Casos de abuso ou assédio sexual praticados por famosos repercutem na mídia

A ONG Rio de Paz promove na Praia de Copacabana ato público contra o abuso sofrido pelas mulheres. Durante a manifestação 420 calcinhas estendidas representam o número de homens que estupram mulheres a cada 72 horas no Brasil. Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Famosos cada vez mais são acusados pelas mulheres acerca dos casos de abuso e assédio sexual

Por Roberta Muniz

Carl Sargeant, ex-integrante do governo autônomo galês, foi encontrado morto em sua casa nesta última terça feira (7), após ter sido demitido do cargo que ocupava, por investigações sobre o seu comportamento sexual. Segundo a rede BBC e outros meios britânicos, a polícia não trata a sua morte como suspeita e sim, como suicídio.

Este caso é apenas mais um dos que assolam a política britânica que já teve o nome de muitos de seus políticos em investigações, após várias denúncias de assédio. Mas, infelizmente, casos como estes não se restringem a um único país e sim, estão presentes no cotidiano do mundo inteiro.

E a lista de famosos de renome que foram ou estão sendo acusados de abuso sexual não para de crescer nos últimos tempos. Em Hollywood, no mês passado, acusações contra o produtor cinematográfico Harvey Weinstein causaram comoção no mundo. Várias atrizes vieram à tona com seus relatos, como Angelina Jolie, Cara Delevingne, entre outras.

Pouco após as acusações de assédio contra Weinstein, o próximo famoso da lista de acusados foi o ator e diretor Kevin Spacey. O ator sofreu denúncias de alguns funcionários da Netflix, onde ele atuava na série House Of Cards, e somando-se às acusações de assédio, houve uma denúncia de pedofilia do também ator Anthony Rapp, que em uma entrevista ao BuzzFeed contou que sofreu assédio por parte de Kevin, quando ainda tinha 14 anos de idade.

Ed Westwick, ator acusado de assédio contra colegas de trabalho. Foto: Reprodução/Instagram

O último caso a ganhar grande repercussão na mídia, envolve o ator Ed Westwick, famoso pelo papel de Chuck Bass, na série Gossip Girl, que foi acusado de estupro, pela também atriz Kristina Cohen. Kristina fez o desabafo do caso em seu perfil no Facebook, que supostamente ocorreu há três anos. A atriz prestou queixa na terça-feira, no Departamento de Polícia de Los Angeles.

O assédio e o abuso sexual são parte do cotidiano e não assolam somente a classe artística. Os casos são diários, com pessoas anônimas, no mundo todo. “Olha, o feminismo me fez muito bem. Eu sinceramente não acredito que o machismo acabe um dia. É algo estrutural e enraizado nas pessoas, que passa de geração para geração. Então, não adianta querer “conscientizar” que estão fazendo algo errado. A maioria sabe que é errado. Me aproximar de meninas que também sofreram disso me fez bem. E também comecei a me proteger mais. Fiz aulas de defesa pessoal e luta. Sempre tenho o pé atrás com qualquer homem. Coisas assim, pelo meu bem mesmo” conta Thaisa Valdez, 19 anos, vítima de violência sexual aos 12 anos de idade.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Datafolha no ano passado, a pedido do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, onde mais de 100 mil pessoas, de 84 cidades foram questionadas, 67% da população tem medo de ser vítima de assédio sexual. Entre as mulheres, 90% aponta medo de ser estuprada. De acordo com levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 70% dos casos de estupro, são cometidos por parentes, namorados e amigos ou conhecidos da vítima, indicando que boa parte dos abusos parte de onde menos se espera.