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    Notícias
  • Curso de Matemática a Distância seleciona professores

    Professores das áreas de Matemática, Física, Pedagogia e Psicologia Educacional interessados em atuar em disciplinas do curso de Licenciatura em Matemática a Distância (CLMD) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), oferecido pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), poderão participar do processo seletivo para o preenchimento de vaga de professor formador e composição de cadastro reserva. As inscrições serão recebidas até terça-feira (21) pelo endereço clmdeditais@gmail.com.

    O Edital prevê provimento de vaga para Ensino de Física e cadastro reserva nas áreas de Ensino de Matemática; Matemática Pura e Aplicada; Psicologia Educacional; e Ensino-Aprendizagem. Além de formação específica, respectivamente, nas áreas de Física, Matemática, Pedagogia e Psicologia, os candidatos deverão comprovar experiência docente de um ano e formação ou vinculação com programa de pós-graduação (mestrado ou doutorado), entre outros requisitos.

    O processo seletivo será realizado mediante análise de currículo, análise de planejamento didático e entrevista. A bolsa de professor formador demanda 20 horas semanais de atuação; disponibilidade para viagens aos polos de apoio presencial e participação em reuniões periódicas em Pelotas, junto à coordenação do curso. Também será função do bolsista a gravação de videoaulas e a participação em webconferências, nos dias/turnos previstos no Edital.

    Procedimentos para Inscrição

    As inscrições serão recebidas exclusivamente pelo endereço clmdeditais@gmail.com até terça-feira (21), às 23h59. O candidato deverá especificar, no assunto do e-mail, a área para qual concorre; e anexar ficha de inscrição (disponível no Edital), currículo Lattes atualizado, cópias dos diplomas de graduação e pós, documentos de identificação, comprovantes do cumprimento dos demais pré-requisitos para a percepção da bolsa (experiência profissional e pós-graduação), plano de trabalho e carta de intenções.

    Edital CLMD 06-2018 – Seleção Professor Formador

  • Curso de Filosofia EAD promove encontro para discutir sobre políticas de formação de professores

    Atividade reuniu tutores e professores do curso de Filosofia EAD em 9 de junho na UFPel

    Para debater sobre os impactos das políticas institucionais para a formação professores e seus reflexos curriculares à Filosofia, professores e tutores, presenciais e a distância, do curso de Licenciatura em Filosofia a distância da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) participaram de encontro no auditório do Centro de Artes, em 9 de junho, durante manhã e tarde. A discussão centrou-se nas transformações nas políticas nacionais de formação de professores, no contexto da reforma das licenciaturas, prevista para vigorar em julho de 2018, da implementação da Base Curricular Comum para a Educação Básica, instituída em dezembro de 2017, e do debate em torno da denominada “Reforma do Ensino Médio”

    A Base Curricular Comum para a Educação Básica trata-se de um conjunto de diretrizes que visa a orientar o currículo escolar, das redes públicas e privadas, de todo o País. Nesse documento, estão indicados os conhecimentos, competências e aprendizagens essenciais para crianças e jovens na Educação Básica. A Base Curricular foi instituída pelo Ministério da Educação (MEC) em dezembro de 2017. Já a reforma das licenciaturas prevê, a partir de julho de 2018, o aumento da carga horária dos cursos de Licenciatura, entre outras diretrizes curriculares. Com esse panorama, o evento objetivou “entender melhor como a Filosofia estará estruturada nesse novo sistema, o espaço que ganha; e espaço que perde; se é isso é bom ou ruim”, explica o professor de Filosofia e um dos organizadores do encontro, Keberson Bresolin.

    Os temas foram debatidos nas palestras “A reforma das Licenciaturas e a política institucional para formação de professores”, proferida pela professora Vanessa Leite; e “A Base Nacional Curricular para o Ensino Médio”, por Rita de Cássia Rodrigues. Além das exposições, o evento contou com informes sobre a Educação a Distância na UFPel e com mesa redonda da coordenação do curso de Filosofia EAD, para levar as discussões às especificidades pedagógicas do curso.

    O Curso de Filosofia

    O curso de Licenciatura em Filosofia a distância da UFPel, criado em janeiro de 2014, é oferecido pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O Programa UAB, instituído pelo Governo Federal em 2006, consiste numa rede integrada por Instituições Públicas de Ensino Superior, com o apoio de estados e municípios para a oferta de cursos, na modalidade a distância, às comunidades com dificuldades de acesso ao Ensino Superior. Atualmente, o curso de Filosofia a distância da UFPel atende 19 polos no interior do Rio Grande do Sul. Possui 34 turmas regulares, tendo mais de 1,1 mil acadêmicos vinculados.

  • Letras – Espanhol seleciona para vaga de tutor presencial no polo de Santana do Livramento

    O curso de Licenciatura em Letras – Espanhol a Distância da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), oferecido pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), está com as inscrições abertas para o processo seletivo de tutor presencial (Edital 06/2018). A oportunidade da bolsa UAB é para o polo de apoio presencial de Santana do Livramento. As inscrições serão recebidas no período de 23 a 29 de maio, mediante envio da ficha de inscrição, disponível no Edital, e demais documentos para o e-mail selecaoespanholead@gmail.com.

    Para participar do processo seletivo, composto por prova de análise de currículo e entrevista, os candidatos deverão possuir, entre outros requisitos, graduação em Licenciatura em Letras, conforme especificações em Edital, vínculo público e pelo menos um ano de experiência no magistério da Educação Básica.

