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    Notícias
  • Homologadas as inscrições para as bolsas da Equipe Multidisciplinar

    Atualizada em 16-08-19, às 21h30

    A homologação das inscrições e o cronograma do processo seletivo para as bolsas de professor formador da Equipe Multidisciplinar, do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foram divulgadas na segunda-feira (05). A próxima etapa, a entrega do memorial descritivo, será realizada em 2 de setembro, na Coordenação de Programas de Educação a Distância (CPed) (Rua Gomes Carneiro, nº 1, Sala 102A, Pelotas/RS, das 8h30 às 19h30), após a divulgação dos resultados da prova de títulos.

    Os comprovantes das experiências descritas no currículo lattes, pontuadas na prova de títulos, deverão ser apresentados quando do chamamento do candidato à bolsa, para a devida conferência. Conforme o Edital, se constatadas inconsistências na documentação, com consequências à pontuação e à ordem de classificação, o próximo candidato será chamado para apresentação dos títulos.

    Edital UAB-CPED 01-2019 (Homologação e Cronograma)

    Edital UAB-CPED 01-2019 (Homologação e cronograma) – Após recursos (06-08-19)

  • Cruz Alta: homologadas as inscrições para tutoria presencial na área de Letras

    Atualizada em 15/07/10, às 15h15

    A coordenação do curso de Licenciatura em Letras – Espanhol a Distância da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), oferecido pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), divulga o resultado dos pedidos de inscrições para o Edital 03/2019. O processo seletivo, de tutoria presencial, é para o polo de Cruz Alta.

    Edital Letras – Espanhol 03/ 2019 (Homologação)

    Edital Letras – Espanhol 03/2019 – Resultado (Recursos à homologação)

  • UAB retifica Edital para formação da Equipe Multidisciplinar

    Em razão de mudanças nacionais nos processos seletivos para a concessão de bolsas do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), a Coordenação UAB da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) alterou as disposições do Edital para formação da Equipe Multidisciplinar, lançado em 1º de maio de 2019, antes da publicação do novo regramento pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).

    Em atenção à nova normativa da Capes/MEC (Portaria nº 102/2019), as bolsas para professores formadores passam a ser destinadas preferencialmente a docentes efetivos da UFPel. Na ausência destes, serão consideradas as inscrições de professores externos à Instituição.

    Além da alteração no público-alvo e das vagas do Edital (Audiovisual, Webdesign e Produção Multimídia), há inclusão de outras três áreas: Redação e Revisão Textual; Comunicação Social e Gestão de Projetos Educacionais. As inscrições serão recebidas de 6 de junho a 6 de julho, das 9h às 19h, na sede da Coordenação UAB/UFPel (Campus Porto – Anglo, Rua Gomes Carneiro, nº 1, Sala 102A, Pelotas – RS).

    Edital UAB 02-2019 (Retificação)

    Edital UAB 01-2019 (Retificado)

    Ficha de Inscrição

     

  • Letras a distância seleciona professor para bolsa de tutor presencial em Cruz Alta

    Atualização em 24/05/19, às 9h29

    A coordenação do curso de Letras – Espanhol a Distância da UFPel retificou o Edital 03-2019 para o processo seletivo de provimento de bolsa de tutoria presencial do polo de Cruz Alta, com correções sobre os procedimentos de inscrição e critérios de avaliação curricular.
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    O curso de Licenciatura em Letras – Espanhol a Distância da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), oferecido pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), está com as inscrições abertas para o processo seletivo de tutor presencial (Edital 03/2019). A oportunidade da bolsa UAB é para o polo de apoio presencial de Cruz Alta. As inscrições serão recebidas no período de 5 de junho a 5 de julho, mediante envio da ficha de inscrição, disponível no Edital, e demais documentos para o e-mail selecaoespanholead@gmail.com.

    Para participar do processo seletivo, composto por prova de análise curricular, os candidatos deverão possuir graduação em Licenciatura em Letras – Espanhol, pelo menos um ano de experiência no magistério e disponibilidade de 20h semanais para o desenvolvimento das atividades de tutoria.

    Edital CLED 03-2019 – Tutor Presencial (Cruz Alta)

    Edital CLED 03-2019 (retificado)

    Edital CLED 04-2019 (retificação)

  • Curso de Letras a distância divulga resultado final de processo seletivo para professor formador

    Atualização em 31/05/19, às 15h15, para publicação, após o período de recursos, do resultado final do processo seletivo

    A coordenação do curso de Licenciatura em Letras – Espanhol a distância da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) divulga o resultado final do processo seletivo para a vaga de professor formador. O Edital oferece bolsa, pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), a licenciados em Letras, com pelo menos mestrado em Linguística ou Linguística Aplicada e experiência de um ano no magistério superior, conforme os critérios do Ministério da Educação (MEC), via Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os candidatos foram avaliados mediante prova de títulos.

