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  • UAB/UFPel conta com espaço para gravação de videoaulas

    A Coordenação do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) oferece desde março espaço para a gravação de videoaulas. O estúdio, disponível para toda a comunidade acadêmica, está localizado junto à Coordenação UAB/UFPel, no terceiro andar do prédio da Cotada (Centro de Engenharias). Para a utilização do espaço, os pedidos devem ser pré-agendados com a secretaria da UAB (uab.ufpel.secretaria@gmail.com) ou diretamente com a Equipe Multidisciplinar (eadmultidisciplinar@ufpel.edu.br).

    Conforme o coordenador institucional da UAB/UFPel, Keberson Bresolin, a demanda de estúdio de qualidade era uma das prioridades para os cursos EAD. “O estúdio permitirá avançar na ideia de profissionalização da produção de audiovisual, qualificando os recursos didáticos disponíveis para os nossos cursos”, explica. Com a entrada de 1470 novos acadêmicos no processo seletivo 2017/1, o espaço atenderá às novas demandas da EAD da Instituição.

    O estúdio poderá também ser utilizado para apoio aos cursos presenciais de graduação e pós. O projeto do estúdio, iniciado em 2016 e concluído em 2017, é o resultado da atuação da coordenação UAB, com o auxílio operacional da Equipe Multidisciplinar.

  • Provas do vestibular UAB/UFPel serão realizadas em 5 de março

    A lista dos candidatos homologados no processo vestibular da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), para ingresso nos cursos de Licenciatura do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), está disponível no site da Coordenação de Processos de Seleção e Ingresso da UFPel. Na relação nominal, há especificação do curso, polo e o local de aplicação das provas. O processo seletivo será realizado nos polos de apoio presencial em 5 de março, às 13h.

    À exceção de cinco polos, os candidatos realizarão as provas nos municípios onde concorrem às vagas. Os inscritos para os polos de Balneário Pimbal prestarão a prova em Imbé. Os dos polos de Esteio, Sapiranga e Sapucaia do Sul, em Novo Hamburgo; e os de Panambi, em Cruz Alta. As provas, de Língua Portuguesa, Matemática, Informática e redação, terão duração de 3 horas (ver edital).

    A especificação sobre o conteúdo das provas está disponível para download no site da Cpsi/Ufpel. O processo será composto por uma prova objetiva de múltipla escolha, em caráter classificatório, de 30 pontos (12 questões de Língua Portuguesa, 12 de Matemática e seis de Informática); e uma prova de redação em Língua Portuguesa, de 20 pontos. Os vestibulandos deverão chegar ao local de prova com 30 minutos de antecedência.

  • Mais de 2,3 mil candidatos concorrem às vagas da UAB/UFPel

    A procura pelos cursos de Licenciatura a Distância da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) para ingresso no primeiro semestre de 2017 superou em aproximadamente 61% o número ofertado de vagas. Mais de 2,3 mil candidatos estão inscritos para realizar o processo vestibular, que oportunizará o ingresso no Ensino Superior a 1430 estudantes, em 22 municípios, distribuídos em três cursos de Licenciatura a Distância da UFPel pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

    Para o coordenador institucional da UAB/UFPel, Keberson Bresolin, a demanda pelos cursos EAD da UFPel é o resultado do reconhecimento da comunidade sobre a importância da Educação Pública. “Os municípios aderiram à causa. Compreendem que é a possibilidade de um curso de qualidade e público sendo oferecido em seus polos”, avalia.

    O vestibular será aplicado em 5 de março, com provas de Língua Portuguesa, Matemática, Informática e redação. O curso de Licenciatura em Espanhol, com 300 novas vagas, selecionará novos estudantes, 50 em cada, nos polos de Santana do Livramento, Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Herval, Panambi e Rosário do Sul. A maior procura pelo curso de Licenciatura em Espanhol é nos municípios de Rosário do Sul (146), Santana do Livramento (122) e Herval (114).

