Início do conteúdo
Síntese do Projeto
 QUALIDADE DE VIDA NO CENTRO REGIONAL DE CUIDADOS PALIATIVOS
Projeto CuidATIVA – Integralidade do Cuidado e Qualidade de Vida, inserido no Centro Regional de Cuidados Paliativos, está integrado ao Ambulatório de Cuidados Paliativos da Faculdade de Medicina – FaMed /UFPel. Esta situada em prédio contiguo às futuras instalações do Hospice, com previsão de 16 leitos de internação.
A CuidATIVA, idealizada em 2015 pela equipe de Cuidados Paliativos da UFPel, esta em funcionamento desde 2016, prestando Serviços 100% SUS. Possui como princípio a promoção de Qualidade de Vida para pessoas acometidas por doenças crônicas que ameaçam a vida, incluindo patologias oncológicas, neurodegenerativas, doenças pulmonar, cardíaca, hepatica e renal avançadas, SIDA, entre outras, independente da fase em que se encontra a trajetória das doenças. Cuidados Paliativos devem ser ofertados o mais precocemente possível a fim de prevenir sofrimento dos indivíduos.
Na CuidATIVA são oportunizadas atividades lúdicas, integrativas e complementares que visam aliviar a DOR TOTAL: física, emocional, social e espiritual.
Algumas PIC – praticas integrativas e complementares , são realizadas na CuidATIVA, incluindo arteterapia, plantas medicinais, reiki, meditação e acupuntura. Também atividades de cinema, teatro e musica oportunizam felicidades, ressocialização, resgate de biografias e auto- estima de pacientes e familiares.
Recentemente foi implementado o espaço de REABILITAÇÃO FÍSICA, onde profissionais das áreas de fisioterapia e terapia ocupacional oferecem atividades físicas que melhoram a autonomia e reduzem os efeitos deletérios das doenças sobre a capacidade funcional dos pacientes.
Por estar inserido em ambiente universitário e prestar atendimento de saúde à comunidade regional, as atividades da CuidATIVA extrapolam o ensino, a pesquisa e a extensão, imergindo em um ambiente interdisciplinar, interdisciplinar e também pluriversitário, em função do diálogo permanente e necessário com os saberes populares.