    Edital Letras – Espanhol 02-2019: Resultado Parcial

    Edital Letras – Espanhol 02-2019: Resultado final

     

  • Educação a Distância da UFPel lança Edital para formação da Equipe Multidisciplinar

    Webdesign, audiovisual e produção multimídia: bolsistas atuarão no suporte aos cursos EAD  

    Profissionais de áreas criativas podem participar do processo seletivo da Coordenação do Programa da Universidade Aberta do Brasil (UAB) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A Instituição selecionará quatro bolsistas, professores formadores, para a composição da Equipe Multidisciplinar, nas áreas de Audiovisual (2); Produção Multimídia (1); e Webdesign e Arquitetura da Informação (1). Os bolsistas UAB atuarão no apoio aos cursos e programas de Educação a Distância da UFPel. As inscrições para o processo seletivo serão recebidas até 6 de junho.

    Para as duas vagas na área audiovisual, serão selecionados licenciados, em qualquer área, e bacharéis em Cinema, Jornalismo, Publicidade e Propaganda. Esses profissionais desempenharão atividades, principalmente, no apoio à gravação de videoaulas e à realização de webconferências. A vaga de Produção Multimídia, destinada à elaboração de materiais educacionais digitais, exige formação licenciatura, em qualquer área, ou bacharelado em Computação, Cinema, Design, Publicidade e Propaganda, Jornalismo ou Tecnologia em Sistemas para Internet. Já o processo na área de Arquitetura da Informação e Webdesign seleciona egressos dos cursos de licenciatura ou bacharelado em Artes Visuais, Design (Digital ou Gráfico), Publicidade e Propaganda, Computação, ou em Tecnologia em Sistemas para Internet

    Além de formação específica, outros requisitos, conforme os critérios da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), deverão ser comprovados pelos candidatos: pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado) concluída e experiência de um ano no magistério superior. A bolsa de professor formador UAB, de responsabilidade da Capes, é de R$ 1.100,00 mensais.

    Inscrição e Seleção

    As inscrições deverão ser até realizadas 6 de junho, das 9h às 19h, mediante preenchimento e entrega da ficha de inscrição, disponível no site http://wp.ufpel.edu.br/ead/, juntamente com a cópia simples dos documentos exigidos neste Edital, à Coordenação UAB (Campus Porto – Anglo, Rua Gomes Carneiro, nº 1, Sala 102A, Pelotas – RS). O processo seletivo será realizado em duas fases: prova de títulos, com peso quatro e prova de defesa do memorial descritivo, com peso seis, ambas de caráter classificatório.

    Edital Coordenação UAB 01/2019 – Equipe Multidisciplinar

    Ficha de Inscrição

  • Curso de Letras – Espanhol a distância lança Edital para vaga de professor formador

    Inscrições para a bolsa de Professor Formador na área de Linguística estarão abertas até 26 de maio

    Professores da área de Linguística podem participar do processo seletivo do curso de Letras – Espanhol a Distância da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), oferecido pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), para a bolsa de professor formador. As inscrições serão recebidas pelo e-mail selecaoespanholead@gmail.com até 26 de maio. Para concorrer à vaga, além de graduação em Letras, os candidatos deverão comprovar, em atenção aos requisitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), um ano de exercício do magistério superior e conclusão de curso mestrado em Linguística ou Linguística Aplicada.

    O processo seletivo será realizado em etapa única de prova de títulos. Serão pontuadas a formação acadêmica, experiência profissional, produção intelectual e a participação em cursos de curta duração, conforme Edital. Os documentos comprobatórios deverão ser digitalizados, junto com a Ficha de Inscrição, e enviados para o e-mail elecaoespanholead@gmail.com.

    Também são pré-requisitos para a bolsa de professor formador, de 20h semanais de dedicação, a disponibilidade para reuniões presenciais junto à coordenação, na sede do curso de Letras – Espanhol a distância, em Pelotas/RS, e de viagens aos polos de apoio presencial (encontros presenciais). O candidato deverá, também, produzir materiais educacionais digitais (gravação de videoaulas) e participar de webconferências.