    Já Licenciatura em Filosofia, com 1070 vagas, em 18 polos, registra o maior índice de candidatos em Novo Hamburgo (230), Esteio (208) e Sapucaia (143). Ao todo, mais de 1,6 mil pessoas concorrem às vagas do curso de Filosofia (60 vagas em cada, à exceção de Jaguarão, com 50). Ofertada no município de Santana do Livramento, a Licenciatura a Distância em Matemática da UFPel conta com uma procura de 129 candidatos para as 60 oportunidades disponibilizadas.

  • UFPel lança edital para ingresso nos cursos de Licenciatura a Distância

    O ingresso no primeiro semestre de 2017 para os cursos de Filosofia, Matemática e Letras – Espanhol da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UFPel), será por processo seletivo simplificado – vestibular. A Instituição oferece 1430 vagas, distribuídas em 22 municípios no Rio Grande do Sul. As inscrições serão recebidas de 19 de janeiro a 6 de fevereiro, exclusivamente via Internet, pelo site da Coordenação de Processos de Seleção e Ingresso da UFPel.

    O vestibular será aplicado em 5 de março. Será composto por prova redação e objetivas de Língua Portuguesa, Matemática e Informática. Para participar do processo seletivo, a taxa de inscrição é de R$ 30,00 – o pagamento é exclusivo pelo Banco do Brasil. As atividades do semestre iniciarão junto com o calendário acadêmico da UFPel, em 24 de abril. As informações estão disponíveis no edital, no endereço http://concursos.ufpel.edu.br/wp/

    >>Educação a Distância da UFPel oferecerá novas vagas em 22 municípios

    Conforme o coordenador institucional da UAB/UFPel, Keberson Bresolin, a Universidade optou pela modalidade vestibular para proporcionar o ingresso de um perfil mais abrangente de acadêmicos, com a expectativa de proporcionar uma adesão expressiva da comunidade. “Garante mais democratização do acesso aos cursos”, explica. Antes, o ingresso era balizado pelas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

    Como uma das prioridades para 2017, os cursos de Licenciatura em EAD da UFPel serão incentivados, além dos encontros presenciais, à realização de eventos nos polos. A proposta é ampliar a circulação e a produção de saberes nos municípios, na forma de semanas acadêmicas, palestras e minicursos.

  • Educação a Distância da UFPel oferecerá novas vagas em 22 municípios

    Processo Seletivo UAB/UFPel 2017/1Novas turmas dos cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na modalidade a Distância, serão ofertadas, no primeiro semestre letivo de 2017, em 22 municípios no Rio Grande do Sul. As novas vagas, anunciadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em 1º de dezembro, serão distribuídas, a critério das coordenações dos cursos, em três Licenciaturas a distância da UFPel: Letras – Espanhol (300 vagas, divididas em cinco polos); Filosofia (1.070 vagas, em 18 polos) e Matemática (60 vagas, em um polo). Atualmente, a EAD da UFPel possui mais de 1,3 mil estudantes matriculados, em cinco cursos de Licenciatura.

    >>Novas vagas são anunciadas para os cursos EAD da UFPel

    Conforme o coordenador institucional da UAB/UFPel, Keberson Bresolin, está em estudo a viabilidade, junto à Coordenação de Processos de Seleção e Ingresso (Cpsi), de realização de processo vestibular para ingresso nos três cursos a distância. A proposta é iniciar as atividades do semestre junto com o calendário acadêmico da UFPel, que será reformulado após a suspensão do movimento de greve de docentes, técnico-administrativos e discentes da Instituição. Em 2016/2, a seleção para o cursos EAD da UFPel utilizou as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015, 2014 ou 2013.

