Em comemoração aos dez anos do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), política pública voltada à democratização e interiorização do acesso ao Ensino Superior, gestores institucionais participaram, em 27 e 28 de setembro, do 9º Fórum Nacional de Coordenadores do sistema UAB, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), em Brasília. A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) esteve representada no evento pelo titular da Coordenação de Programas de Educação a Distância (CPed), Keberson Bresolin.
Uma das principais expectativas do 9º Fórum Nacional foi a socialização das novas diretrizes para a Educação a Distância, após a alteração no comando do Ministério da Educação (MEC) e seus órgãos vinculados, especialmente a Capes e a Diretoria de Educação a Distância (DED). A perspectiva apontada durante o Fórum pelo presidente da Capes, Abilio Neves, é para o fortalecimento da Educação a Distância e expansão do sistema UAB.
O sistema UAB conta, atualmente, com a participação de 106 instituições, atendendo 130 mil estudantes, em cerca de 600 polos de apoio presencial. Na UFPel, há previsão de ampliação das vagas para os cursos EAD em 2017. A Universidade oferece os cursos de Licenciatura em Pedagogia, Matemática, Filosofia, Educação do Campo e Letras – Espanhol em 19 municípios do interior do Rio Grande do Sul.
Os candidatos deferidos no Edital de ingresso de portador de diploma de Ensino Superior nos cursos de Licenciatura emMatemática e Filosofia a Distância da Universidade Federal de Pelotas (UFPel/UAB), no 2º semestre de 2016, já podem participar das atividades acadêmicas. As matrículas serão disponibilizadas a partir de quarta-feira (05) pelas coordenações de curso, via sistema Cobalto. Os resultados parciais estão publicados no site da Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA). A lista final será homologada em 10 de outubro, após a avaliação dos colegiados de curso.
Os recursos aos resultados do processo seletivo serão recebidos até sexta-feira (07), das 14h às 20h, diretamente nos polos de apoio presencial. Os documentos devem ser digitalizados pelas secretarias dos polos e enviados por e-mail à CRA para a avaliação dos pedidos. O modelo de preenchimento dos recursos está disponível no Anexo 2.
A Coordenação de Programas de Educação a Distância (CPed) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) tem integrado as discussões nacionais para o fortalecimento da modalidade no País. Para construção de uma pauta em comum com as demais Instituições Públicas de Ensino Superior (Ipes) que atuam na área, o coordenador da CPed, Keberson Bresolin, participou d0 13ºCongresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (Esud) e do 2ºCongresso Internacional de Educação Superior a Distância (Ciesud). Com o tema, “Humanismo, Tecnologias e Políticas em EAD”, os eventos, promovidos pelo consório Associação Universidade em Rede (Unirede), foram realizados de 12 a 15 de setembro na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).
Ao final das atividades, os participantes reiteraram, com a Carta de São João del-Rei, as pautas defendidas no Manifesto de Salvador, em dezembro de 2015, durante o 12º Esud. Dentre as diversas demandas, as instituições mobilizam-se por mecanismos para a expansão e democratização do acesso à Educação a Distância; inclusão da EAD na matriz orçamentária e na oferta regular das instituições; criação de cargos que atendam às especificidades da EAD; e ampliação das políticas de assistência estudantil.
Os cursos de Licenciatura em Filosofia e Matemática da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na modalidade a distância, oferecem oportunidades de ingresso, no segundo semestre de 2006, para portadores de diploma de Ensino Superior. São 187 vagas pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), distribuídas em sete municípios. O período de inscrição será em 22 e 23 de setembro, das 14h às 20h, nos polos de apoio presencial.
Para participar do processo seletivo, o candidato deverá apresentar a ficha de inscrição, disponível no sistema Cobalto, e cópias autenticas dos documentos previstos no Edital. O critério de seleção será a média aritmética obtida no curso de Ensino Superior em que possui diplomação.
O resultado final do Edital CLMD 05/2016, referente ao processo seletivo para bolsa de tutoria presencial do curso de Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), está disponível para consulta. A oportunidade é para atuação no polo de apoio presencial de Restinga Sêca, em jornada de 20h semanais.
O curso de Licenciatura em Matemática a Distância (CLMD) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), oferecido pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), divulga as inscrições homologadas; os resultados parciais, referentes à etapa de análise curricular; e a data e horário das entrevistas para a seleção de tutor presencial do polo de Restinga Sêca. Os candidatos à bolsa de tutoria deverão comparecer no polo de apoio presencial no dia (13/09) e horário estipulados no edital. As entrevistas serão realizadas via Internet.
As matrículas de novos estudantes nos cursos de Licenciatura em Matemática e em Filosofia a Distância da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), serão realizadas a partir de quarta-feira (31), nos polos de apoio presencial indicados no momento da inscrição no processo seletivo. Os candidatos deverão comparecer no dia e horário previstos no Edital, de acordo com a modalidade escolhida (ampla concorrência ou ingresso por cotas).
Para a solicitação de matrícula, os aprovados no processo seletivo deverão preencher ficha de cadastro, disponível no sistema Cobalto a partir das 12h de segunda-feira (29), e entregá-la no polo de apoio presencial juntamente com os documentos discriminados no Edital. O candidato que não comparecer ou não se fizer representar (mediante procuração com firma reconhecida em cartório), nos dias e horários estipulados, perderá o direito à vaga.
O curso de Licenciatura em Matemática a Distância começará as atividades do segundo semestre em 14 de setembro. Já o início das aulas do curso de Licenciatura em Filosofia a Distância será em 8 de setembro.
