Pelotas perde nos pênaltis e fica com a vice colocação da Divisão de Acesso

Time pelotense já havia garantido a vaga na elite do estadual ao chegar à decisão. Na final, após o segundo empate no tempo normal, o vice-campeonato veio nas penalidades.

Por Antonio Berndt

Neste domingo (04), em um confronto muito equilibrado, realizado no estádio Francisco Noveletto em Porto Alegre–RS, o Pelotas perdeu para o Moonson por 4 a 3 nas penalidades, e encerra a Divisão de Acesso como vice-campeão. O clube fecha o campeonato com 8 vitórias, 7 empates e 5 derrotas. Ao todo foram 23 gols marcados e 16  sofridos em 20 partidas disputadas. Depois de 5 anos, o clube volta disputar a elite do futebol gaúcho.

Pelotas recebe o troféu do vice-campeonato da Divisão de Acesso. / Foto: William Anacleto/Divulgação FGF

O jogo

A primeira etapa começou com os dois times se estudando e procurando não correr riscos. As equipes trocavam passes sem muita ousadia, devido ao estado do gramado sintético. Mesmo assim, ambos tiveram oportunidades de abrir o placar. Com o Pelotas sendo o protagonista da maior delas, quando Vitor Júnior assustou a torcida local em cobrança de falta aos 37 minutos.

Já no segundo tempo, a situação de equilíbrio se manteve, mas com as duas equipes mais defensivas e errando muitos passes, principalmente no terço final de campo. Com o passar do tempo, o Pelotas recuou o time e apostou em contra-ataques e chutes de longa distância, mas sem muito sucesso. A melhor oportunidade de gol foi aos 39 minutos, com um chute de muito longe do atacante Marcelinho, obrigando o goleiro da equipe adversária fazer a defesa em dois tempos e garantir o empate.

Com o fim do tempo normal e o placar permanecendo inalterado, a decisão foi para os pênaltis. Nas penalidades, mesmo com o goleiro auro cerúleo, Allan Thiago, defendendo a terceira cobrança, o goleiro Max, da equipe adversária, defendeu as duas últimas cobranças feitas por Yuri Bigode e Léo Ferraz, respectivamente a quarta e quinta cobrança. Coube ao atacante Morales, da equipe do Moonson, no último pênalti, decretar o vice-campeonato do Pelotas.

Ao fim das penalidades, os jogadores, comissão técnica e diretoria foram saudar a torcida que compareceu ao estádio.

Atacante Marcelinho em ação durante a partida contra o Moonson – Foto: William Anacleto / Divulgação FGF

Pós Jogo

Na saída de campo, após receber as medalhas, o sentimento entre todos no clube era um misto de sensações, entre alívio pelo acesso, lamento pela derrota e planejamento para o futuro. Para Héverton, zagueiro e capitão da equipe, apesar da derrota, o principal objetivo era o acesso para o Gauchão de 2025. O atacante Fauver Frank foi na mesma linha do capitão, ressaltando a tristeza da derrota, dizendo que o time tentou impor o seu jogo nos 90 minutos, mas, ao mesmo tempo, todos no clube ficaram felizes, com o acesso da tradicional equipe pelotense.

Já o técnico Ariel Lanzini, que no início do campeonato era o auxiliar técnico do clube, vai por um caminho diferente, ressaltando que é um alívio o campeonato ter acabado com o acesso, pois segundo ele a Divisão de Acesso é um calvário.

Yuri Bigode (Esquerda), Marcelinho (Centro) e Léo Gaúcho (Direita) com a medalha do vice-campeonato – Foto: William Anacleto / Divulgação FGF

Orgulho e foco no futuro

Do meio para o fim do campeonato o Pelotas foi criando uma “casca” para o acesso, adquirindo confiança após vitórias em jogos decisivos, com um time demonstrando qualidade, e principalmente raça e dedicação dentro de campo.

Isso resume o que torcedor do clube sente e queria. Segundo o torcedor Felipe Pinheiro, o que fica é o orgulho do time, e principalmente a felicidade de ver a raça e demonstração de vontade em conseguir o acesso. De acordo com ele, a torcida auro cerúlea quer que o foco seja no trabalho para conseguir se manter na primeira divisão do Campeonato Gaúcho no próximo ano.

De acordo com a diretoria do clube, os próximos meses serão muito importantes, pois o trabalho será no planejamento e montagem de equipe para atender a vontade do torcedor do Pelotas, que é a briga pela permanência no na elite do futebol gaúcho em 2025.

Comentários

comments

Você pode gostar...