    >>UFPel suspende Calendário Acadêmico 

    Vagas e polos

    Os polos com novas vagas do curso de Licenciatura em Filosofia serão Agudo, Arroio dos Ratos, Balneário Pinhal, Cachoeira do Sul, Esteio, Hulha Negra, Imbé, Jaguarão, Novo Hamburgo, Santana do Livramento, Santa Vitória do Palmar, Santo Antônio da Patrulha, São Francisco de Paula, São José do Norte, São Lourenço do Sul, São Sepé, Sapiranga e Sapucaia do Sul. À exceção de Jaguarão, com 50 vagas, os demais polos poderão ter turmas de até 60 novos estudantes. O total será de 1.070 oportunidades de ingresso.

    O curso de Letras – Espanhol contará com 300 novas vagas, distribuídas, 50 em cada, nos polos de Santana do Livramento, Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Herval, Panambi e Rosário do Sul. Já os interessados no curso de Licenciatura em Matemática poderão concorrer a 60 vagas no polo de Santana do Livramento.

     


    Texto: Jandré Batista – Equipe Multidisciplinar UAB/UFPel
    Arte: José Oxlei – Equipe Multidisciplinar UAB/UFPel
    eadmultidisciplinar@ufpel.edu.br

  • Pedagogia a Distância discute sobre formação de professores

    Fórum de Discussões em Hulha Negra

    A trajetória de formação de educadores da Licenciatura em Pedagogia a Distância (CLPD) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está em debate, na forma de projeto de extensão, nas comunidades atendidas pelo curso. O CLPD propõe espaços de interação com a rede pública de ensino; promove curricularmente a aproximação, a aprendizagem e a intervenção dos estudantes nas escolas desde os primeiros semestres de curso. Com o objetivo de refletir e socializar a proposta pedagógica, o projeto de extensão “As Trajetórias de Formação Docente na Pedagogia a Distância” realiza o 4º Fórum de Discussões, na terça-feira (06), manhã e tarde, no polo de apoio presencial de Cachoeira do Sul.

    A coordenadora do CLPD, Lilian Lorenzato, explica que, com o encerramento da turma do quinto ingresso pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), percebeu-se a necessidade de promover a reflexão com a comunidade sobre o itinerário formativo do curso e compartilhar experiências. O projeto de extensão, iniciado em agosto de 2016, já promoveu edições do Fórum em Novo Hamburgo (21 e 22/10), Arroio dos Ratos (12/11) e Hulha Negra (26/11). O Fórum de Discussões é integrado por professores do CLPD; estudantes; egressos; equipes das escolas parceiras e dos polos de apoio presencial; e os bolsistas do Programa de Educação Tutorial – Grupo de Ação e Pesquisa em Educação Popular (PET-Gape).

    >>Projetos de EAD integram a Semana do Folclore da UFPel

    A proposta formativa do CLPD, compartilhada também com o curso de Licenciatura em Educação do Campo a Distância da UFPel, oportuniza, como base curricular, a participação constante dos estudantes nas escolas. Normalmente, os cursos de Licenciatura limitam-se a períodos curtos de intervenção comunitária, na forma de estágios. A aposta do CLPD é de que o contato durante os quatro anos de formação é mais significativo às Instituições e aos acadêmicos. “Os estudantes começam a fazer parte da escola. Conseguem entender os processos e possuem mais condições de levar elementos para a sua formação. É o diálogo permanente entre reflexão e ação”, defende.

    >>Curso de Licenciatura em Educação do Campo compartilha experiências em EAD

    Em funcionamento desde 2008, o CLPD já foi ofertado Sistema UAB em 25 municípios, no Rio Grande do Sul e Paraná. É responsável pela formação 756 educadores. Atualmente em cinco municípios, a expectativa é de que mais 111 acadêmicos concluam a Licenciatura em 2016.

