general, na época, chegou a ser eleito Presidente da República Rio-Grandense, pela maioria das câmaras municipais da província. O dia 20 de setembro passou a ser comemorado como Dia da Revolução Farroupilha no Estado do Rio Grande do Sul.

Tretaneto de Bento Gonçalves/Fotos: ASCOM/prefeitura de São José do Norte

O município de São José do Norte é uma cidade de grande importância histórica pois foi o local onde ocorreu o combate de 16 de julho de 1840, na Guerra dos Farrapos. Durante sua presença no evento, Raul Moreira assegurou que estará presente também no evento de reabertura do Museu do Combate Farroupilha de 16 de julho de 1840 (IHG-SJN), que acontecerá nos mês de outubro.  Este museu, também localizado em São José do Norte, está inativo há cerca de 6 anos, segundo informações do setor de cultura da prefeitura. Durante a cerimônia de reabertura, Raul trará exposição das peças que herdou da família do grande comandante farroupilha. A reabertura do museu acontecerá através de uma parceira do setor de cultura, da prefeitura municipal, e o Instituto Histórico e Geográfico de São José do Norte (IHG-SJN), mas ainda não foi divulgada a data para o evento.

Em Porto Alegre, capital gaúcha, o tradicional Acampamento Farroupilha marcou 40 anos de história em 2022. O Acampamento, sediado no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, esteve em atividades por 20 dias e, ao longo deste tempo, recebeu cerca de 1,4 milhões de visitantes, segundo dados da GaúchaZH. 800 toneladas de churrasco foram consumidas no total, número que pode entrar para a história de récordes mundiais, por maior número de consumo de carne.
editoria GERAL

Com o sucesso das festividades em tantos locais do Estado, uma coisa é certa: a expectativa será alta para as celebrações de 2023!

800 toneladas de churrasco foram consumidas no Acampamento Farroupilha 2022./ Foto: André Ávila/Agência RBS