O olhar sobre as características culturais das comunidades da região, uma das marcas dos projetos de Educação a Distância da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), será compartilhado com os participantes da Semana do Folclore da UFPel. Desde 22 de agosto, Dia Mundial do Folclore, até sábado (27), o curso de Licenciatura em Educação do Campo a Distância e o Programa de Educação Tutorial (PET) – Grupo de Ação e Pesquisa em Educação Popular (Gape), vinculado ao curso de Pedagogia a Distância, difundem práticas pedagógicas que valorizam a diversidade cultural e a pluralidade nos espaços educacionais. Os projetos desenvolvidos na Coordenação de Programas de Educação a Distância (Cped) são aplicados na forma de oficinas e sessões de cinema sobre temas relacionados ao folclore.
Com a proposta de formar educadores voltados às especificidades das comunidades tradicionais, o curso de Licenciatura em Educação do Campo desenvolve regularmente atividades de valorização da cultura popular. Pela sua inserção no imaginário regional, o folclore é integrante do currículo da formação de professores do campo. “Trabalhamos com questões de pluralidade e cultura. O folclore perpassa todo o conteúdo do curso”, comenta a professora da UFPel Rose Miranda. Para a professora, a abordagem é tão marcante no curso, exemplifica, que um grupo de seis estudantes atualmente se dedica à pesquisa sobre o folclore da cultura quilombola na região de Sobradinho – um dos quadro municípios em que o curso é atualmente oferecido pela UFPel.
Para a Semana do Folclore da UFPel, o curso de Licenciatura em Educação do Campo promoveu, na quinta-feira (25), no polo de apoio presencial de São José do Norte, o circuito de oficinas folclóricas. Atividades com jogos didáticos, contação de histórias do folclore brasileiro e brincadeiras tradicionais, como roda e amarelinha, foram organizadas nas escolas da rede pública de ensino.
Oficina de material didático sobre folclore na escola, na segunda-feira (22), e sessões do “Cine Escolar Folclórico”, na quinta-feira (25), também integraram a programação. As atividades foram ministradas pela equipe dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo e do grupo PET/Gape. O trabalho com audiovisual abordou, no Cine UFPel, as histórias de “Saci”, “Sucupira” e “Iara”, entre outras personagens folclóricas. As sessões tiveram com público-alvo cerca de 80 crianças, do 1º ao 5º ano da Escola de Ensino Fundamental Machado de Assis, de Pelotas/RS, instituição com a qual o PET/Gape possui parceria desde maio, por conta das iniciativas voltadas à educação popular.
A proposta das atividades dos grupos de EAD na Semana do Folclore da UFPel é incentivar que os professores trabalhem em sala de aula com os elementos próprios da cultura, por meio da perspectiva do sujeito local. Com esse propósito, a produção de material didático e a representação das personagens foram elaboradas pelo PET/Gape, para respeitar os aspectos culturais da região. “Quando se lida com o que é próprio da cultura, do fazer, do sujeito do local, as pessoas se encontram, se apropriam muito mais do conhecimento. É muito mais relevante para o aprendizado”, explica a tutora do PET/Gape e coordenadora do curso de Pedagogia a Distância, Lílian Lorenzato.
Iniciativa
A Semana do Folclore da UFPel é coordenada pelo Núcleo de Folclore da UFPel (Nufolk), vinculado ao curso de Licenciatura em Dança, como projeto de extensão permanente. Os grupos de Educação a Distância da UFPel integram as atividades desde a segunda edição do projeto. Inicialmente, participavam via webconferencia. Após, oficinas passaram a ser desenvolvidas nos polos de apoio presencial. Para esta edição, a integração com o evento foi ampliada. A Cped levará, no sábado (27), o grupo de estudantes de São José do Norte para Pelotas, a fim de que possa participar da oficina “Vivências práticas em Folclore Maranhense”, sobre Bumba-Meu-Boi, um dos elementos, incorporado aos blocos carnavalescos, que se relacionam com o imaginário local.
O curso de Licenciatura em Matemática a distância (CLMD) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), lançou edital de seleção para provimento de bolsa de tutoria presencial. A oportunidade é para atuar no polo de apoio presencial de Restinga Sêca. As inscrições serão recebidas de 29 de agosto a 2 de setembro.
Para participar do processo seletivo, os candidatos deverão entregar presencialmente a ficha de inscrição e os documentos comprobatórios na sede do curso de Licenciatura em Matemática a distância ou enviá-los via sedex (rua Gomes Carneiro, nº 1, Pelotas/RS, campus Anglo). Os requisitos para concorrer à bolsa de tutoria são: graduação em Licenciatura em Matemática; disponibilidade para atuar no polo de apoio presencial à noite; comprovação de um ano de experiência no magistério ou estar matriculado ou ter concluído curso de pós-graduação em Educação Matemática ou área afim. A jornada será de 20h semanais. As informações estão disponíveis no Edital CLMD 05/2016.
Os resultados finais do processo seletivo para ingresso de novos acadêmicos em 2016/2 nos cursos de Licenciatura em Matemática e em Filosofia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), foram divulgados na segunda-feira (22). A lista de aprovados está disponível no site da Coordenação de Processos de Seleção e Ingresso (Cpsi).
Puderam concorreram às vagas os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio em 2015, 2014 e 2013. Mais de 820 foram homologados para as 730 vagas ofertadas, em 12 municípios. A classificação é estabelecida conforme as notas disponibilizadas no banco de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Após a etapa de confirmação de matrículas, caso haja vagas desocupadas, a Coordenação de Programas de Educação a Distânica (CPed) lançará edital para ingresso de portadores de título.