     


    Texto: Jandré Batista – Equipe Multidisciplinar UAB/UFPel
    Foto: Camila Schierholt – PET/Gape
    eadmultidisciplinar@ufpel.edu.br

  • Novas vagas são anunciadas para os cursos EAD da UFPel

    Visita técnica da Capes à UFPel

    Os cursos de Educação a Distância da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), vinculados ao sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), receberam, de 30 de novembro a 1º de dezembro, visita de rotina da equipe técnica da Diretoria de Educação a Distância (DED), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pela gestão do programa no País. Após reunião com a administração central da UFPel, na tarde de quinta-feira (1º), foram anunciadas pela DED/Capes até 2570 novas vagas para a Educação a Distância da UFPel, com ingresso previsto para o primeiro semestre de 2017.

    O montante de vagas anunciado será dividido entre os cursos de Licenciatura em Letras-Espanhol (até 300 vagas), Filosofia (até 1070) e Matemática (até 1200). Para a confirmação do quantitativo a ser ofertado pela UFPel em 2017/1, será realizado, junto aos Departamentos de Filosofia, Matemática e Letras, estudo das demandas regionais e dos recursos humanos disponíveis para viabilização das atividades. Atualmente, a UFPel possui 1.368 estudantes EAD, matriculados em cinco cursos de Licenciatura (Filosofia, Matemática, Letras, Pedagogia e Educação do Campo), em 19 municípios no Rio Grande do Sul. A UFPel participa do sistema UAB desde a criação do programa, em 2006.

    Participaram da visita técnica, pela Capes, o coordenador geral de programas e cursos, Luiz Lira, o coordenador geral de supervisão e fomento, Henni Coelho, e a coordenadora de articulação acadêmica, Simone Gama. O grupo da Capes realizou reuniões com o titular da Coordenação de Programas de Educação a Distância (Cped) da UFPel, Keberson Bresolin, os coordenadores de curso e com a atual e a nova gestão da Universidade. “A Capes realiza visitas de rotinas, para perceber como está funcionando o sistema UAB e identificar as várias realidades do País. Cada região tem a sua peculiaridade de cursos. A intenção é perceber como ocorre o processo de democratização e interiorização do Ensino Superior no Sul do Rio Grande do Sul“, explica Bresolin.

    >>UFPel participa do 9º Fórum Nacional de Coordenadores do sistema UAB

    Normativa para Bolsistas

    Durante a visita técnica, a equipe da DED/Capes reforçou que será publicada brevemente  normativa para esclarecer sobre os novos requisitos para o credenciamento de bolsistas no sistema UAB (professores formadores, conteudistas, tutores e assistentes de ensino, entre outros profissionais), inseridos na Portaria da Capes nº 183/2016, de 24 de outubro de 2016. A principal mudança é alteração nos requisitos para participação do programa: a necessidade de comprovação de experiência no magistério.


    Texto e Foto: Jandré Batista – Equipe Multidisciplinar UAB/UFPel
    eadmultidisciplinar@ufpel.edu.br

  • Laboratório Multilinguagens realiza 1ª Mostra de Trabalhos

    dsc00775Conteúdos escolares podem ser trabalhados de forma contextual à realidade dos estudantes e com aplicações práticas. A proposta é incentivada pelo Laboratório Multilinguagens (LAM) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), projeto que recebe a colaboração dos cursos de Licenciatura a Distância da UFPel, vinculados ao sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Com essa perspectiva, as ações desenvolvidas ao longo do ano pela equipe do LAM, pensadas para promover a significação da aprendizagem, foram compartilhadas na tarde de quarta-feira (23), durante a 1ª Mostra de Trabalhos do LAM, na sala do Laboratório, junto à Coordenação de Programas de Educação a Distância (CPed).

    1MostraLamVídeos, oficinas, website, jogos matemáticos e demais materiais e processos promovidos pelo LAM buscam colaborar para a formação de professores, com difusão de estratégias pedagógicas acessíveis à realidade escolar e significativas para a aprendizagem. Dessa forma, a percepção sobre temas abstratos, como trigonometria e operações matemáticas com denominadores diferentes, é capaz de ser desenvolvida de forma mais relevante à aprendizagem, por meio de oficinas, jogos e problemas matemáticos. “Os estudantes ficam mais motivados para apreender, pois eles podem construir a própria aprendizagem, pelo manuseio de jogos e com conversas com seus pares”, explica a coordenadora do LAM, Rita Ramos.

