Futebol americano e gaúcho
Por Elias Wojahn e Ivan Bastos
Futebol Americano ou football é um esporte de contato derivado do rubgy. Provindo dos Estados Unidos o esporte é comparado com um campo de batalha em uma guerra, onde o objetivo é conquistar o campo do adversário.
No Brasil e no Rio Grande do Sul o esporte ganha cada vez mais adeptos. No estado a Federação Gaúcha de Futebol Americano organiza o campeonato gaúcho desde 2014 de maneira oficial.
Mas em 2016 um passo adiante foi dado. A final foi em um estádio de Copa do Mundo de futebol: O Beira-Rio, estádio do Internacional. Foi montada uma estrutura nos moldes americanos, também o gramado e o campo foram modificados para a prática do esporte americano.
Gigante Bowl, como foi chamado o evento em alusão ao Super Bowl nos Estados Unidos, reuniu o campeão de 2015 o Juventude F.A. e Santa Maria Soldiers para definir o campeão gaúcho. Ainda ocorreram diversos shows antes, durante e após a partida com bandas locais, nacionais e internacionais.
Com uma boa participação do público, com cerca de 12 mil pessoas nas arquibancadas, o campeão gaúcho de futebol americano em 2016 foi o Santa Maria Soliders. Mas o que fica é o legado e o crescimento deste esporte americano que é cada vez mais gaúcho.