    Edital 02/2019 Letras – Espanhol: Professor – Formador

     

  • Curso de Matemática a Distância seleciona professores

    Professores das áreas de Matemática, Física, Pedagogia e Psicologia Educacional interessados em atuar em disciplinas do curso de Licenciatura em Matemática a Distância (CLMD) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), oferecido pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), poderão participar do processo seletivo para o preenchimento de vaga de professor formador e composição de cadastro reserva. As inscrições serão recebidas até terça-feira (21) pelo endereço clmdeditais@gmail.com.

    O Edital prevê provimento de vaga para Ensino de Física e cadastro reserva nas áreas de Ensino de Matemática; Matemática Pura e Aplicada; Psicologia Educacional; e Ensino-Aprendizagem. Além de formação específica, respectivamente, nas áreas de Física, Matemática, Pedagogia e Psicologia, os candidatos deverão comprovar experiência docente de um ano e formação ou vinculação com programa de pós-graduação (mestrado ou doutorado), entre outros requisitos.

    O processo seletivo será realizado mediante análise de currículo, análise de planejamento didático e entrevista. A bolsa de professor formador demanda 20 horas semanais de atuação; disponibilidade para viagens aos polos de apoio presencial e participação em reuniões periódicas em Pelotas, junto à coordenação do curso. Também será função do bolsista a gravação de videoaulas e a participação em webconferências, nos dias/turnos previstos no Edital.

    Procedimentos para Inscrição

    As inscrições serão recebidas exclusivamente pelo endereço clmdeditais@gmail.com até terça-feira (21), às 23h59. O candidato deverá especificar, no assunto do e-mail, a área para qual concorre; e anexar ficha de inscrição (disponível no Edital), currículo Lattes atualizado, cópias dos diplomas de graduação e pós, documentos de identificação, comprovantes do cumprimento dos demais pré-requisitos para a percepção da bolsa (experiência profissional e pós-graduação), plano de trabalho e carta de intenções.

    Edital CLMD 06-2018 – Seleção Professor Formador

  • Curso de Filosofia EAD promove encontro para discutir sobre políticas de formação de professores

    Atividade reuniu tutores e professores do curso de Filosofia EAD em 9 de junho na UFPel

    Para debater sobre os impactos das políticas institucionais para a formação professores e seus reflexos curriculares à Filosofia, professores e tutores, presenciais e a distância, do curso de Licenciatura em Filosofia a distância da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) participaram de encontro no auditório do Centro de Artes, em 9 de junho, durante manhã e tarde. A discussão centrou-se nas transformações nas políticas nacionais de formação de professores, no contexto da reforma das licenciaturas, prevista para vigorar em julho de 2018, da implementação da Base Curricular Comum para a Educação Básica, instituída em dezembro de 2017, e do debate em torno da denominada “Reforma do Ensino Médio”

    A Base Curricular Comum para a Educação Básica trata-se de um conjunto de diretrizes que visa a orientar o currículo escolar, das redes públicas e privadas, de todo o País. Nesse documento, estão indicados os conhecimentos, competências e aprendizagens essenciais para crianças e jovens na Educação Básica. A Base Curricular foi instituída pelo Ministério da Educação (MEC) em dezembro de 2017. Já a reforma das licenciaturas prevê, a partir de julho de 2018, o aumento da carga horária dos cursos de Licenciatura, entre outras diretrizes curriculares. Com esse panorama, o evento objetivou “entender melhor como a Filosofia estará estruturada nesse novo sistema, o espaço que ganha; e espaço que perde; se é isso é bom ou ruim”, explica o professor de Filosofia e um dos organizadores do encontro, Keberson Bresolin.

    Os temas foram debatidos nas palestras “A reforma das Licenciaturas e a política institucional para formação de professores”, proferida pela professora Vanessa Leite; e “A Base Nacional Curricular para o Ensino Médio”, por Rita de Cássia Rodrigues. Além das exposições, o evento contou com informes sobre a Educação a Distância na UFPel e com mesa redonda da coordenação do curso de Filosofia EAD, para levar as discussões às especificidades pedagógicas do curso.

    O Curso de Filosofia

    O curso de Licenciatura em Filosofia a distância da UFPel, criado em janeiro de 2014, é oferecido pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O Programa UAB, instituído pelo Governo Federal em 2006, consiste numa rede integrada por Instituições Públicas de Ensino Superior, com o apoio de estados e municípios para a oferta de cursos, na modalidade a distância, às comunidades com dificuldades de acesso ao Ensino Superior. Atualmente, o curso de Filosofia a distância da UFPel atende 19 polos no interior do Rio Grande do Sul. Possui 34 turmas regulares, tendo mais de 1,1 mil acadêmicos vinculados.