    Os materiais pedagógicos produzidos são elaborados com recursos que estão à disposição da comunidade escolar. Com sucata, podem ser construídos produtos pedagógicos como quebra-cabeças, para o trabalho com de formas geométricas; e roletas, para aprendizagem de multiplicação. “O papel, por exemplo, é um dos maiores recursos que temos na escola e que não sabemos aproveitar”, ensina a professora do curso de Licenciatura em Educação do Campo a Distância Rose Miranda.

    >>Oficinas do Projeto Multilinguagens serão ministradas em cinco municípios

    Instrumentalização para a Docência

    dsc00771O Laboratório Multilinguagens integra o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (Life), programa do Ministério da Educação (MEC), via Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Super (Capes). O objetivo do Life é formar professores, por meio de práticas pedagógicas inovadoras, da interdisciplinaridade e das tecnologias de comunicação e informação. Para 2017, o objetivo do LAM/Life é permanecer com os projetos de instrumentalização para o magistério e transformação da realidade escolar: produzir 40 materiais pedagógicos, vídeos de divulgação; e ofertar oficinas internas e externas à UFPel para professores da Rede Básica de Ensino e estudantes de Licenciatura.

    >>Projetos de EAD integram a Semana do Folclore da UFPel

    Em funcionamento desde 2012, o LAM/Life recebe a colaboração dos cursos de Licenciatura a Distância em Matemática, Educação do Campo, Letras, Pedagogia e das Licenciaturas presenciais em História e Filosofia da UFPel. Projetos como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid),  o Programa de Educação Tutorial – Grupo de Ação e Pesquisa em Educação Popular (PET-Gape)  e Núcleo de Folclore (Nufolk) também são parceiros do Laboratório.

     


    Texto: Jandré Batista – Equipe Multidisciplinar UAB/UFPel
    Fotos: Lidiane Pereira – LAM/Life
    Arte: José Oxlei – Equipe Multidisciplinar UAB/UFPel
    eadmultidisciplinar@ufpel.edu.br

  • Curso de Licenciatura em Educação do Campo compartilha experiências em EAD

    Professora Sheila Rocha (E), da UFRR, e professoras do Clec/UFPel, Rose Miranda e Vânia Thies

    A experiência metodológica do curso de Licenciatura em Educação do Campo (Clec) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), ofertado desde 2009 na modalidade a distância pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), servirá como modelo para a Educação Superior voltada às características das comunidades tradicionais. De 22 a 24 de novembro, o Clec recebe visita técnica da professora da Universidade Federal de Roraima (UFRR) Sheila Rocha. O objetivo da aproximação institucional é coletar informações organizacionais e metodológicas do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFPel, o único no País na modalidade EAD, para reestudar o formato das graduações correlatas oferecidas pela UFRR.

    Demais Instituições que integram o Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo), do Ministério da Educação (MEC), estruturam os cursos em regime de alternância entre o presencial e o período em comunidade. Para a professora da UFRR, o modelo da UFPel é referência metodológica: a modalidade a distância evita uma série de dificuldades aos sujeitos do campo, sem incorrer em perda de qualidade na formação. Com a alternância, para cumprir com as obrigações do curso, os estudantes precisam arcar com despesas de hospedagem, transporte e alimentação; e lidar com o ônus dos dias em que não estão disponíveis para o trabalho em suas comunidades. “A alternância gera um custo bastante alto para os estudantes. A forma que a UFPel trabalha é bastante interessante pra nós. As atividades são muito bem acompanhadas; trabalhadas de uma forma que você não perde a qualidade”, avalia.


