O programa livre EasyReg, do prof. Herman Bierens tem novo mirror no Brasil em endereço novo. Agora ele está aqui. Caso você nunca o tenha usado, experimente. É uma opção para quem quer aprender Econometria, mas não tem como comprar uma licença de um programa pago.
Como já noticiado nesta página, o trabalho do prof. Regis continua sendo notícia na imprensa nacional (veja as atualizações quase diárias da Folha de São Paulo). O Nexo fez um resumo do que havia nas mídias sociais ontem e hoje temos um outro trabalho que busca responder a mesma pergunta do modelo do professor do PPGOM.
Interessante, não?
(com legendas em inglês)
Aproveite e aprenda mais sobre o mundo usando o Gapminder.
Parece tão óbvio, não é? Veja a explicação de quatro ótimos economistas aqui.
O jornal online Nexo publica, hoje, uma resenha dos trabalhos que têm aparecido nas redes sociais aplicando métodos estatísticos/econométricos para previsão de cenários de votação no caso do impeachment. Trata-se de uma resenha didática e de rápida leitura. Dentre os citados, o pioneiro do trabalho do professor do Departamento de Economia, o prof. Regis Ely.
Eis um trecho da matéria:
Por isso é tão importante para um estudante de Ciências Econômicas se empenhar no estudo das tomadas de decisões, seja no campo teórico (entendendo as motivações, a importância da ordem de votação, etc), quanto no aprendizado de ferramental estatístico para implementar suas idéias.
Tim Harford (o autor de “O Economista Clandestino“) explica porque pode ser uma boa estratégia simplificar o seu menu…ou não (desde que você saiba vender bem seu produto). Um texto em inglês que vale seu esforço de leitura.
p.s. Há uma palestra dele no TED, com legendas em português…aqui.
Nova atualização do jornal Folha de São Paulo com o modelo estatístico do prof. Regis. Não lembra da notícia anterior? Foi no último sábado. No post original você encontrará as atualizações e os comentários sobre o modelo, feito em Pyhton e em R (ambos, programas livres de código aberto).
O prof. Rodrigo Peñaloza (UnB) mostra como o que você aprendeu em Microeconomia pode ser usado para entender problemas de incentivos em esportes como, por exemplo, a Lei Pelé.