    Edital Letras – Espanhol 06-2018 – Tutoria Presencial

  • Divulgado o resultado da seleção de professores formadores do curso de Letras – Espanhol

    A coordenação do curso de Licenciatura em Letras – Espanhol a distância da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) homologou na segunda-feira (21)  o resultado do processo seletivo para as vagas de professores (Edital 04/2018). O Edital oferece bolsas de professores formadores, pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), a licenciados em Letras (Português/Espanhol, Espanhol ou Português) e Pedagogia. Os candidatos que não constam na lista de classificados passam a integrar o cadastro reserva do curso.

     

    Edital Letras – Espanhol 04-2018 – Resultado

  • Letras – Espanhol: homologado o resultado da seleção de novos tutores

    Atualização em 22/05/18, às 10h30

    O resultado do processo seletivo do curso de Licenciatura em Letras – Espanhol a distância da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), para as vagas de tutoria (Edital 05/2018), foi homologado na sexta-feira (18). O Edital oferece vagas de bolsas de tutoria a distância, pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), a licenciados em Letras (Português/Espanhol, Espanhol ou Português) e Pedagogia.

     

    Edital Letras – Espanhol 05-2018 – Resultado (Retificado)

  • Letras – Espanhol divulga cronograma de entrevistas para as bolsas UAB

    A segunda etapa do processo seletivo para novos bolsistas do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), referente às vagas de professores formadores (Edital 04/2018), do curso de Licenciatura em Letras – Espanhol a distância da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), será realizada de 17 a 18 de maio, na sala 118 do Campus Anglo (Rua Gomes Carneiro, nº1).

    A homologação das inscrições e os horários de entrevistas foram divulgados na sexta-feira (11). Já os inscritos para o processo seletivo (Edital 05/2018) para as bolsas de tutoria a distância participarão das entrevistas, nas mesmas condições, de 14 a 16 de maio.

     

    Edital Letras – Espanhol 04/2018 (Horários das entrevistas: professor formador)

    Edital Letras – Espanhol 05-2018 (Horários das entrevistas: tutor a distância)

  • Resultados e homologações dos processos seletivos do curso de Letras – Espanhol são publicados

    A coordenação do curso de Licenciatura em Letras – Espanhol a Distância da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), oferecido pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), divulga o resultado final dos processos seletivos referentes aos Editais 02 e 03/2018, que visam a admissão de tutores presenciais (polo de Restinga Sêca) e a distância. Torna-se pública também a homologação das inscrições do Edital 05/2018: processo seletivo para bolsas de tutoria a distância, com formação em Letras e Pedagogia. A ordem das entrevistas será conhecida na sexta-feira (11).

    Já a homologação das inscrições para o Edital 04/2018, para as bolsas de professores formadores, também será divulgada na sexta-feira (11), junto com o resultado parcial da primeira etapa do processo seletivo (análise curricular).

     

    Editais Letras – Espanhol 02 e 03/2018 – Resultado Final

    Edital Letras – Espanhol 05/2018 – Homologação das inscrições

  • Letras – Espanhol a distância oferece 50 vagas para novos professores e tutores

    Editais do curso de Licenciatura em Letras – Espanhol a Distância da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) oportunizam vagas de novos bolsistas do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e formação de cadastro reserva. São 40 bolsas de tutoria a distância: 39 para licenciados em Letras (Português/Espanhol, Espanhol ou Português) e uma para Licenciado em Pedagogia. Para as bolsas de professor formador, há nove vagas para Licenciados em Letras, nas mesmas habilitações, e uma para Licenciado em Pedagogia. As inscrições serão realizadas de 25 de abril a 02 de maio, mediante envio da ficha de inscrição, disponível em Edital, e demais documentos para o e-mail selecaoespanholead@gmail.com.

    Letras – Espanhol – Edital 04-2018 – Professores formadores

    Letras – Espanhol – Edital 05-2018 – Tutores a Distância (Retificado em 27.04.18)

  • Letras – Espanhol homologa as inscrições para os editais de tutoria

    O curso de Licenciatura em Letras – Espanhol a Distância da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), oferecido pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), divulga a lista de inscrições homologadas para os Editais 02 e 03/2018. Os processos seletivos visam à admissão de licenciados em letras para atuação como tutores presenciais e a distância.

    Letras – Espanhol: Homologação das Inscrições (Editais 02 e 03-2018)

     

  • Curso Letras – Espanhol a distância seleciona tutores

    Atualização em 16/04/2018, às 12h

    O curso de Licenciatura em Letras – Espanhol a Distância da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está com dois editais com inscrições abertas, até 20 de abril de 2018, para as bolsas de tutoria do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). São duas vagas de tutoria a distância, com atuação no Campus Porto – Anglo; e uma presencial, para o polo de apoio presencial de Restinga Sêca. Em ambos os casos, haverá formação de cadastro reserva.

    Para a participação no processo seletivo, composto por prova de análise de currículo e entrevista, os candidatos deverão possuir, entre outros requisitos, graduação em Licenciatura em Letras, conforme especificações em Edital, vínculo público e pelo menos um ano de experiência no magistério do Ensino Básico ou Superior. As inscrições serão realizadas mediante preenchimento da ficha de inscrição (disponível nos anexos dos Editais) e envio desta e dos demais documentos listados, por e-mail, para o endereço selecaoespanholead@gmail.com.

     

    Edital Letras – Espanhol 02/2018 – Tutoria Presencial (Retificado)

    Edital Letras – Espanhol 03/2018 – Tutoria a Distância (Retificado)