    >>Educação do Campo promove Feira de Ciências e Tecnologias


    Novas Perspectivas

    Integrante das políticas públicas voltadas às comunidades tradicionais e à democratização do acesso ao Ensino Superior, a Licenciatura em Educação do Campo da UFPel está em fase de encerramento de suas atividades. Até o final do período letivo de 2016, quando o curso será concluído, a expectativa é de que mais de 520 educadores estajam habilitados para atuarem em escolas do campo, com base em seu lugar de fala e em suas demais características culturais. A proposta é de que a UFPel passe a oferecer cursos de aperfeiçoamento e pós-graduação lato e stricto sensu sobre a temática.

     


    Texto: Jandré Batista – Equipe Multidisciplinar UAB/UFPel
    Foto: Felipe Pizzio – LAM/Life
    eadmultidisciplinar@ufpel.edu.br

  • Oficinas do Projeto Multilinguagens serão ministradas em cinco municípios

    dsc00538Cerca de 150 professores e estudantes de licenciatura participarão das oficinas oferecidas em novembro, em cinco municípios, pelo Laboratório Multilinguagens (LAM) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), um dos projetos vinculados aos cursos de Licenciatura a Distância da UFPel, como parte das políticas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) para a formação de professores. A principal proposta das atividades, ministradas por acadêmicos-bolsistas do LAM sob a supervisão de professores da UFPel, é de que os participantes das oficinas disseminem as práticas pedagógicas, voltadas à significação da aprendizagem, na rede básica de ensino.

    Atividades sobre técnicas de redação, sistema monetário, construção do número, estruturas aditivas e multiplicativas e jogos diversificados são desenvolvidas pela equipe do Laboratório Multilinguagens (LAM) desde maio, duas vezes por semana, em oficinas internas e externas à UFPel; nos polos de apoio presencial e em instituições parceiras. Em novembro, serão realizadas cinco oficinas externas sobre frações e geometria, em Caçapava (09/11), em parceria com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa); Hulha Negra (03/11); Santana do Livramento (10/11); São José do Norte (17/11); e Sobradinho (24/11).

    Conforme a coordenadora do LAM/Life, Rita Ramos, o objetivo do Projeto Oficinas Multilinguagens é contruir coletivamente, com a colaboração de vários professores e estudantes, uma melhor prática pedagógica. “A aprendizagem torna-se mais significativa quando as pessoas conhecem os motivos, os porquês dos problemas dos conceitos trabalhados”, explica.

    A preocupação da equipe de LAM é evitar a aversão à Matemática, percebida na etapas escolares em que os conceitos trabalhados afastam-se da realidade perceptível pelos estudantes. A proposta, assim, é adotar estratégias de significação e contextualização dos conteúdos discutidos em sala de aula. “Muitos estudantes deixam de gostar de Matemática quando os problemas que passam a ser resolvidos não fazem mais sentido para eles”, relata. A soma de frações com denominadores diferentes, exemplifica, é um dos conteúdos que podem ser visualizados, em aplicações práticas, por meio de jogos matemáticos.

    Acompanhamento

    Os interessados em participar das atividades podem acompanhar a programação de oficinas e solicitar a sua inscrição pelo site https://wp.ufpel.edu.br/LVM. As atividades internas, realizadas na sede do LAM, localizada no Campus Porto – Centro de Engenharias, junto à Coordenação de Programas de Educação a Distância (CPed), estão suspensas em decorrência da greve deflagrada em outubro por técnico-administrativos, discentes e docentes da Instituição. Para facilitar o acompanhamento das atividades, em novembro será lançado o novo site do LAM.

    O LAM é um dos subprojetos vinculado ao  Laboratório Virtual Multilinguagens (LVM). É integrante do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (Life), programa governamental que objetiva a promoção de cursos de formação de professores, com ênfase em inovação pedagógica e interdisciplinaridade; elaboração de materiais didáticos; e a utilização de tecnologias de comunicação e informação na Educação.

     

    Texto: Jandré Batista – Equipe Multidisciplinar UAB/UFPel
    Foto: Rita Ramos – UAB/UFPel
    eadmultidisciplinar@ufpel.edu.br