Congresso enriquecendo currículos

Por Gabriel Bresque e Mateus Bunde

O Congresso de Iniciação Científica (CIC), realizado pela UFPel, tem seu final consolidado, com sucesso, nesta sexta-feira (12). Após palestras dos mais variados temas, pode-se constatar a total participação dos alunos, que estiveram focados na apresentação daquilo pelo qual mais se interessam.

De humanas à exatas, o congresso reuniu centenas de assuntos relacionados aos mais variados cursos. Alguns apresentaram o assunto prévio que será finalizado no trabalho de conclusão de curso (TCC), já outros mostraram os dados recolhidos com pesquisas e estudos realizados ao longo de meses de elaboração. Porém, seja o projeto de TCC ou uma análise englobada num artigo, os objetivos são os mesmos: aprender, colaborar e enriquecer.

CIC 1-5x3

Foto: Reprodução (CCS)

O interesse no assunto

É fundamental, claro, aquele que apresenta o seu assunto, ter o interesse por ele. Ter um pré-conhecimento sobre, que pode embasar com maior fundamentação o tema em questão. O estudo e as análises englobam a visão do palestrante sobre o assunto e em como ele pode possuir ramificações relacionadas a outras áreas.

Um exemplo é o trabalho realizado por Ana Paula Giehl, 22, estudante de Letras-Alemão, que realizou um trabalho que compara o ‘Estudo da Loucura’, na literatura alemão, em comparação com textos brasileiros, com uma forma de adaptação desse estudo na literatura nacional. A principal importância do CIC para Ana Paula é a demonstração da visão dela sob tal estudo. “Estou muito feliz por isso, por estar podendo demonstrar isso para as pessoas, ter essa oportunidade”, disse.

Um fator importante do Congresso, para Ana, é a interação com a banca de professores que avaliam o trabalho. Segundo ela, as críticas e elogios dos professores integrantes auxiliam no engrandecimento e enriquecimento do trabalho. “O lado excelente do evento é o fato de os professores da tua banca sugerirem e colaborarem com ideias que possam ser acrescidas no trabalho”, completa.

CIC 2-5x3

Foto: Reprodução (CCS)

Vida acadêmica

Já para a formanda de Jornalismo, Karine Gobbi, 20, o CIC também é importante para servir como um experimento para os alunos se aproximarem dos pontos científicos da profissão escolhida. Ela apresentou um tema sobre os critérios de noticiabilidade das postagens nas páginas Humans of New York, um corte da monografia de conclusão de curso da estudante.

Outro ponto importante para o desenvolvimento do estudante no CIC é a possibilidade de criar um currículo forte e ter o primeiro contato com uma convivência acadêmica que, no futuro, pode ser decisivo para uma carreira nesse segmento, sendo um grande espaço de criação e relacionamento entre diferentes campos de conhecimento, e proporciona uma bela oportunidade acadêmica e cultural para os estudantes.

Sobre a criação dos currículos estudantis, até os professores concordando com a importância do CIC para a criação do profissional acadêmico. Entre eles, vários orientadores ajudam os alunos e incentivam a colocação deles no evento, tanto para o teste e a demonstração dos trabalhos, quanto para a questão curricular que essas pesquisas adicionam aos estudantes.

O CIC é um palco de grande relacionamento intelectual, pessoal e estrutural para os estudantes da UFPel, que usam ele para distribuírem pontos importantes para os seus desejos profissionais, e começam a partir desse ponto, a relacionar seus estudos com anseios profissionais e estruturas para o futuro, Por isso mesmo, o CIC é um evento de grande importância para os alunos da universidade, tanto daqueles que querem seguir uma carreira acadêmica, como dos que só querem trabalhar com seus campos preferidos.

Comentários

comments

Você pode gostar...