Emmy 2024: os destaques para Xógum, Bebê Rena e The Bear

A principal cerimônia que premia séries apontou o sucesso de Bebê Rena, Hacks, O Urso e Xógum.

Por Jaime Lucas de Mattos / Em Pauta

Eugene Levy e Dan Levy apresentaram a cerimônia / Foto: Christopher Polk/Variety

Conhecido como a maior premiação das séries, o Emmy Awards 2024 foi realizado no último domingo (15), em Los Angeles. A cerimônia foi apresentada pelos comediantes Eugene e Dan Levy, pai e filho, que já foram premiados em edições anteriores por seus excelentes trabalhos em “Schitt’s Creek”.

A noite destacou o sucesso das séries “Bebê Rena” (Netflix), “Hacks” (Max) e “Xógum: a gloriosa saga do Japão” (FX) – vencedoras nas categorias principais de melhor minissérie, série de comédia e série de drama, respectivamente.

Anna Sawai é a primeira mulher de origem asiática a ganhar o prêmio de melhor atriz em série de drama. / Foto: Kevin Winter/Getty Images

Além do prêmio principal de melhor série de drama, “Xógum” (ou “Shogun”, no original) levou a melhor nas categorias de direção, ator e atriz principais, pelos papéis de Sanada Hiroyuki e Anna Sawai, totalizando 4 estatuetas. Apesar de ser produzida nos EUA, a série é falada em japonês e ambientada no Japão do século XVII, contando com os diversos confrontos das dinastias japonesas. “Xógum” fez história ao ser a primeira de língua não-inglesa a ganhar a categoria de melhor série de drama, enquanto Anna Sawai é a primeira mulher de origem asiática a vencer a categoria de atriz em série de drama.

“Bebê Rena”, que é baseada em uma história real e que conta a história de um homem que começa a ser perseguido por uma mulher, também conquistou 4 Emmys, incluindo a categoria de melhor atriz coadjuvante, pelo papel de Jessica Gunning, que interpretou a perseguidora. O ator e roteirista Richard Gadd, criador da minissérie, também foi premiado pelo seu roteiro e por sua atuação.

Jessica Gunning e Richard Gadd segurando as quatro estatuetas de “Bebê Rena”. / Foto: Invision/AP

“Hacks”, além de ganhar na categoria de melhor série de comédia — o que foi uma surpresa —, levou o prêmio pelo seu roteiro e pela atuação da veterana atriz e protagonista da trama, Jean Smart. Outra comédia de muito destaque foi “O Urso” (ou “The Bear”), que levou 4 estatuetas — uma a mais que “Hacks” —, pela direção de Christopher Storer e pelas atuações de Jeremy Allen White, Ebon Moss-Bachrach — que já ganharam Emmys pelos mesmos papéis na temporada anterior — e Liza Colón-Zayas. Vale mencionar que os prêmios de “O Urso” (FX) são referentes à segunda temporada da série. A terceira já está disponível no Disney+ e poderá concorrer ao Emmy de 2025.

O elenco premiado de “The Bear”. / Foto: Jae C. Hong/Invision/AP

Na categoria de melhor atriz em minissérie, o prêmio foi para Jodie Foster, por seu papel na quarta temporada de “True Detective” (HBO). Lamorne Morris, de “Fargo” (FX), levou a melhor na categoria de ator coadjuvante em minissérie, enquanto Billy Crudup ganhou a mesma categoria, mas no âmbito das séries de drama, por seu trabalho em “The Morning Show” (Apple TV+). Elizabeth Debicki também foi reconhecida como atriz coadjuvante, por seu excelente trabalho interpretando a Princesa Diana em “The Crown” (Netflix).

O prêmio especial Governors Award, que é escolhido diretamente pela Academia de Televisão, sem uma lista de indicados, foi entregue ao produtor Greg Berlanti, por seu trabalho de importância na questão da inclusão e diversidade LGBTQIAP+ nas séries americanas. Berlanti foi produtor de séries de sucesso como “Dawson’s Creek”, “The Flash”, “Arrow”, “Riverdale”, “Você”, “O Mundo Sombrio de Sabrina” e “The Flight Attendant”.

Greg Berlanti recebendo o prêmio especial dos atores Joshua Jackson e Matt Bomer. / Foto: Invision/AP

Embora vários prêmios tenham sido entregues na cerimônia, algumas grandes séries saíram da premiação sem nenhuma estatueta. Foi o caso de “Abbott Elementary” (7 indicações), “Only Murders in the Building” (6), “Feud: Capote vs. The Swans” (5), “Sr. e Sra. Smith” (5), “Fallout” (3), “Companheiros de Viagem” (3) e “What We Do in the Shadows” (3), dentre outras. Vale mencionar que, destas, “Abbott Elementary” havia levado um prêmio na temporada anterior. Já “Only Murders in the Building”, pela primeira vez, concorria com todos os seus três protagonistas nas categorias de atuação, com a inclusão de Selena Gomez, que nunca havia sido indicada.

O trio de protagonistas de “Only Murders in the Building”, Steve Martin, Martin Short e Selena Gomez, apresentando uma das categorias da noite. / Foto: Invision/AP

Dentre os canais e streamings mais premiados, o FX levou a melhor, conquistando 9 estatuetas (8 delas por “Xógum” e “The Bear”), enquanto a Netflix e a HBO/Max dividiram a segunda posição, com 6 prêmios cada.

As séries mencionadas na matéria podem ser conferidas nos catálogos da Apple TV+, Disney+, Max, Netflix, Paramount+ e Prime Video. A lista completa de vencedores do Primetime Emmy Awards 2024 você pode conferir no site da premiação (em inglês).